Fone: (48) 3733-6977 | redacaofloripa@jornalinforme.com.br

 

Adriano Ribeiro

Adriano Ribeiro

Adriano Ribeiro é colunista do Informe e traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e Floripa/São José.
Fones: Caçador (49) 8843-4213 - Florianópolis (48) 9922-8133

E-mail: redacaofloripa@jornalinforme.com.br

Twitter: @adrianoinforme

No último ano, Santa Catarina registrou a formalização de 96,5 mil novos negócios, sendo que cerca de 70 mil deles são microempreendedores individuais. Essa figura jurídica tem se tornado atrativa para os empreendedores pela facilidade de formalização e pelas taxas tributárias favoráveis. 
 
Em nível estadual, Florianópolis é a cidade com o maior índice de abertura de empresas e isso pode ser atribuído como resultado do Programa Cidade Empreendedora, implantado em parceria com o Sebrae/SC em 2017. No primeiro ano de programa os resultados já se mostravam bastante positivos, já que foram  formalizados 4.284 novos MEIs, 40% do total de abertura de empresas da Capital. Esse número é resultado de ações desenvolvidas pela prefeitura com base no programa, como a implantação do MEI Digital, que facilitou o processo para muitos empreendedores. Por meio da ferramenta, o empresário pode fazer o cadastro, solicitar e receber o alvará digitalmente. Desde então, 15 mil empresas foram formalizadas pela plataforma.
 
Para Piter Santana, Superintendente de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis, os resultados obtidos são excepcionais. “Se for fazer um levantamento histórico, Florianópolis vem fazendo algo muito diferente, as pessoas têm sido atraídas pelo ambiente empreendedor que a cidade oferece. Com a manutenção correta do programa os resultados só tendem a melhorar”, comemora.
 
O conjunto de ações realizados pela prefeitura em parceria com o Sebrae/SC, como ações junto às universidades e o Seminário Juro Zero, contribuíram para o ambiente favorável para o empreendedorismo nos últimos anos. 
 
"Para 2019 também prevemos a abertura do Espaço do Empreendedor, que irá contribuir ainda mais para o empreendedorismo na capital, aproximando o Sebrae/SC e o poder público do empresário e futuro empresário florianopolitano", finaliza Piter.
 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

A comunidade do bairro Picadas do Sul em São José ganhará um novo espaço para a prática de esportes e atividades de lazer com a reforma e revitalização da Praça Vicente Machado localizada ao lado do Ginásio Municipal Picadas do Sul. O início dos trabalhos no local será oficializado pela prefeita Adeliana Dal Pont que vai assinar a ordem de serviço para a obra nesta quarta-feira (12), às 10h.

Para Adeliana, a reforma da praça é mais uma obra viabilizada pela Prefeitura para trazer mais qualidade de vida para os moradores de São José. “A comunidade merece espaços públicos de lazer que estimulem o bom convivo social e promovam a interação entre os moradores, por isso, temos investido tanto na recuperação de parques e praças em toda a cidade com o intuito de promover mais qualidade de vida a todos, deixando a nossa cidade mais bem cuidada e bonita”, destaca a prefeita.

A Praça Vicente Machado ganhará novo mobiliário, paisagismo e nova iluminação pública. Toda a pavimentação do passeio de contorno da praça será reformulada, assim como, o espaço de estacionamento junto ao Ginásio de Esportes visando à melhoria da acessibilidade. A praça terá também nova academia e um parque infantil com playground que ficará localizado aos fundos da Unidade Básica de Saúde de Picadas do Sul. 

 “Os moradores ganharão um equipamento novo com infraestrutura de qualidade. Será um espaço importante que proporcionará à população mais segurança, pelo simples fato de se transformar em um local mais movimentado e consequentemente mais vigiado pelos próprios moradores”, avalia o secretário o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Rodrigo Andrade.

O investimento para realizar a obra é R$ 311 mil e o trabalho será executado pela empresa AMVT Construções LTDA ME, que tem prazo de 125 dias para concluir o trabalho no local.

Serviço

O quê: Assinatura da Ordem de Serviço da Praça Vicente Machado, no bairro Picadas do Sul

Quando: nesta quarta-feira (12) às 10h

Onde: ao lado do Ginásio Municipal de Picadas do Sul, entre as ruas Subtenente Lairton Costa e a Rua Luiz Fagundes

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

A CASAN comunica que mais uma etapa da obra de Balneabilidade da Beira-Mar Norte ocorre na manhã desta quarta-feira, dia 12/12, entre 7h e 12h. Trata-se do içamento e aterramento da última das 15 estruturas de concreto que foram implantadas ao longo da orla pelo Projeto de Balneabilidade.  A operação começa a partir das 7h e será realizada com caminhão-guindaste para que a estrutura seja colocada em seu local definitivo, sob o solo, em ponto localizado próximo à saída do bolsão de estacionamento do Trapiche da Beira-Mar, sentido bairro-ponte. Os trabalhos não afetarão o trânsito no local.

As estruturas de concreto começaram a ser içadas e aterradas em junho. Com pesos que variam de 15 toneladas a 60 toneladas, vão acondicionar as válvulas que evitarão a saída de água poluída com esgoto para o mar e a entrada da água da Baía no sistema de despoluição. As estruturas ficam em área de influência da maré e de funcionamento das galerias de drenagem da água da chuva. A água contaminada nesses locais será bombeada para a URA – Beira-Mar, onde será tratada antes de chegar ao mar.

AGENDE-SE

Quarta-feira, dia 12/12, 7h às 12h: içamento da última estrutura de concreto em ponto localizado próximo à saída do bolsão de estacionamento do Trapiche da Beira-Mar Norte, sentido bairro-ponte.  

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes, participou nesta terça-feira (11), no Centro de Treinamento do Banco do Brasil, em Brasília (DF), de reunião com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Junto com os demais Comandantes Gerais de Polícia Militar de todo o país, o encontro contou também com o primeiro escalão do novo Governo, como o futuro Vice-Presidente, General Antônio Hamilton Martins Mourão, o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República - GSI, General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, o futuro Ministro da Defesa, General Fernando Azevedo e Silva, e o futuro ministro da Secretaria de Governo, General Carlos Alberto dos Santos Cruz.

A reunião, que estava previamente planejada para acontecer num prazo de 30 minutos, acabou durando uma hora e vinte minutos. Durante a conversa foram abordados pelo presidente eleito diversos assuntos como: garantias jurídicas para os policiais, redução da reincidência, audiência de custódia e gravidade do problema da violência. “Foi muito bom o encontro, pois conseguimos passar ao futuro presidente a realidade de cada Estado”, avaliou Araújo Gomes.

Os comandantes gerais, por sua vez, abordaram temas como o a participação das forças estaduais nas políticas públicas de segurança, com base no novo SUSP, modelos de financiamento das políticas de segurança e busca por maior uniformidade operacional e doutrinária entre as polícias militares do país.

O Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG) reúne os comandantes das polícias militares e corpos de bombeiros de todo o País, representando corporações que reúnem mais de meio milhão de operadores de segurança publica.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

A Blitz Se Liga Na Rede desta semana centrou esforços em ruas da região de Areias do Campeche, no Sul da Ilha, onde existe rede de esgoto instalada, mas está inoperante. Em parceria com a Casan, a Prefeitura Municipal de Florianópolis percorreu quatro ruas na manhã desta segunda-feira, dia 10, para fiscalizar os poços de visita. Foram identificadas dez irregularidades, sendo que em três casas, o lançamento de esgoto foi lacrado pela força-tarefa, que foi reforçada por caminhões de sucção.

Foi graças a retirada do material orgânico da rede na Rua Lomba do Sabão que os fiscais puderam identificar que o lançamento dos efluentes estava partindo de uma residência da rua. A tubulação da casa foi interrompida e o proprietário autuado pela Vigilância em Saúde.

O mesmo ocorreu em outros dois imóveis, localizados respectivamente nas ruas Espírito Santo e Marino Ademar Schweitzer.

Em outros três casos, em que os fiscais observaram uma grande quantidade de efluentes acumulados na rede, não foi possível a identificação do responsável. Diferente das outras Blitz Se Liga Na Rede, a ação desta manhã focou apenas em vistoriar a ponta final da rede, sem realização de testes no interior dos imóveis

Na Rua Beco da Chica, foram fiscalizadas quatro caixas de inspeção (tampas circulares e metálicas na calçada). Para estarem adequados, como a região não possui Estação de Tratamento em operação, estes pontos da rede deveriam estar secos, mas em três deles foi detectado pelos fiscais sinais de água da chuva, confirmando lançamento irregular.

Com fiscais da Vigilância em Saúde, Floram, além de equipes técnicas da Casan e do Programa Floripa Se Liga Na Rede, a ação continua nesta terça-feira, entre 8h e 13h.

Balanço

Em nove semanas, a Blitz Se Liga Na Rede fiscalizou imóveis na Av. Beira-Mar Norte, Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Campeche, Joaquina, Ponta das Canas, Canajurê, Cacupé, Bom Abrigo e Campeche. Foram alvos da ação 92 imóveis, incluindo shopping, pousadas, hotéis, restaurantes, condomínios e residências. Somente em 18 situações o local estava adequado segundo normas técnicas e leis sanitária e/ou ambiental no ato da fiscalização. Os demais tiveram processo administrativo aberto na Vigilância Sanitária em Saúde e/ou Floram.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Conhecida por suas grandes e inesquecíveis festas, o P12 - Parador 12 - localizado na praia de Jurerê Internacional de Florianópolis (SC), conta com shows, piscina, lounges com jacuzzil, bares e restaurantes que agitam turistas de todos os cantos, principalmente nas festas de final de ano e de férias de verão. A programação para os próximos meses já está sendo divulgada e os ingressos estão sendo vendidos pela Ingresso Rápido, maior marketplace de tickets e entretenimento ao vivo da América Latina.

Para dezembro, a festa de Pré-Reveillon terá presença dos DJ's internacionais Kolombo e Loulou Players no último domingo do ano, 30 de dezembro, com valores a partir de R$ 100,00. Já quem quer começar 2019 com muito agito, no dia 31, o Reveillon Spettacolo contará com open bar, open food e shows a partir de R$ 500,00.

A grande novidade desta edição é que o Parador 12 vai oferecer um Day Use com espaço para banhos e vestiários para quem quiser passar o dia no local. Além de contar com festas muito animadas, o espaço tem um local especial para aqueles que querem aproveitar com os amigos e a família e curtir o dia, sem precisar pagar outro ingresso para ingressar no local novamente. Isso também vai permitir, pelo primeiro ano, que os visitantes saiam do beach club para ir à praia, ou para ir em casa se arrumar para as festas da noite, e voltar para o P12 sem precisar pagar outro ingresso.

Durante todo o verão, o P12 também receberá grandes atrações como:

Janeiro:

01/01 - Wesley Safadão

02/01 - Baile do Dennis

03/01 - Natiruts

04/01 - Anitta e Gabriel Diniz

05/01 - Vintage Culture

06/01 - Cleber e Cauan

12/01 - Marília Mendonça

13/01 - Baile da Santinha

19/01 - Sorriso Maroto e Thiago Martins

20/01 - Jota Quest

26/01 - Baile do Yuri Martins

Em fevereiro:

02/02 - Vitor Kley e Zeeba

16/02 - Nando Reis

17/02 - Claudia Leitte

23/02 - Feijoada do Cacau

Em março:

01/03 - Municipal da Raça

02/03 - Só Track Boa

03/03 - DJ Snake

04/03 - Bagunça Boa

05/03 - Jorge Ben Jor

Para mais informações e vendas, acesse o site da Ingresso Rápido.

Sobre a Ingresso Rápido

Com 15 anos de atuação, a Ingresso Rápido (IR) é o maior marketplace de tickets e entretenimento ao vivo da América Latina. Líder no setor, a empresa possui 4 escritórios distribuídos pelo País e conta com mais de 200 colaboradores que buscam o melhor em tecnologia, inovação, praticidade, e outros aspectos que permitam a realização de um grande espetáculo. Especializada em venda de ingressos nos canais online e mobile, software integrado na gestão de bilheteria e operação no dia do evento, a IR disponibiliza mensalmente mais de mil eventos nas mais diversas categorias como Shows, Teatro, Exposições, Festas, Dança, Erudito, entre outros.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

A terceira fase da campanha Despiratize, lançada pela CDL de Florianópolis em junho deste ano, começou a circular na Capital desde ontem, segunda-feira (10). Para marcar a última etapa de 2018, a entidade em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), viabilizou a inclusão do ícone/aba “Comércio Ilegal”, no aplicativo ParticipACT.

Desenvolvido pelos pesquisadores da UDESC em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Bologna (UNIBO), da Itália – sob a coordenação do professor Carlos Roberto de Rolt, o aplicativo explora a tecnologia de informação e comunicação para incluir o cidadão na gestão de cidades inteligentes.

De acordo com o presidente da CDL de Florianópolis, Lidomar Bison, o aplicativo é gratuito e permite que as pessoas façam o registro de problemas urbanos relacionados às áreas de transporte e mobilidade, segurança, acessibilidade, meio ambiente e animais, infraestrutura, social e outros. “Com a facilidade do aplicativo é possível fazer registros onde é praticado comércio ilegal, e ainda manter a denúncia anônima. Com isso, o cidadão além de participar de uma construção melhor para a cidade, ajuda a manter a fiscalização da região”, conta o empresário.

Nessa nova etapa, o mote da campanha terá foco na venda de presentes para o Natal, quando a oferta de produtos falsificados tende a crescer substancialmente. O slogan irá reforçar a ideia de que “Pirataria Não é Presente” e as peças publicitárias continuam com o arranjo de cenas engraçadas com a presença do pirata comprando produtos de baixa qualidade para presentear a família.

Ainda segundo Bison, com a proximidade do Natal, os consumidores tendem a ficar atraídos por adquirir os produtos pirateados devido às facilidades e ao baixo custo que os ambulantes ilegais oferecem. “É importante que tenhamos a consciência que ao adquirir produtos irregulares, além de colocarmos a saúde em risco, contribuímos com o crime organizado que gera desemprego a milhares de famílias”, pontua Bison.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Na Câmara Municipal de Florianópolis os vereadores começam, tarde, a se movimentar para forçar a cobrança da Dom Parking, empresa que tem a concessão para exploração dos estacionamentos da Capital, na chamada Zona Azul. De acordo com levantamentos na metade do ano, a empresa já devia em repasses dos valores que deveriam ir para a prefeitura o valor de R$ 9 milhões. O pior, nem dá satisfação e nem recebe da prefeitura uma ação mais enérgica no sentido de cobrança.

O vereador João Luiz da Bega (PSC) tem um requerimento convidando o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, MarceloRoberto da Silva, para que compareça à Câmara explicar como fica esse negócio de a prefeitura não receber sua parte dos estacionamentos e a Guarda Municipal ainda estar praticamente trabalhando para a empresa. O requerimento foi discutido nesta segunda-feira (10) e poderá ser votado nos próximos dias.

O vereador Vanderlei Farias (PDT) questionou além do calote à prefeitura. Citou que a empresa não está recolhendo o FGTS de seus funcionários. Ele também estranha a falta de uma ação mais enérgica da prefeitura. Agora, véspera de temporada, a empresa começa delimitar os estacionamentos nas praias do Norte da Ilha. Ou seja, vai faturar milhões na temporada e, obviamente, não vai repassar a parte da municipalidade.

“Com esse valor até agora poderíamos fazer, entre outras coisas, duas creches no Rio Vermelho e solucionar o problema da fila de espera das crianças”, pondera João Luiz. O vereador Tiago Silva (MDB) ressaltou que a empresa, por certeza, não é deficitária, pois se o fosse, teria pedido a recisão do contrato. “Eles ganharam a licitação e agora simplesmente não pagam a parte da prefeitura. É uma indústria de arrecadação. Isso já é caso de polícia e Ministério Público”, frisou Tiago.

Bruno Souza (PSB) também questionou a delimitação de vagas de estacionamento. Ponderou que gostaria de ver o mapa de vagas, obviamente para ver se todas as vagas que estão sendo cobradas tiveram a permissão da municipalidade. Não dá pra duvidar de nada mais, entende o vereador.

EM TEMPO- Em outubro a prefeitura da Capital disse que iria romper o contrato. Até a presente data, nada foi anunciado. A Dom Parking administra a Zona Azul desde 2013. Um ano depois, ela já havia sido notificada por causa de dívidas.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O Natal deste ano promete ser um dos mais iluminados e emocionantes. Entre as programações espalhadas por toda Santa Catarina, uma em especial promete fazer a alegria das crianças. No dia 17 de dezembro, o bom velhinho estará na sede do Crematório Vaticano, no Itacorubi, para distribuição de presentes e na sequência ele irá passar pelas ruas de Florianópolis com seu trenó iluminado fazendo a distribuição de doces.

A programação começa às 18h30, no Crematorium Vaticano no Itacorubi. Mais de 200 brinquedos serão entregues para crianças de escolas municipais. Por volta das 20h30, a carreata do Papai Noel segue pelos principais pontos do bairro.

“É uma oportunidade de mostrar para estas crianças que existe esperança, que existem pessoas com bom coração, que ajudar o próximo é importante. É incrível poder despertar nestes pequenos corações sentimentos como felicidade, gratidão, esperança de um futuro melhor. Ver sorrisos estampados nos rostos destes pequenos é o melhor presente que podemos receber”, comenta a responsável pela ação social e diretora da Vaticano, Mylena Cooper.

Confira abaixo o roteiro do desfile:

Florianópolis

Saída da capela Vaticano no Itacorubi
Rua Luiz Caldeira
Rodovia João Paulo com breve parada na praça João Paulo
Rodovia Virgílio Várzea até o fim
Rodovia SC 401
Retorno para Rodovia João Paulo com nova parada (opcional) praça João Paulo e retorno capela vaticano.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Interessados em praticar meditação sob a orientação de um instrutor qualificado podem participar gratuitamente do projeto Medita Udesc, na sexta-feira, 14, das 9h30 às 11h30, no campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Não é preciso fazer inscrição prévia.

O projeto é promovido mensalmente pelo Laboratório de Educação para a Sustentabilidade e Inovação Social (Leds), programa de extensão ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. Mas o local da oficina fica no Centro de Artes (Ceart), no mesmo campus. Os participantes devem comparecer à Sala de Dança 2, no Bloco de Artes Cênicas do Ceart.

A oficina de meditação será ministrada pelo professor Cláudio Senna Venzke, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É recomendado que os interessados levem colchonete, tapete de ioga, toalha ou outro acessório para sentar no chão.



A atividade integra o Ciclo de Eventos do Leds. Lançado na Udesc Esag em outubro de 2016, o Leds visa, entre seus objetivos, disseminar metodologias de ensino voltadas à sustentabilidade e fomentar a criação de negócios que busquem resolver problemas socioambientais.

Saiba mais na página do Leds no Facebook

Serviço:
O QUÊ: Oficina Medita Udesc
QUANDO: Sexta-feira, 14 de dezembro, das 9h30 às 11h30.
ONDE: Sala de Dança 2, Bloco de Artes Cênicas do Centro de Artes (Ceart), no campus da Udesc (Avenida Madre Benvenuta, 2007, Bairro Itacorubi, Florianópolis).
QUANTO: Gratuita e sem necessidade de inscrição.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O Jornal Informe é uma rede de jornais de circulação em Caçador (sede) e Florianópolis 

Editor: Adriano Ribeiro
Telefone: (48) 3733-6977
Plantão: (48) 9922-8133
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.