Fone: (48) 3733-6977 | redacaofloripa@jornalinforme.com.br

 

Darilson Barbosa

Darilson Barbosa

Repórter do Jornal Informe

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) iniciaram nesta segunda-feira (30) as aulas do segundo semestre de 2018 nos cinco campi de ensino da UFSC e nos 11 campi de ensino da Udesc em Santa Catarina.

Datas

As atividades acadêmicas das duas principais instituições públicas de ensino superior em Santa Catarina, que iniciaram nesta segunda-feira (30), encerrarão-se oficialmente pelo calendário acadêmico da UFSC e da Udesc no dia 5 de dezembro de 2018.

Ensino

Ubaldo Cesar Balthazar, magnífico reitor da UFSC recepcionou os novos graduandos da UFSC. “”Boas-vindas a todos e todas e um ótimo início de semestre. A nossa proposta de universidade é a de um ambiente em que todos se sintam bem e sejam felizes na UFSC”.

Trote

A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) informa a comunidade acadêmica e sociedade civil que o trote em recepções acadêmicas é proibido em território catarinense por meio da lei nº 15.431/2010 e é eminentemente proibido sua realização nas recepções.

 

A Associação Nipo-Catarinense em conjunto com o Consulado do Japão em Curitiba estão realizando nos dias 28 e 29, no Museu Histórico de Santa Catarina, o IV Festival do Japão Tanabata Matsuri, celebrando os 110 anos do início da Imigração Japonesa no Brasil.

Abertura

Na abertura do festival, a presidente da Associação Nipo-Catarinense, Roxane Shinohara, o cônsul do Japão no Brasil, Hanji Kimura, em Curitiba, o secretário-municipal de Cultura, Márcio Luiz Alves (MDB), a superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira.

Artes

O público presente vai prestigiar artesanatos e artes com Origami, apresentações de artes tradicionais como Ikebana, Bonsai, Sumiê, artes marciais como Aikido, Kenjutsu, Ninjutsu, músicas e danças japonesas como o Taikô (tambores) e Shamisen (instrumento de corda).

Cerimônia

Senji Korosue, vice-presidente da Associação Nipo-Catarinense e Noemia Ogasawara Yuki, representante da Diretoria Cultural realizaram uma leitura sobre a lenda japonesa que inspira a realização do Festival Tanabata, baseando na história de amor entre Orihime e Hikoboshi.

Cultura

Márcio Luiz Alves (MDB), secretário-municipal de Cultura falou sobre a Cultura Japonesa. “A realização do festival engrandece Florianópolis que tem uma bonita ligação com a Cultura Japonesa. Agradecemos a Associação Nipo Catarinense pela realização deste belo festival”.

Diplomacia

Hanji Kimura, cônsul-geral do Japão no Brasil em Curitiba, falou sobre o festival e o legado cultural. “Sou filho de pescadores de uma ilha japonesa e me alegra muito participar do festival realizando ações que promovem a cultura japonesa e renovam a tradição cultural”.

Festival

Roxana Shinohara, presidente da Associação Nipo-Catarinense, falou sobre o Tanabata Matsuri. “As ações e a decoração ornamental do festival foram feitas por pessoas voluntárias durante as oficinas com muito amor e trabalho mostrando o melhor da cultura japonesa”.

Fundação

Roseli Pereira, superintendente da Fundação Franklin Cascaes, também falou sobre Cultura Japonesa. “A realização do festival engrandece a Cultura de Santa Catarina. Desejo muito sucesso e parabenizo a Associação Nipo-Catarinense e o Consulado pela realização”.   

Imigração

O IV Festival do Japão Tanabata Matsuri tem como um os objetivos comemorar os 110 anos do início da imigração Japonesa no Brasil. Santa Catarina tem muitos municípios com comunidades japonesas, como Curitibanos, Florianópolis, Frei Rogério, Lages entre outros.

Taikô

O encerramento do cerimonial de abertura foi realizado com apresentação de canções musicais com tambores japoneses do grupo Shimadaikô e canções cantadas pela artista japonesa Mariko Nakahira que cantou canções tradicionais em japonês e português.

Tanabata

A lenda de Tanabata consiste na história de amor entre duas estrelas, Orihime (Vega) e Hikoboshi (Altair). O Festival Tanabata Matsuri que celebra esta história de amor teve início na Corte Imperial do Japão há cerca de 1.150 anos e lá tornou-se feriado nacional em 1603.



O Conselho de Desenvolvimento do Leste da Ilha realizou na noite desta terça-feira (24) na Associação Amigos da Lagoa, a sua 16ª reunião ordinária debatendo Política Participativa e ações na Tempo  de Verão 2019 nas praias dos bairros que fazem parte da região Leste.

Codeli

Presentes na reunião, o superintendente das Relações Comunitárias, Milton Weber Filho, a vice-presidente do Codeli, Cibelle Skalski, o vice-presidente do Codecon, Dalton Malucelli Junior, além dos intendentes, conselheiros e pessoas que realizam ações ligadas ao Codeli.

Conselho

O conselheiro que representa o Codeli no Conselho da Cidade falou que foi realizado um curso de capacitação no sábado (21) e também a criação de um Grupo de Trabalho para debater algumas demandas essenciais para harmonia do espaço urbano de Florianópolis.

Convite

Angélica Schumann, secretária do Codeli, falou sobre a festa de aniversário da Acif. “A Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) realiza no dia 14 de agosto, no Teatro Pedro Ivo, um evento celebrando 103 anos de fundação no município de Florianópolis”.

Cultura

Karina Miek, representante da Associação Nipo-Catarinese falou sobre ações  culturais. “A Associação Nipo-Catarinense realiza nos dias 28 e 29 de julho, no Museu Histórico de Santa Catarina, o IV Tanabata Matsuri, com shows musicais e ações culturais e gastronômicas”.

Editais

Os conselheiros debateram ações na Temporada de Verão 2019 ressaltando que é necessário ser debatido constantemente os editais que regulamentam a comercialização de produtos e também as regras e a forma como é realizado o comércio de produtos nas praias do Leste.

Informativo

Karina Miek, atuante da Superintendência das Relações Comunitárias falou sobre o Boletim Informativo dos Conselhos. “O Boletim comunica as ações e demandas resolvidas por meio dos ofícios que as entidades associadas aos Conselhos enviam a administração pública”..

Intendência

Os intendentes explicaram que na Barra da Lagoa há uma parceria de limpeza com a Comcap (Autarquia Melhoramentos da Capital). Também falou sobre ações de limpeza e pintura que serão feitas em breve na avenida das Rendeiras em parceria com entidades municipais.

Missão

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias falou que o projeto de lei de Política Participativa foi redigido pela sociedade civil e tem como objetivo o fortalecimento da sociedade por meio de projetos e ações comunitárias que visam o bem estar social de todos.

Praia

Milton weber Filho, superintendente comunitário, falou sobre as Barracas de Praia. “O Ministério Público de Santa Catarina entende que deve ser criada uma comissão que irá fiscalizar as barracas e os produtos comercializados nas prais por meio de edital público”.

Projeto

Milton Weber Filho, falou sobre o projeto de Política Participativa. “O prefeito municipal foi pessoalmente entregar o projeto comunitário de Politica Participativa ao presidente e uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal de Florianópolis no dia 11 de junho”.

Reuniões

Karina Miek, empresária que promove ações dos Conselhos de Desenvolvimento Regionais falou sobre a participação da comunidade nas reuniões mensais. “Queremos contar com a participação da sociedade civil nas reuniões, fortalecendo as ações dos Conselhos”.

Site

Milton Weber Filho, superintendente comunitário, disse que as pessoas da sociedade civil interessadas em conhecer o projeto comunitário de Política Participativa pode acessar o projeto comunitário na integra por meio do site da Câmara Municipal de Vereadores.

Trâmite

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias, falou sobre o trâmite. “Estamos dialogando com os vereadores o projeto de lei de Política Participativa está tramitando e sendo avaliado nas comissões na Câmara de Vereadores de Florianópolis”.

O reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Ubaldo Cesar Balthazar, realizou na tarde desta terça-feira (24), na Sala dos Conselhos da Reitoria da UFSC uma entrevista coletiva a Imprensa e comunidade onde falou sobre as ações da sua gestão entre 2018 a 2022.

Ações

Ubaldo Cesar Balthazar, reitor eleito pela comunidade universitária da UFSC em 11 de abril, falou sobre as ações que serão realizadas e implementadas na sua gestão administrativa e acadêmica frente a Reitoria da UFSC que será integralizada no período de 2018 a 2022

Campus

O reitor da UFSC destacou ações nos cinco campi da UFSC, ressaltandoo que a vice-reitora da UFSC, Alacoque Lorenzini Erdmann, realizou na última sexta-feira (20) a divulgação do resultado oficial do Concurso Vestibular da UFSC 2018/2 no campus de Araranguá.

Comitês

O reitor da UFSC falou sobre o planejamento da sua gestão. “Minha gestão vai realizar um aprimoramento administrativo nas ações realizadas na UFSC buscando a máxima excelência e transparência na condução das atividades institucionais da UFSC nos próximos 4 anos”.

Cultura

Ubaldo Cesar Balthazar, reitor eleito da UFSC quer aprimorar ações culturais.“Nós vamos aprimorar as ações artísticas e culturais na UFSC, estimulando munícipes e graduandos a visitar locais  que são administrados pela UFSC, como as cinco Fortalezas do municipio”.

Iluminação

O reitor da UFSC falou que está sendo realizado no campus de Curitibanos um projeto que vai melhorar a iluminação em todo campus. Nos campi de Araranguá, Blumenau, Florianópolis também estão sendo realizadas ações com o objetivo de aperfeiçoar a iluminação.

Inclusão

Ubaldo Cesar Balthazar falou sobe seu Plano de Gestão da UFSC entre 2018 a 2022. “Nosso objetivo é fortalecer as ações que estimulem a permanência das populações minoritárias, como negros, indígenas e quilombolas que estão cursando alguma graduação na UFSC”.

Moradia

O reitor da UFSC também falou sobre ações na Moradia Estudantil. “Nossa gestão está estudando a possibilidade de construção de novos prédios, aumentando o número de vagas na Moradia Estudantil da UFSC, aprimorando a inclusão social dos acadêmicos na UFSC”.

Reforma

Pedro Manique Barreto, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFSC, disse que a Moradia Estudantil do campus de Florianópolis receberá em breve reformas na sua estrutura arquitetônica e que esta semana foram fornecidos novos eletrodomésticos.a Moradia.

Plano

Ubaldo Cesar Balthazar, reitor eleito pela comunidade acadêmica da UFSC em 11 de abril disse que o falecido reitor da UFSC, professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo conseguiu realizar ¾ do Plano de Ações em 1 ano e 5 meses de gestão frente a Reitoria da UFSC.

Objetivos

O reitor da UFSC falou que quer consolidar a UFSC internacionalmente “Queremos fazer a UFSC uma universidade inclusiva e plural, comprometida com sua missão institucional como instituição de ensino superior que profissionaliza acadêmicos de diversas graduações”.

Ranking

O reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, também falou sobre a divulgação de rankings universitários, onde a UFSC está classificada nas primeiras posições, como no WebMetrics, no ranking  elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela revista Times Higher Education.

Recursos

Ubaldo Cesár Balthazar disse que sua administração frente a Reitoria da UFSC no período de 2018 a 2022 tem como um dos principais objetivos otimizar recursos financeiros para que sejam aplicados em projetos e ações acadêmicas de inclusão social na UFSC.

Restaurante

O reitor  ressaltou que serão realizada a ampliação do RU (Restaurante Universitário) do campus de Florianópolis. A Reitoria utilizará um prédio onde há seis anos atrás funcionava uma ala do RU em Florianópolis e também instalação de restaurantes nos cinco campi.

Saúde

Sobre o HU (Hospital Universitário) da UFSC, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar disse que a prioridade administrativa é manter o HU 100% público, com a intenção de aumentar o número de leitos e também aprimorar ações de saúde pública nos campi da UFSC..

Segurança

O reitor disse que está sendo criado uma Rota Segura no campus de Florianópois, que vai aprimorar a iluminação da UFSC, com maior a acessibilidade de cadeirantes e pessoas deficientes. Além da instalação de câmara de segurança em pontos cruciais dos campi.

Transparência

O reitor da UFSC disse em diversas ocasiões da entrevista que a Transparência é prioridade. “Queremos constituir uma comissão para implementar um Portal da Transparência da UFSC, com clareza nas informações e transparência nas ações”.

O Conselho de Desenvolvimento do Centro realizou na noite desta quarta-feira (18) na sede da Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) no Centro a sua 21ª reunião ordinária debatendo Política Participativa e também Terrenos de Marinha em Florianópolis

Codecen

Na reunião o superintendente das Relações Comunitárias, Milton Weber Filho, a presidente do Codecen, Rose Macedo Coelho, o vice-presidente do Codecon, Dalton Maluceli Junior, o secretário-adjunto de Educação, Luciano Formighieri e  os conselheiros do Codecen

Conselho

A presidente do Codecen, o superintendente das Relações Comunitárias e os conselheiros presentes debateram o modelo de funcionamento, a representatividade e ações dos conselheiros que representam o Codecen no Conselho da Cidade, debatendo as ações.

Convite

Angélica Schumann, secretária do Codecen, fez um convite. “A Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) realizará no dia 14 de agosto, no Teatro Pedro Ivo uma festividade com palestras e ações comemorando os 109 anos de fundação da Acif”.

Cultura

Karina Miek, representante da Associação Nipo-Catarinense falou sobre ações culturais. “A Associação Nipo-Catarinense realizará nos dia 28 e 29 de julho, no Palácio Cruz e Souza o Tanabata Matsuri, com ações comemorando o 110 anos do início da Imigração Japonesa”.

Educação

Luciano Formighieri, secretário-adjunto municipal de Educação falou sobre ações educacionais. “Reduzimos o número de pessoas analfabetas no município de Florianópolis de sete mil para três mil tornando a capital brasileira com o menor índice de analfabetismo”.

Entidade

Rose Coelho, presidente do Codecen realizou a aprovação da Associação Floripa Amanhã, nova entidade filiada ao Codecen, representada pela presidente da entidade, Anita Maria Pires que vai representar a Associação Floripa Amanhã nas reuniões mensais do Codecen.

Expositor

Rodolfo Matte, diretor do SMDU, falou sobre o licenciamento em Terrenos de Marinha no  município de Florianópolis que são regulamentados atualmente por meio do decreto 18.744 e também por meio do Plano Diretor de Florianópolis, que foi aprovado no ano de 2014.

Gestor

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias, falou sobre o Boletim Informativo dos Conselhos de Desenvolvimento Regionais. “O Boletim comunica as ações demandas resolvidas  pelos Conselhos, comunicando as demandas aos gestores públicos”.

Informativo

Karina Miek, atuante da Superintendência das Relações Comunitárias falou sobre o Boletim Informativo que edita. “O Boletim comunica as ações resolvidas pelos cinco conselhos por meio de ofícios e convida as pessoas a participarem das reuniões realizadas mensalmente”.

Processo

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias, também falou sobre a tramitação do projeto de lei. “Precisamos dialogar com os vereadores nas comissões para conquistarmos  a aprovação do projeto de lei de Política Participativa em Florianópolis”.

Projeto

Rose Coelho, presidente do Codecen, falou do projeto de Política Participativa. “O projeto está sendo analisado nas comissões que integram  a Câmara de Vereadores de Florianópolis, após o prefeito entregar o projeto de lei aos vereadores no dia 11 de junho”.

Redação

Milton Weber Filho, superintendente comunitário, falou sobre a redação do projeto de lei comunitário de Política Participativa. “O projeto de lei de Política Participativa foi redigido por meio de pessoas que integram os cinco Conselhos de Desenvolvimento Regionais”

Reunião

Milton Weber Filho, superintendente comunitário falou que um modelo de projeto de lei  comunitário estadual será apresentado aos candidatos a governador do Estado de Santa Catarina num debate que será realizado e intermediado pelos cinco conselhos em agosto.

Serrinha

Rose Coelho, presidente do Codecen, disse que está acompanhando a o projeto urbanístico que irá edificar a Praça da Serrinha, num terreno  que foi doado pela Casan a Comunidade da Serrinha por meio de uma reunião realizada pelo Codecen na comunidade em 2017.

Site

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias, disse que  a sociedade civil pode acompanhar a tramitação do projeto de lei comunitário de Política Participativa de Florianópolis por meio do site institucional da Câmara de Vereadores de Florianópolis.

Uma delegação de esportistas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) está participando da 62ª edição do JUCs (Jogos Universitários Catarinenses). O evento está sendo realizada de 11 a 15 de julho de 2018 no município de Lages, localizado no Planalto Serrano.

Atletas

A  equipe da UFSC conta com 208 atletas competindo em muitas modalidades da 62ª edição do JUCs (Jogos Universitários Catarinenses). A UFSC conta com a maior delegação da competição que reúne 1500 atletas de delegações de universidades públicas e privadas.

Jogos

A UFSC participa em modalidades como Atletismo F/M; Basquetebol F/M; Basquete 3×3 M.; Futebol Campo F/M; Futsal F/M; Games FIFA F/M; Handebol F/M; Natação F/M; Tênis Campo F/M; Tênis Mesa F/M; Voleibol F/M; Voleibol de Praia F/M e F/M Xadrez F/M.

Etapa

O JUCs (Jogos Universitários Catarinense), que está sendo realizado no município de Lages de 11 a 15 de julho de 2018 é a etapa estadual dos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), que será realizado no município paranaense de Maringá, entre os dias 4 a 11 de novembro.

 

O Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha realizou na noite desta segunda-feira (9), no salão da Igreja Nossa Senhora, em Santo Antônio de Lisboa,, sua 71ª ordinária debatendo Política Participativa, Balneabilidade e Saneamento Básico em Florianópolis e ações de Junho.

Codeni

Na reunião o superintendente das Relações Comunitárias, Milton Weber Filho, o presidente do Codeni, Luiz Cesar Costa, o tenente da Polícia Militar, Sinval Junior, o vereador Gabriel Meurer (PSB) o superintendente de Hab Saneamento, Lucas Arruda,  e os conselheiros.

Cultura

Karina Miek, representante da Associação Nipo-Catarinense falou sobre ações culturais. “A Associação Nipo-Catarinense realizará nos dias 28 e 29 de julho no Palácio Cruz e Souza ações culturais  comemorando os 110 anos do início da Imigração Japonesa no Brasil”.

Diretoria

Maçan Guedes, representante da ONG Mais União falou que a entidade elegeu uma nova Diretoria recentemente e que as ações da ONG Mais União seguirão a mesma linha social e comunitária e será mais participativa porque é uma diretoria com mais representantes.

Esgoto

Os conselheiros enfatizaram que muitas ações simples de Balneabilidade e Saneamento podem ser feitas e resolveriam ou amenizaram demandas nestas áreas. Disseram que este é um momento do ano propício para as demandas sanitárias sejam debatidas e resolvidas.

Festa

Maçan Guedes, representante da ONG Mais União falou sobre a Festa Julina na Cachoeira Bom Jesus. “A Festa Julina foi um sucesso. Estamos juntando força e trabalhando no pelo desenvolvimento do nosso bairro, onde queremos fazer uma praça e outras ações sociais”.

Informativo

Karina Miek, atuante da Superintendência das Relações Comunitárias falou sobre o Boletim que edita. “O Boletim comunica as ações sociais e também as demandas resolvidas pelos Conselhos  Regionais por meio dos ofícios encaminhados às entidades administrativas”.

Rede

Lucas Arruda Filho, superintendente de Habitação e Saneamento falou sobre o Se Liga na REde. “Estamos atuando conjuntamente no Programa Se Liga na Rede, com objetivo de conscientizar as pessoas sobre o benefício da correta ligação pluvial-sanitária nos bairros”.

Politica

Luiz Cesar Costa, presidente do Codeni, falou sobre Política Participativa. “O projeto de lei comunitário de Política Participativa tem como objetivo utilizar 5% do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano)  em projetos e ações sociais em cada região por meio de Assembleia”.

Saneamento

Fábio Krieger, representante da Casan, falou sobre as ações e projetos que estão sendo implementados pela Casan nos bairros da região Norte de Florianópolis, explicando que ações de infraestrutura sanitária estão sendo instaladas ou aprimoradas na regiaio Norte.

Segurança

Sinval Junior, coronel do 21º Batalhão de Polícia Militar afirmou que na região Norte, os índices de criminalidade, furto e roubo diminuíram no primeiro semestre. “Tivemos um decréscimo de 37%. Já nos índices de furtos  e roubos houve um decréscimo de 15%”.

Vereadores

Luiz Cesar Costa, presidente do Codeni, disse que este é o momento ideal para dos conselheiros e intendentes ligados aos Conselhos Regionais  dialogarem com os vereadores que representam seus bairros debatendo o projeto de lei e soluções nas demandas locais.

Vizinhos

Sinval Junior, coronel do 21º Batalhão de Polícia, disse que o bairro da Daniela é o bairro do Norte que está com a Rede de Vizinhos mais bem estruturada. “A Rede de Vizinhos é uma iniciativa importante na redução dos crimes e mapeamento das áreas de ocorrências”.

O MASC (Museu de Artes de Santa Catarina) realizará no dia 8 de agosto, no início do próximo semestre, no espaço do Museu de Arte no CIC (Centro Integrado de Cultura) o lançamento da mostra artística Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras.

Artistas

A mostra exibirá gravuras feitas por artistas europeus famosos, como Edouard Manet, Eugène Delacroix, Francisco Goya, Henri de Toulouse-Lautrec e Rembrandt van Rijn, que foram artistas a frente de seu tempo, produzindo novas técnicas e um belíssimo acervo artístico.

Coleção

O acervo de gravuras  que será exibido a partir de 8 de agosto no Museu de Artes de Santa Catarina na mostra artística  Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras, fazem parte do Acervo de Obras de Arte do Itaú-Unibanco que conta com 15 mil itens.

Imagens

Um dos destaques da mostra no MASC é a exibição da coleção de 17 Imagens Impressas feitas pelo renomado artista e caricaturista francês Honoré Victorin Daumier, conhecido no seu tempo como o Michelangelo da caricatura na França, sendo ilustrador de muitos jornais.

Gravuras

A mostra no espaço do Museu de Artes de Santa Catarina exibirá ao todo 150 gravuras e conta a evolução de das técnicas de produção gráfica e tipográfica na Europa, que teve um grande salto quando Gutemberg inventou a sua prensa com tipos móveis no século XVI.

Mostra

A mostra artística Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras ficará em exibição no espaço do Museu de Artes de Santa Catarina no Centro Integrado de Cultura no período de 8 de agosto até 7 de outubro, com exibição ao público do acervo de gravuras.

O Conselho de Desenvolvimento do Continente realizou na noite desta quinta-feira (5), na sede da Acif no Continente a sua 25ª reunião ordinária debatendo Política Participativa, ações Lixo Zero no município de Florianópolis e ações realizadas pelo Codecon no mês de Junho.

Codecon

Presentes na reunião do Codecon o superintendente das Relações Comunitárias, Milton Weber Filho, o vice-presidente do Codecon e coordenador da reunião, Dalton Malucelli Junior, o presidente da Comcap, Carlos Alberto Martins e os intendentes e conselheiros do Codecon.

Conselho

Os conselheiros disseram que no próximo sábado (7) haverá uma oficina com objetivo de dar um embasamento técnico para os conselheiros que representam as entidades sociais no Conselho da Cidade que foi implementado recentemente no município de Florianópolis.

Conseg

Os conselheiros também fizeram um relato sobre ações criminosas e ações como criar uma Rede Solidária de Vizinhos com o objetivo de diminuir a criminalidade, como roubo e furtos na região do Continente, com apoio de síndicos e moradores visando a Segurança na região".

Cultura

Karina Miek representante da Associação Nipo-Catarinense, falou sobre ações culturais. “A Associação Nipo-Catarinense realizará nos dias 28 e 29 de julho no Palácio Cruz e Souza ações culturais comemorando os 110 anos do início da Imigração Japonesa no Brasil”.  

Debate

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias, falou sobre um encontro que os presidentes dos cinco conselhos de Desenvolvimento Regionais realizarão com os candidatos ao Governo de Santa Catarina objetivando realizar um debate de propostas.

Economia

Marius Bagnatti, expositor da noite, também falou sobre Economia Circular. “Muitos materiais que são encaminhados aos aterros e lixões podem ser utilizados em ações de economia circular, diminuindo a retiradas de recursos da natureza por meio de reuso destes materiais”.

Exposição

Marius Bagnatti, expositor da noite, falou sobre Lixo no município de Florianópolis. “Tem muitos produtos que são encaminhados para os aterros com alto valor agregado. Muitas ações Lixo Zero podem ser realizadas com objetivo de reaproveitar os materiais recicláveis”.

Informativo

Karina Miek, atuante da Superintendência das Relações Comunitárias, falou sobre o Boletim Informativo que edita. “O Informativo alcança as pessoas nas Comunidades que não acessam as Redes Sociais e Whatsapp comunicando ações e demandas resolvidas pelos Conselhos”.

Lixo

Dalton Malucelli Junior, vice-presidente do Codecon falou sobre ações com o objetivo de reaproveitar materiais recicláveis descartados por meio do lixo doméstico. “Materiais que são descartados no lixo doméstico podem ser reaproveitados em muitas ações sociais solidárias”.

Ofícios

Dalton Malucelli Junior, vice-presidente do Codecon falou sobre os ofícios encaminhados por meio do Codecon desde a reunião realizada em Junho de 2018, como obras de melhoria na infraestrutura urbana como manutenção de praças e melhorias em calçadas, ruas e avenidas.

Política

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias falou sobre Política Participativa em Florianópolis. “Estamos atuando no projeto de lei comunitário desde 2017 que culminou com a entrega do projeto de lei pelo prefeito à Câmara no mês de Junho”.

Projeto

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias, falou sobre o projeto de Política Participativa no município de Florianópolis. “O projeto de lei estabelece que 5% do IPTU recolhido de cada região será utilizado em ações sociais por meio de Assembleia”.

Reciclável

Carlos Alberto Martins, presidente da Comcap, falou sobre Lixo Reciclável em Florianópolis. “A Comcap realiza a coleta seletiva de materiais recicláveis que são encaminhados para cerca de dez cooperativas. No momento cerca de 6% do lixo recolhido em Florianópolis é reciclável”.

Rede

O conselheiro Hugo Belli explicou que está sendo implementada uma Rede de Vizinhos no bairro Balneário. “É um trabalho coordenado por um grupo de pessoas da Comunidade e pela Polícia Militar com foco na diminuição da criminalidade nos bairros da Região do Continente”.

Reunião

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias falou sobre uma reunião para falar sobre o projeto de lei. “No dia 9 de julho os presidentes dos cinco Conselhos reunir-se-ão com o presidente da Câmara de Florianópolis para debater o projeto de lei comunitário”.

Segurança

Ilson Cardoso, delegado de Polícia Civil falou sobre ações de Segurança no Continente. “Estamos identificando autores de crimes, como pessoas em situação de rua, que cometem delitos por meio de imagens das câmeras de monitoramento e Segurança na região”.

Vereadores

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias falou sobre o tramite do projeto de Política Participativa na Câmara. “O projeto de lei participativa está tramitando na Câmara de Vereadores desde o dia 11 de junho e será analisado pelas comissões da casa”.

Zero

Marius Bagnatti, expositor da noite falou que a filosofia Lixo Zero está baseada em dez conceitos. “O conceito de Lixo Zero ampara-se em conceitos e ações de compostagem, ações de conscientização e economia circular no reaproveitamento dos materiais recicláveis”.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta segunda-feira (19), uma sessão de homenagem aos 110 anos do início da Imigração Japonesa no Brasil, com  sessão de homenagens e certificações, e também apresentações musicais e exibições artísticas.

Cerimônia

Na sessão de homenagem, o deputado proponente da sessão, João Amim (PP), o deputado estadual, César Valduga (PT), o cônsul-geral do Japão no Brasil em Curitiba, Hajime Kamura e a presidente da Associação Nipo-Catarinense, Roxane Shinohara, entre outras lideranças.

Comunidade

A solenidade de homenagem aos 110 anos do início da Imigração Japonesa no Brasil começou com a exibição de um vídeo mostrando municípios catarinenses onde há comunidades japonesas importantes, como Caçador, Curitibanos, Frei Rogério, Lages.

Discurso

João Amin (PP), deputado-estadual falou sobre a contribuição da Imigração Japonesa. “A Imigração Japonesa no Brasil trouxe uma contribuição muito significativa em campos sociais, como a Agricultura, Cultura, Gastronomia, Festejos Populares, Tradição e nas Tecnologias”.

Diplomacia

Hajime Kimura, cônsul-geral do Japão no Brasil falou sobre Diplomacia. “O Japão importa alimentos catarinenses, como maçã e pera. Santa Catarina é o único estado brasileiro que exporta carne suína ao Japão. Queremos estreitar os laços econômicos entres os países”.

Honrarias

A sessão comemorativa realizou uma sessão de homenagens e também entrega de certificados a pessoas de descendência japonesa, como ao agrônomo Takashi Chonan, imigrante japonês de Curitibanos responsável por elaborar o alho nobre de Santa Catarina.

Imigrantes

Elídio Sinzato, presidente da Associação Nissei de Santa Catarina, falou sobre Imigração. “A homenagem aos 110 anos da Imigração Japonesa é significativa porque valoriza a contribuição cultural, laboral e social, entre outras areas da Imigração Japonesa no Brasil”.

Taikô

Após o discurso das autoridades e lideranças e a realização da sessão de homenagens e honrarias, também foi realizada uma apresentação musical de Taikô, que utiliza tambores japoneses na performance musical, apresentando canções musicais ao público presente.

O Jornal Informe é uma rede de jornais de circulação em Caçador (sede) e Florianópolis 

Editor: Adriano Ribeiro
Telefone: (48) 3733-6977
Plantão: (48) 9922-8133
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.