Fone: (48) 3733-6977 | redacaofloripa@jornalinforme.com.br

 

Adriano Ribeiro

Adriano Ribeiro

Adriano Ribeiro é colunista do Informe e traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e Floripa/São José.
Fones: Caçador (49) 8843-4213 - Florianópolis (48) 9922-8133

E-mail: redacaofloripa@jornalinforme.com.br

Twitter: @adrianoinforme

Em referência ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, celebrado no próximo sábado, 21, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença, que é uma infecção sexualmente transmissível, altamente contagiosa e que, quando não tratada, pode evoluir para forma sistêmica e grave. O uso de preservativo em todas as relações sexuais é o método mais eficaz de prevenção, protegendo o indivíduo de outras 11 Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como o HIV e as hepatites B e C.

“Toda a população sexualmente ativa deve fazer testagem para sífilis, especialmente as pessoas que praticaram sexo sem proteção, incluindo sexo oral. O teste dever ser realizado anualmente. "A sífilis é uma doença muito democrática, e não escolhe cor, credo, condição social ou orientação sexual", alerta o médico infectologista Eduardo Campos de Oliveira, técnico da Gerência de ISTs/AIDS e Hepatites Virais da Dive.

Para as gestantes, o cuidado é redobrado, considerando que a infecção pode ser transmitida para o bebê (sífilis congênita) e provocar má formação do feto e aborto. O teste para sífilis deve ser realizado no primeiro trimestre da gestação, ser repetido no terceiro trimestre e no momento da internação para o parto. “E os parceiros sexuais das gestantes também devem ser testados durante o pré-natal”, complementa Eduardo Campos de Oliveira.

O Teste Rápido para sífilis é oferecido pelo SUS e pode ser solicitado por qualquer pessoa diretamente na unidade de saúde. O processo é rápido, seguro e sigiloso. “Os médicos da rede pública e privada também devem incluir os testes treponêmicos (VDRL) nas solicitações de rotina aos seus pacientes. E não apenas os ginecologistas e obstetras, mas os de todas as especialidades, como dermatologistas, oftalmologistas, ortopedistas”, destaca Campos.

Essa indicação foi reforçada pela Recomendação nº 2/2016, do Conselho Federal de Medicina (CFM), enviada a todos os médicos brasileiros para que orientem a realização de exames para sífilis, hepatites B e C e HIV a seus pacientes, com o objetivo de ajudar no diagnóstico em tempo oportuno dessas doenças infectocontagiosas.

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis apresenta, em sua evolução clínica, fases em que há apresentação de lesões de pele ou mucosas, aumento de gânglios (ínguas), queda de pelos, dores articulares, inflamações oculares, entre outras, geralmente no primeiro ano de doença. Se não diagnosticada e tratada, o paciente doente poderá não mais apresentar sintomas por muitos anos ou décadas, mas o seu ressurgimento indicará graves danos ao organismo, em especial lesões cardíacas, neurológicas ou psiquiátricas e ósseas. O tratamento da sífilis é oferecido pelo SUS.

Situação epidemiológica

Santa Catarina está vivendo uma epidemia de sífilis nos últimos anos, assim como o Brasil e diversos países do mundo. O crescimento é expressivo, considerando os registros dos últimos cinco anos (2012-2016) divulgados pela Dive. Os casos de sífilis adquirida aumentaram 320% neste período, passando de 2.012 para 8.427. Entre as gestantes, os novos casos notificados saltaram de 309 para 1.443, o que representa um incremento de 360%.

Em relação aos casos de sífilis congênita, a situação é ainda mais preocupante, pois a infecção pode levar ao abortamento, à morte fetal e a lesões neurológicas, cardíacas, oftálmicas e articulares irreversíveis. A quantidade de novos casos cresceu 450% nos últimos cinco anos. As notificações aumentaram de 100, em 2012, para 559, em 2016.

Plano de enfrentamento

A Dive deu início ao Plano de Redução da Sífilis Congênita de Santa Catarina, com o objetivo de eliminar a transmissão da doença da mãe para o bebê em todo o estado até 2019. O documento está baseado no protocolo do Ministério da Saúde (MS) e requer o envolvimento dos três níveis de governo, por meio da atuação dos gestores e profissionais de saúde. “É fundamental o comprometimento dos gestores e dos profissionais de saúde dos níveis estadual e municipais para garantir a operacionalização do plano nos municípios”, destaca Eduardo Macário, diretor da Dive.

Dentre as metas, estão aumentar a cobertura da testagem para sífilis nas gestantes durante o pré-natal, bem como nos casais que estão planejando engravidar, intensificar a cobertura de tratamento adequado nas gestantes com sífilis durante o pré-natal, incluindo o tratamento dos parceiros sexuais e aumentar a cobertura de tratamento e o seguimento adequado dos recém-nascidos com sífilis congênita.

Para saber mais sobre doença, suas formas de transmissão e de prevenção, onde encontrar o teste rápido de diagnóstico, de forma rápida, gratuita e sigilosa, acesse www.dive.sc.gov.br/sifilis

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

A essência do circo e suas diversas atrações serão resgatadas no espetáculo Mix de Circo, que será apresentado pelo grupo Circus Fever, neste fim de semana no projeto Domingo É Dia de Teatro do Iguatemi Florianópolis. A ação que possibilita o acesso gratuito de crianças ao teatro ocorre todo domingo no cinema do shopping. A próxima sessão será neste dia 22, a partir das 11h30.
O palco se transformará em um verdadeiro picadeiro moderno, onde serão mostradas incríveis acrobacias, muito malabarismo, além de outros truques circenses. Um show animado, interativo e surpreendente para espectadores de todas as idades. Diferentes artistas, entre palhaços, malabaristas e equilibristas prometem fazer a plateia entrar no clima encantador e mágico do circo.

O evento é aberto e não há a necessidade de reservar lugar. O ideal é chegar com antecedência para garantir o ingresso distribuído no local, antes da apresentação começar. O Domingo É Dia de Teatro é voltado para crianças de três a 12 anos, acompanhadas de pais ou responsáveis.

Inclusão
Crianças surdas também podem assistir à peça. Vale lembrar que todas as sessões contam com um intérprete da Língua dos Sinais (Libras). O projeto é viabilizado pela lei municipal de incentivo à cultura, tem o apoio cultural do Iguatemi Florianópolis e a coordenação geral da Marte Inovação Cultural.

SERVIÇO

Evento: Projeto Domingo é Dia de Teatro 2017 | Circus Fever apresenta Mix de Circo

Quando: 22/10/2017, às 11h30

Evento Gratuito

Público-alvo: crianças de três a 12 anos, incluindo crianças surdas.

Local: Cinesystem, Shopping Iguatemi - Av. Madre Benvenuta, 687 - Santa Mônica, Florianópolis – SC.

Apoio Cultural: Iguatemi Florianópolis

Coordenação Geral: Marte Inovação Cultural

Patrocínio:  Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91.

Sobre o Shopping Center Iguatemi Florianópolis

Inaugurado em 2007, o Iguatemi Florianópolis faz parte da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e leva os atributos da marca, como a qualidade, em seu DNA. O mix de lojas completo, com diversas opções de moda, gastronomia, tecnologia, decoração, beleza e serviços, somado à localização privilegiada - no bairro Santa Mônica -, consolidou o empreendimento como o principal polo de compras e entretenimento da capital catarinense Adicionalmente, o Iguatemi Florianópolis está sempre inovando e promove ao longo do ano eventos de lazer e cultura para todos os públicos.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Programa do Comitê para democratização da Informática em Santa Catarina (CDISC),  busca alunos para o projeto “Aprendendo a Programar”. O objetivo da iniciativa é ensinar jovens entre 14 e 20 anos, com renda familiar de até quatro salários mínimos, a linguagem da programação. Os participantes desenvolvem jogos digitais durante as aulas, que são gratuitas e que acontecem no período extraclasse na Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda, no Jardim Atlântico, de segunda a sexta-feira, das 13h30  às 17h30.

Entre os objetivos do projeto é a capacitação de jovens para novas oportunidades de trabalho. Florianópolis é destaque em tecnologia, com cerca de 900 empresas do setor que geram 17,3 mil empregos. “Preparar o jovem para que ele consiga se inserir no mercado de trabalho é o objetivo do Comitê”, afirma Cleusa Kreusch, coordenadora pedagógica do projeto. “O Aprendendo a Programar é nosso projeto de introdução à programação. Então, se o estudante desejar continuar seguindo nessa área, ele poderá participar de outras iniciativas, como o projeto Mão na Massa, que possui duas fases, uma básica e outra avançada.”

Os interessados podem se inscrever no link: http://www.cdisc.org.br/projeto-aprendendo-a-programar. Após as inscrições, os candidatos passam por uma entrevista, onde devem comprovar os requisitos solicitados.

Outros projetos

O Mão na Massa é a continuação do Aprendendo a Programar. Para participar o aluno deve, obrigatoriamente, ter passado pelo primeiro curso. O projeto está com duas turmas em andamento, uma inicial e outra avançada. No programa os alunos aprendem a desenvolver aplicativos para o sistema Android. As aulas ocorrem aos sábados, das 9h às 12h, no Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA). Os professores são da empresa Cheesecake Labs, apoiadores do projeto que já está na segunda edição.

Serviço:

O que: Curso de programação gratuito - Aprendendo a Programar.

Inscrições: http://www.cdisc.org.br/projeto-aprendendo-a-programar

Pré-requisitos: Ter entre 14 e 20 anos, com renda familiar de até quatro salários mínimos, e que estejam cursando, ou já tenham concluído, o ensino médio na rede pública de educação - há exceção para alunos bolsistas em escolas particulares.

Mais informações: O curso ocorre de segunda a sexta feira, das 13h às 17h, na Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda, no Jardim Atlântico.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

 

No próximo domingo, dia 22 de outubro, em apoio ao movimento Outubro Rosa, o Beiramar Shopping promove, em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), um talk show “Conversando sobre Sexualidade no Câncer”. O encontro será mediado pela jornalista Suyanne Quevedo e vai contar com a participação de profissionais da área da saúde: a ginecologista e sexóloga, Dra. Jussimara Steglich, o oncologista, Dr. Luiz Alberto Silveira, a pediatra e que já venceu um câncer de mama, Dra. Margareth Mattos de Sá e a psicóloga, Telma Lenzi.

Após uma breve explanação de cada um dos médicos, o debate será aberto ao público.

“Sabemos que o diagnóstico precoce e a prevenção têm contribuído para a redução no número de mortes por câncer de mama, mas também que este é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres ao redor do mundo. Portanto, promover debates sobre a temática é uma das funções sociais do Beiramar Shopping, por ser uma grande vitrine. Dessa forma, somos um dos apoiadores do movimento Outubro Rosa em Florianópolis”, destaca Carlos Pamplona Jr, gerente de marketing do Beiramar Shopping.

O evento acontece às 18 horas no vão central do shopping. A ação também integra o programa Conexões Sociais, desenvolvido pelo shopping, que tem como objetivo congregar as ações de cunho social e educacionais desenvolvidas pelo Beiramar Shopping.

A fachada do shopping está iluminada com luzes rosas e os banheiros plotados também na tonalidade.

Serviço: Talk Show Conversando sobre Sexualidade no Câncer

Data: 22/10/2017 – domingo

Horário: 18h

Local: Vão Central Beiramar Shopping - Rua Bocaiúva, 2468 - Centro, Florianópolis/SC

Entrada Gratuita

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

 

Não passou de ‘cortina de fumaça’ a promessa da prefeitura de Florianópolis de que iria intensificar a fiscalização no Aeroporto Hercílio Luz. O objetivo seria acabar com os confrontos, inclusive físicos, entre taxistas e motoristas de veículos de turismo ou de veículos por aplicativos. Porém, a fiscalização que deveria iniciar dia 2 de outubro, conforme foi noticiado por este Informe (ver matéria aqui), não durou mais que um dia.

De acordo com a promessa feita pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana os fiscais iriam “trabalhar em três turnos, em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar”. Mas, não é isso que se vê.  O trabalho intenso de fiscalização funcionou só no dia anunciado – 2 de outubro. Depois disso, nem a sala que foi cedida pela administração do Aeroporto para os fiscais está sendo usada.

“Foi só um teatro aquilo que foi anunciado. Só foram naquele dia e não apareceram mais”, denuncia um dirigente da Cooperativa Aerotaxi. Para ser justo, ele informa que os fiscais até chegaram a ser vistos outras vezes no aeroporto, entretanto, aparecem em horários que sequer estão previstos voos.

A bronca dos taxistas se dá em relação a alguns motoristas de carros de turismo, que deveriam respeitar a determinação de apenas trabalhar com agendamentos. “Eles só poderiam trabalhar com pré-contrato. Eles não podem fazer ponto ali, oferecer o serviço no saguão do aeroporto”, explica o dirigente da Cooperativa. Para dissimular esse critério ele reclama que esses motoristas até se oferecem como motoristas do Uber, porém não o são, pois possuem placas vermelhas e não podem atender por aplicativos.

Veículos de Turismo estacionam irregularmente, até na vaga da Fiscalização da PMF

Para denunciar o descaso de motoristas de turismo, integrantes da Cooperativa encaminharam para este INFORME, fotos que mostram veículos de turismo com chapas vermelhas estacionados em local proibido, ocupando três faixas no saguão e até na vaga destinada ao veículo da fiscalização da PMF. “Eles estacionam em local proibido e ainda têm a conveniência das autoridades”, reclama o dirigente da Cooperativa Aerotaxi.

Segundo ele, os taxistas não têm nenhuma reclamação contra os motoristas de Uber, quanto à disputa por clientes no Aeroporto. Em relação a estes, o debate acontece no Legislativo, em busca da regulamentação do serviço. No aeroporto, os ânimos estão acirrados é com aqueles motoristas de turismo, que não respeitam suas regras de trabalho, promovendo usurpação de função.

VEJA FOTOS DE INFRAÇÕES NO SAGUÃO DO AEROPORTO

ESTACIONAMENTO DA FISCALIZAÇÃO DA PMF SENDO USADO POR VEÍCULO DE TURISMO

FILA DUPLA COM DOIS CARROS CHAPA VERMELHA

FILA DUPLA E ESTACIONAMENTO DA PMF SENDO USADO

FILA TRIPLA COM VEÍCULOS CHAPA VERMELHA

VEÍCULO NA VAGA DA PMF E PM INOPERANTE

VAGA FISCALIZAÇÃO DA PMF

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

 

O suplente de vereador e secretário Municipal de Defesa do Consumidor, Celso Sandrini foi eleito em chapa de consenso para presidir a Executiva Municipal do PMDB de Florianópolis, em convenção municipal realizada na manhã deste sábado (21). O diretório municipal também foi renovado. Sandrini já ocupava a presidência da sigla, substituindo o ex-presidente, Gean Loureiro, que deixou o cargo para disputar a prefeitura, no ano passado.

Sandrini disse que costurou a chapa única dentro do partido nos últimos meses e entende que é sua última participação na direção da sigla, porém, promete muita motivação. Apesar das desgastantes negociações para evitar a disputa interna, o dirigente entende que o partido sai fortalecido. “O que nos une é muito mais forte”, pondera.

Ele projeta que agora, após a conquista da prefeitura, os olhares do partido em Florianópolis estão voltados para a eleição estadual em 2018. “Nossa participação para a disputa do Governo do Estado é super importante”, disse. Ele também entende que a conquista do Governo do Estado é fundamental para o governo municipal peemedebista.

Sandrini ponderou que o partido está muito bem organizado na Capital, sendo o único município onde tem subdiretórios atuantes, no caso o do Continente e do Sul da Ilha. Ele prometeu nos próximos dias inaugurar o subdiretório do Norte da Ilha e elogiou ainda a Juventude que está muito bem sintonizada com as ações partidárias.

Executiva Municipal

Presidente – Celso Sandrini

1º vice-presidente – Francisco Rzatck

2º vice-presidente – Carlos Guilherme Santos

Secretário geral – Pedro Roberto Abel

Secretário adjunto – Winston Zomkowski

Tesoureiro – Marcelo Panosso

1º vogal – Márcio Alves

2º vogal – Marize Conceição

Suplentes – Jorge Campos, Cintia de Queiroz Loureiro, Cleto de Oliveira e Alexandre Gil

Líder da Bancada – Atual, vereador Tiago Silva

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

  

O sábado será de “pagodinho diferente” no P12, em Jurerê Internacional. Isso porque o Grupo Sorriso Maroto aterrissa no Parador com o show da turnê “De Volta Pro Amanhã”, que faz uma "viagem" pela carreira do grupo, passando pelos seus principais hits e as mais recentes músicas.

Juntos há quase 20 anos, Bruno Cardoso, Cris Oliveira, Sérgio Jr., Vinícius Augusto e Fred Araújo são responsáveis por canções que fazem parte da história de muitos casais por todo o País. Além dos pagodes românticos, o quinteto é especialista em emplacar músicas nas trilhas sonoras das novelas.

Na apresentação deste sábado, 21, no P12, o público pode esperar os sucessos “Sinais”, “Futuro Prometido”, “Dependente”, “Eu Já Te Quis um Dia”, “Guerra Fria”, “Assim Você Mata o Papai”, “Vai e Chora”, “1 metro e 65” e “Indiferença”. Segundo a banda, esses hits não podem faltar de jeito algum nos shows.

Os ingressos para a apresentação estão à venda, a partir de R$ 50, no site e na loja física do Ingresso Rápido.

SERVIÇO

O quê: Sorriso Maroto

Quando: 21 de outubro (sábado), das 14h às 22h

Onde: P12 - Servidão José Cardoso de Oliveira, S/N, lote 03 - Jurerê Internacional - Florianópolis/SC, 88.053-306

Valor: a partir de R$ 50,00 (unissex)

Pontos de Venda:

  • com.br
  • loja Ingresso Rápido (Praça de Alimentação Beiramar Shopping)
  • P12: Servidão José Cardoso de Oliveira, S/N , lote 03 / Jurerê Internacional - 88.053-306 – Florianópolis /SC. Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 10h às 12h e das 14h às 18h. Ponto de venda sem taxa de conveniência.
  • Lojas Carioca Calçados em Florianópolis, no Estreito, no Centro (Felipe Schmidt, Tiradentes, 7 de Setembro e Deodoro) e nos Shoppings Itaguaçu e Iguatemi;
  • Loja Carioca Calçados do Continente Park Shopping e do Kobrasol, em São José;
  • Loja Carioca Calçados no centro da Palhoça;
  • Loja Carioca Calçados no Centro de Itajaí;
  • Loja Carioca Calçados no Centro de Balneário Camboriú

Obs.: nas lojas Carioca Calçados o pagamento é somente em dinheiro)

Camarotes: reservas e informações de camarote pelo telefone (48) 3284-8156 ou pelo e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

A Mega Liquidação de São José promovida pela Prefeitura Municipal é um sucesso consolidado na cidade e acabou inspirando a realização de outra grande iniciativa - a 1ª edição do Liquida Tudo nos Bairros. O evento começou na sexta-feira (20) e segue até domingo (22), no Ginásio Municipal João Martins, no bairro Areias, sempre das 10h às 22h.  

A entrada é gratuita e o público poderá adquirir com descontos os produtos comercializados pelos 30 comerciantes que participam do evento. O primeiro Líquida Tudo nos Bairros surge para desenvolver o comércio da região, e possibilita consumo de itens diversos como roupas, sapatos, acessórios e artesanato com até 70% de desconto. 

A ação tem a participação da Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e conta com o apoio da CDL-SJ no intuito de valorizar os pequenos lojistas da cidade, bem como, fomentar a economia da região. A abertura do evento foi realizada na manhã desta sexta (20) e contou com a presença da prefeita Adeliana Dal Pont, a  diretora da Aemflo/CDL-SC, Cintia Pieri, o presidente da Câmara Municipal, Orvino Coelho de Ávila, o vereador Jair Costa, secretários municipais e servidores.

Para a prefeita Adeliana Dal Pont, o momento de dificuldade financeira vivida pelos brasileiros exige que os gestores incentivem e criem práticas que estimulem cada vez mais o desenvolvimento. “Sabemos o quanto é difícil para o lojista manter a porta do seu comércio aberta, bem como, das dificuldades para consumidor adquirir algum produto. Com o Líquida Tudo nos Bairros, unirmos nossas forças para enfrentar a crise, valorizar o comércio nos bairros e estimular a economia do município”, avalia a prefeita, agradecendo a parceria da CDL-SJ.

Além do fomento ao comércio, Adeliana destaca ainda a questão da mobilidade urbana. "É importante também que as pessoas valorizem o comércio da sua localidade. Deste modo, se evita deslocamentos para os grandes centros, contribuindo para a mobilidade urbana da região", pontua a prefeita.

“Acreditamos na parceria com a Prefeitura e já somos parceiros em muitos projetos, assim, apostamos nesta grade ideia para aproximar os comerciantes da comunidade ainda mais”, comenta a diretora da Aemflo/CDL-SC, Cintia Pieri.  

O sucesso desta edição funcionará como um termômetro para Prefeitura levar o Líquida Tudo nos Bairros para outras regiões da cidade. “Nossa ideia é fazer com que o Líquida Tudo nos Bairros circule por outros bairros de São José para facilitar a mobilidade dos consumidores, motivar o comércio local e aproximar os moradores dos serviços de qualidade produzidos em sua região”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Waldemar Bornhausen.

Descontos e gastronomia

Quem conferiu a abertura da primeira edição do Líquida Tudo nos Bairros em Areias, na manhã desta sexta-feira (20), já teve uma mostra do que será o fim de semana no bairro. Além do comércio, o público encontrará gastronomia de qualidade nos Food Trucks que estão estacionados no entorno do ginásio, e poderá curtir bons momentos ao lado de amigos e familiares.

“Achei a ideia muito bacana, gostei do atendimento, e principalmente dos preços que estão sendo comercializados aqui”, afirma Mônica Falconi, de 36 anos, moradora do bairro Areias que visitava os stands. 

Para a artesã e expositora, Taciana Damiani, as expectativas para a primeira edição são as melhores. “Estou apostando no sucesso do evento, os lojistas estão animados e a divulgação foi muito boa. Quem vier vai poder encontrar muita qualidade e preços muito bons”, comenta Taciana.

“Está é uma tremenda iniciativa da Prefeitura e faz com que as pessoas tenham opções de compras atrativas dentro do seu bairro, sem precisar se locomover para áreas mais centrais”, avalia Ronaldo Sá que expõe assessórios confeccionados por ele e sua mulher, Helena Souza. 

A empolgação tanto do público quanto dos comerciantes é grande e já há quem aposte que a ideia logo vai tomar conta de muitos bairros de São José.“Estou confiante no sucesso desta edição e tenho interesse em participar de todos daqui pra frente”, conclue Magda Pedra, comerciante e expositora do evento. 

Serviço

O quê: Liquida Tudo nos Bairros

Quando: até domingo (22), das 10h às 22h

Onde: Ginásio Municipal João Martins - Rua Francisco Jacinto de Melo, s/n - Areias

Entrada: Gratuita

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove durante todo o mês de outubro a programação do Movimento Outubro Rosa para conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Nesta quinta-feira (19), a prefeita Adeliana Dal Pont e o vice-prefeito Neri Amaral reuniram o colegiado para reforçar a importante mensagem da Campanha do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

Neste ano, a Prefeitura optou em não iluminar a cidade com a cor alusiva da campanha para destinar todo os recursos possíveis para o Mutirão de Exames, que irá realizar cerca de 2 mil mamografias. Até o momento, no Mutirão já foram realizados mais de 2 mil exames, sendo 640 mamografias.

Neste sábado (21), será realizado o Dia D da Campanha do Outubro Rosa e sete unidades básicas de saúde irão oferecer serviços importantes como coleta de preventivo e exame clínico das mamas dentro de um programa que traz diversas atividades até o fim do mês. 

Na unidade do Ceniro Martins, por exemplo, além dos exames, as mulheres poderão participar de uma roda de conversa sobre o câncer de mama e do colo de útero. Já na UBS Procasa as mulheres receberão um dia de princesa e poderão participar de uma série de atividades. Na unidade da Santo Saraiva será realizado um mutirão de coleta de preventivos e solicitações de mamografia. 

No bairro Bela Vista uma caminhada de conscientização está prevista com as Agentes Comunitárias de Saúde – ACS, e nos bairros do Roçado e Sertão do Maruim também estão programados mutirões de preventivo. Na Serraria além da coleta preventiva acontece a vacinação em prevenção ao HPV. 

Confira a programação completa do Dia D neste sábado (21)

Ceniro Martins - (8h-17h) coleta de preventivo, exame clínico das mamas, roda de conversa sobre câncer de mama e do colo do útero, maquiagem para as mulheres participantes, sorteio de brindes e café.

Procasa - (8h-17h) “DIA D” – com dia de princesa, enfatizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Santo Saraiva - (8h-17h) mutirão de coleta de preventivos e solicitação de mamografias  ( conforme protocolo).

Bela Vista - (8h-17h) Mutirão de preventivo, caminhada de conscientização com as ACS.

Roçado - (8h-17h) Mutirão de preventivo

Serraria - (8h-17h) Coleta de preventivo, Roda de conversa sobre câncer de mama e do colo do útero com as médicas  Drª Mariana e Drª Débora (13:30h), vacinação HPV, bingo.

Sertão do Maruim - (8h-17h) Mutirão de preventivo com livre demanda.

O Movimento Outubro Rosa continua até o fim do mês de outubro oferecendo serviços diferenciados ao público feminino. Abaixo segue a programação completa até o fim deste mês:

UBS Fazenda Santo Antônio - intensificação da coleta de preventivo e solicitação de mamografias (conforme protocolo) e das ações de prevenção pelos clínicos durante seus atendimentos.

UBS Barreiros - de 23/10 a 26/10 – Demanda livre para coleta de preventivo e solicitação de mamografia às pacientes de acordo com Protocolo.

UBS Ceniro Martins - 26/10 (14h) – Roda de conversa sobre Menopausa e Climatério - Drª Maria Luiza (ginecologista).

27/10 (15h) – Concurso “Escolha da Miss Outubro Rosa” com premiação.

UBS Potecas - todas as quartas e quintas-feiras coleta de preventivo  - demanda livre. Entrega de folders pelas ACS, sala de espera orientando a importância do exame preventivo e auto exame de mama.

UBS Santo Saraiva - 26/10 – Grupo de gestantes com a temática da importância da realização do exame preventivo no pré-natal e pós-parto.

27/10– Coleta de preventivo em livre demanda

UBS Picadas do Sul - 23/10 - Grupo de gestantes primeira vez (gestantes agendadas previamente), odonto e enfermagem.

24/10 – Preventivo agendado (13h) 11 vagas

25/10 - Preventivo livre demanda (13h) 6 vagas

27/10 - Preventivo livre demanda (10h) 6 vagas

Bolo de confraternização com as mulheres da UBS – Dia do servidor público

Troca –troca (14h) na praça ao lado da UBS.

UBS Morar Bem - 24/10 - Agenda extra de preventivo e exame de mama (manhã)

26/10 - Agenda extra de preventivo e exame de mama (manhã)

30/10 – AMOBEM – Roda de conversa sobre a importância e rotina de exames preventivos (9h), agenda extra de preventivo e exame de mama (manhã)

UBS São Luiz - 23/10 – Terapias alternativas com estagiárias de naturologia

Aumento de horários para agendamento do preventivo -  dias 24 e 31

UBS Sede - 26/10 (14h) Palestra para a comunidade em geral na Câmara de Vereadores de São José. Tema: Câncer x Alimentação.

UBS Roçado - 23/10 - Palestra sala de espera (matutino)

26/10 - Coleta de preventivo livre demanda (vespertino)

27/10 – Palestra sobre controle do Câncer de mama e colo do útero (matutino)

30/10 - Coleta de preventivo livre demanda (vespertino)

UBS Forquilhas - 28/10 Mutirão de preventivo com livre demanda

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Policiais rodoviários federais do Grupo de Motociclismo Regional (GMR) detiveram, na tarde desta sexta-feira (20), na rodovia BR 101, em São José,  um homem que dirigia com carteira nacional de habilitação falsificada.

O condutor, de 37 anos, foi abordado em fiscalização de rotina e entregou a habilitação aos policiais. Ao perceber que os agentes detectariam a falsificação da CNH, ele ligou o carro, um Chevrolet/Camaro, e empreendeu fuga. O condutor saiu da rodovia e adentrou em um bairro da cidade, mas pouco depois foi alcançado e abordado novamente pelos PRFs no centro histórico de São José.

Ele recebeu voz de prisão e encaminhado à Polícia Federal de Florianópolis por uso de documento falso.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O Jornal Informe é uma rede de jornais de circulação em Caçador (sede) e Florianópolis 

Editor: Adriano Ribeiro
Telefone: (48) 3733-6977
Plantão: (48) 9922-8133
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.