Fone: (48) 3733-6977 | redacaofloripa@jornalinforme.com.br

 

Darilson Barbosa

Darilson Barbosa

Repórter do Jornal Informe

A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) completou neste domingo (20) os seus 53 anos de fundação. A Udesc funciona em 12 centros localizados em 10 municípios no território catarinense. A Udesc é a melhor universidade estadual pública brasileira.

Alunos

A Udesc possui aproximadamente 15 mil alunos que cursam uma das 60 graduações ou um  48 curso de pós-graduação, como mestrado ou doutorado. Também um grupo com 2 mil professores e servidores técnico-administrativos conforme dados divulgados pela Udesc”.

Campi

A Udesc vem aprimorando sua estrutura universitária em Santa Catarina com o lançamento  do curso de Engenharia do Petróleo no campi de Balnéario Camboriu e inauguração de novo prédio no campus de Pinhalzinho feitas no segundo semestre acadêmico de 2017.

Cursos

Os cursos oferecidos são centrados no perfil vocacional das regiões catarinenses em oito grandes áreas do conhecimento como Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas, Humanas, da Saúde, Sociais Aplicadas, da Terra e também Artes, Engenharias, Letras e Linguística.

Mapa

A Udesc lançou recentemente um mapa com dados sobre cursos de graduação, cursos de pós-graduação, grupos de pesquisa e ações e serviços de extensão que são realizados pela Udesc nos seus 12 centros de ensino instalados em 10 campi em Santa Catarina.

Ranking

Um ranking feito pelo MEC (Ministério da Educação) por meio do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) indicou a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) no IGC (Índice Geral de Cursos) como a 4ª melhor universidade estadual brasileira em 2016

Reitor

Marcus Tomasi, magnífico-reitor da Udesc, falou sobre o aniversário de fundação. “A Udesc completa 53 anos como uma instituição de ensino reconhecida internacionalmente. Nosso desafio é fazer a Udesc se aprimorar nos recursos humanos e na estrutura física dos campi”

O Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha realizou na noite desta segunda-feira (14), na Acadepol (Academia de Polícia Civil), a sua 69ª reunião ordinária debatendo Política Participativa em Florianópolis e também ações sociais e de Segurança na região Norte.

Codeni

Na reunião o superintendente das Relações Comunitárias, Milton Weber Filho, o presidente reeleito do Codeni, Luiz César Costa, o vice-presidente do Codecon, Dalton Malucelli Jr, o coronel da Polícia Militar, Sinval Junior e o delegado de Polícia Civil, Wanderley Redondo.

Crimes

Coronel Sinval falou sobre as ações de Segurança na região Norte. “Estamos realizando ações ostensivas e extensivas na região Norte. Reduzimos 50% o número de homicídios, reduzindo a criminalidade. Vamos instalar cinco câmeras de segurança no Rio Vermelho”.

Debate

Wanderley Redondo, delegado de Polícia Civil realizou a Exposição da Noite falando sobre ações que estão sendo realizadas todas as semanas por meio de uma força-tarefa gerando um intenso debate com os conselheiros sobre quais ações mais adequadas no momento.

Dirigentes

Rodrigo Marques, representante da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) falou sobre a força-tarefa que é realizada toda semana com pessoas em situação de rua. “Já realizamos setenta ações sociais em 1 ano e 1 mês com o apoio de 17 entidades como o Ministério Público”.

Estado

Luiz Cesar Costa, presidente falou sobre políticas públicas nas comunidades. “É preciso readequar o espaço urbano nas comunidades empobrecidas. As pessoas de bem merecem vida digna. Pessoas com emprego e renda não são impelidas a realizar crimes e delitos”.

Evento

O presidente do Codeni fez um convite para uma festa comemorativa. “A Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) realizará no dia 29 de maio, no Teatro Pedro Ivo um evento com palestras, apresentações musicais e ações realizadas nos 103 anos da Acif”.

Exposição

Wanderley Redondo, delegado de Polícia Civil falou sobre ações que estão sendo feita com pessoas em situação de rua. “Realizamos duas ações sociais importantes no dia 26 de abril e 10 de maio abordando mais de cem pessoas na área que é conhecida como Faixa de Gaza”.

Facções

Coronel Sinval falou sobre ações junto às comunidades. “Nossa política é agir em conjunto com a administração pública nas ações sociais que estão sendo feitas. Progredimos nas políticas públicas de recuperação de áreas dominadas por facções, diminuindo os crimes”.

Fenômeno

Rodrigo Marques, representante da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas)  falou sobre a movimentação de pessoas em situação de rua. “A população em situação de rua é um fenômeno mundial. São mil pessoas na condição de situação de rua em Florianópolis”.

Festa

Maçan Guedes, representante da Organização Não Governamental Mais União falou sobre ações que serão realizadas pela entidade filiada ao Codeni no mês de maio e início de junho como uma festa junina que será feita no dia 7 de Julho no bairro Cachoeira do Bom Jesus.

Informativo

Karina Miek falou sobre o Boletim Informativo dos cinco Conselhos de Desenvolvimento Regionais que edita. “Distribuímos o Boletim nas reuniões, por email, no Whatsapp e nas redes sociais informando as demandas resolvidas e ações feitas por meio dos Conselhos”.

Início

Luiz Cesar Costa falou que o Codeni (Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha) foi fundado no dia 14 de maio de 2012. O Codeni é o Conselho Regional mais antigo e completou na segunda-feira (14) seis anos com ações de 95 entidades ligadas ao Codeni

Município

O presidente do Codeni, Luiz Cesar Costa, falou sobre o Conselho da Cidade. “O Codeni será representado por duas entidades no Conselho da Cidade. O Lion de Ingleses foi uma das entidades ligadas ao Codeni escolhida. O Codeni definirá em breve a segunda entidade”.

Ofícios

Coronel Sinval Júnior solicitou ao presidente do Codeni a redação de um ofício solicitando a construção de um Batalhão de Polícia Militar no Norte de Florianópolis. Coronel Sinval disse que a estrutura do prédio ficou muito comprometida com as fortes chuvas no início de 2018.

Padrão

Angélica Schumann falou que foi elaborado um formulário padronizando o layout dos ofícios enviados às entidades da administração pública. “Os conselheiros devem enviar o ofício no email do Codeni relatando a demanda para entidade a qual será encaminhados os ofícios”.

Plano

Samuel Kock falou sobre o Plano de Comunicação dos Conselhos. “Realizamos por meio da Superintendência das Relações Comunitárias um Plano de Comunicação e Identidade padronizando a forma de encaminhamento das ações realizadas pelos cinco Conselhos”.

Política

Milton Weber Filho, superintendente comunitário, falou sobre o andamento do projeto de Política Participativa. “Com o encerramento da greve e a normalização dos serviços públicos poderemos realizar uma reunião conjunta entre os cinco presidentes e o prefeito municipal”.

Projeto

Milton Weber Filho, superintendente comunitário, falou sobre o projeto de lei participativo e comunitário redigido pelos Conselhos de Desenvolvimento Regional. “O projeto de lei comunitário escrito pelos cinco Conselhos Regionais é comunitário, apartidário e social.

Recurso

Milton Weber Filho, superintendente comunitário, explicou que o projeto de lei comunitário tem como objetivo investir 5% dos recursos recolhidos por meio do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de cada região na realização de ações e projetos sociais comunitários.

Vereadores

Milton Weber Filho, superintendente comunitário, também falou sobre a próxima etapa do andamento do projeto participativo. “Vamos falar com os vereadores assim que o projeto de lei comunitário dos cinco Conselhos for encaminhado a Câmara Municipal de Florianópolis”.

A Indústria de Santa Catarina cresceu 5,9% no primeiro trimestre de 2018. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e indicam que Santa Catarina realizou a terceira melhor produção industrial, atrás apenas do Amazonas e Pará.

Brasil

Os dados estatísticos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também indicam que a produção industrial brasileira obteve um crescimento de 3,1% neste primeiro trimestre de 2018. As informações foram divulgadas no site institucional do IBGE nesta quarta-feira (9).

Ritmo

A Indústria de Santa Catarina também é destaque em relação ao  acumulado de 12 meses, obtendo no período de março de 2017 a março de 2018 um crescimento de 4,7%. Já a média de crescimento da Indústria Brasileira na comparação dos últimos 12 meses ficou em 2,9%.   

Setores

A pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informa que a Metalurgia cresceu 32,9% neste primeiro trimestre de 2018. Outros setores que registraram bons números foi Produtos de Metal (19,3%), Setor Automobilístico (12%) e Setor Têxtil (11,2%).

Vendas

A Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) divulgou na sexta-feira (4) dados sobre as vendas da Indústria de Santa Catarina descontada a inflação. Os números apontam que as vendas da Indústria Catarinense cresceram 11,32% durante o primeiro trimestre de 2018.

O Instituto Lixo Zero Brasil em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina realizaram nesta quinta-feira (10), no auditório da Reitoria da UFSC o III Fórum Municipal Lixo Zero Florianópolis, debatendo reciclagem e reaproveitamento de produtos recicláveis.

Abertura

Na abertura do III Fórum Municipal o cineasta Charles Cesconetto, a blogueira e ativista ambiental, Nicole Bernd, a oceanógrafa e promotora do Programa Internacional Lets do It, Kely Salvi e o idealizador e promotor do Programa Lixo Zero no Brasil, Rodrigo Sabatini.   

Ações

Kelly Salv, oceanógrafa falou sobre ações. “Realizei diversas ações numa Organização Não Governamental onde aprimorei meu conhecimento em torno de ações Lixo Zero, políticas públicas e iniciativas de reaproveitamento de produtos recicláveis como o Let’s do It”.

Lixeira

Nicole Brendt,  blogueira falou sobre hábitos e costumes. “A nossa lixeira representa muito dos nossos hábitos.  Devemos pensar na filosofia dos ‘cinco R’s’, que é ‘Repense, recuse, reduza, reutilize, recicle e composte.’ A simplicidade nos liberta do consumismo excessivo”.

Mapas

Kely Salvi, oceanógrafa também falou sobre mapeamentos. “É possível observar pontos irregulares com quantidade de lixo por meio do aplicativo Word Clean Up Day. As informações são disponibilizadas para realizar  ações de reciclagem e reaproveitamento”

Natureza

Kely Salvi, oceanógrafa também falou de iniciativas pioneiras. “O Movimento Let’s do it  Brazil em 2012 e aqui o movimento foi nomeado como Limpa Brasil, congregando ações sociais com catadores por meio de campanhas recolhendo cerca  de 2t de recicláveis.

Oceanos

Alunos do curso de Oceanografia da UFSC comentaram que o destino do lixo no planeta é os oceanos. Disseram que existem grandes bolsões de lixo em diversas regiões do planeta. Também falaram sobre o Projeto Oceano Limpo que realiza ações de limpeza desde 2017.

Planeta
Nicole Brendt  falou sobre o equilíbrio no Planeta Terra. “Compartilho desafios diários e ações num blog que escrevo na Internet. Em  que planeta nosso futuro acontecerá? Precisamos nos conscientizar nesta jornada do Lixo Zero, com ações de reciclagem”.

Painéis

O evento também realizará debates  e apresentação de painéis temáticos como os apresentados na manhã desta quinta-feira  falando sobre ações de limpeza nas praias de Florianópolis. Também serão realizados painéis temáticos sobre lixo na parte da tarde.

Política

Djesser Zechner falou de ações em escolas. “Estamos articulando com autoridades políticas e escolas iniciativas que visem levar informações sobre o Movimento Lixo Zero em espaços de ensino para que haja uma maior conscientização sobre a importância da reciclagem”.

Rede

Djesser Zechner falou da Rede Internacional de Cooperação Acadêmica  Lixo Zero. “Reunir o máximo de colaboradores , pesquisando e debatendo o lixo. Atualmente  UFSC, IFSC, UDESC, Instituto Lixo Zero e uma universidade na Nova Zelândia congregam as ações”.

Semana

O Instituto Lixo Zero Brasil em conjunto com a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) realizou a primeira semana universitária Lixo Zero no Brasil em Outubro de 2017, falando sobre ações pioneiras no campo da reciclagem e compostagem feitas no Brasil.

A  Universidade do Estado de Santa Catarina está realizando de 7 a 11 de abril a Semana da Faed 2018, com o tema 55 anos de Luta e Resistência, com ações como aulas-abertas colóquios, minicursos, oficinas, debatendo Comunicação, Educação e Universidade.

Debate

Na noite desta segunda-feira foram realizada a conferência de abertura As mídias e a disputa pública pela construção de Direito e a mesa redonda Tecnologia e as contribuições para a difusão do conhecimento acadêmico debatendo ações e projetos no campo da Comunicação.

Mídias

Na palestra Tecnologia para difusão do conhecimento acadêmico foram debatidas formas de utilizar ferramentas de comunicação como blogs, canais de Comunicação como o Youtube e também as redes sociais divulgando ações e pesquisas que estão sendo feitas na Udesc.

Mostra

Nesta segunda-feira (7) também foi dado início a 1ª Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão Graduação e Pós-Graduação da Faed (Centro de Ciências Humanas e da Educação) mostrando artigos e pesquisas acadêmicas que estão sendo feitas por alunos e docentes.

.Oficina

Uma outra atividade interessante da Semana da Faed 2018 é a realização de oficinas como Mídias e produção de conteúdo digital, Mulheres Negras e a Educação com mobilidade social em Florianópolis, Noções de enquadramento, edição de vídeos e redação de roteiros.

A Polícia Militar de Santa Catarina completou 183 anos de existência neste sábado (5). A cerimônia de comemoração foi realizada nesta sexta-feira (4) no Centro de Treinamento da Polícia Militar, no bairro Trindade, com a presença de autoridades policiais e familiares.

Cerimônia

Na cerimônia o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto Araújo Gomes Júnior, o governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira (MDB) e o secretário-estadual de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior.

Comando

Carlos Alberto Araújo Gomes Júnior, comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina falou sobre as atividade policiais. “Nós garantimos a Segurança da população  por meio de ações extensivas e ostensivas garantindo o bem-estar da sociedade civil catarinense”.

Governo

Eduardo Pinho Moreira (MDB), elogiou a comemoração. “temos orgulho da Polícia Militar, que nestes 183 anos tem mostrado à população catarinense que vivemos em um Estado seguro e que continuará desta forma. Parabéns pela coragem Polícia de Santa Catarina”

Operação

O comandante-geral da Polícia MIlitar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes também iniciou no final da manhã de sexta-feira a operação polícial ‘24/1000’, com o objetivo de mobilizar um efetivo inédito de 1.000 policiais em ação por 24h em toda Florianópolis.

Promoção

Também foi realizada uma cerimônia de promoção de 14 oficiais e 107 praças praças s da Polícia Militar de Santa Catarina. Os tenentes-coronéis Moacir Gomes Ribeiro e Dionei Tonet, galgaram o posto máximo da Polícia Militar de Santa CAtarina, o posto de coronel

O Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina realizou na tarde desta quinta-feira (3) a escolha de Museus, Bibliotecas e Arquivos e Patrimônio Imaterial como as duas novíssimas áreas que irão compor o colegiado do novo Conselho Estadual de Cultura em Julho de 2019

Conselho

Presentes na reunião, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marcondes Marchetti, o secretário-estadual de Cultura,Tufi Michreff Neto, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Ozeas Mafra Filho e o conselheiro coordenador da escolha, Eugênio Lacerda.

Cultura

Tufi Michreff Neto, secretário de Turismo, Cultura e Esporte falou da importância da Cultura. “Esta escolha sacramenta uma nova política cultural catarinense. Avançamos ao realizar o  lançamento do edital de Cinema e estamos engajados em busca de incentivos culturais”.

Diálogo

Eduardo Paredes, cineasta e conselheiro falou sobre o conselho. “O Conselho Estadual de Cultura exerce um papel de interlocução com a sociedade civil e entidades ligadas a Cultura. Precisamos continuar fortalecendo todas as ações e áreas culturais catarinenses”

Editais

Marcondes Marchetti, presidente do Conselho Estadual de Cultura, falou dos editais. “Precisamos estreitar o diálogo e aprimorar as políticas públicas culturais no sentido de tornar os editais existentes mais acessíveis aos atores e projetos culturais existentes”

Escolha

A escolha das duas novas áreas foi realizada por meio de etapas. Num primeiro momento os representantes das 15 áreas selecionadas para escolha de duas fizeram um relato da importância de compor o novo Conselho Estadual de Cultura a partir de Julho de 2019.

Espaço

Eugênio Lacerda, conselheiro-coordenador do processo de escolha falou sobre o conselho. “O Conselho Estadual de Cultura é um espaço de dinâmica social lançado em Santa Catarina em 1961 que batalha e congrega as açoes culturais nos municípios catarinenses”.

Relatos

Os representantes das 15 áreas selecionadas por meio de pesquisa pública na Internet tiveram a oportunidade de apresentar as suas propostas aos conselheiros, destacando a representatividade e importância de compor o Conselho de Cultura de Santa Catarina.

Sessão

Eugênio Lacerda, conselheiro que coordenou o processo de escolha falou sobre o rito. “Esta sessão pública que escolheu as duas novas áreas foi realizada por uma equipe de trabalho que dedicou-se plenamente na escolha destas areas que são muito pertinentes”.

O Conselho de Desenvolvimento do Continente, realizou na noite desta quinta-feira (3), na Associação Catarinense de Engenharia, a sua 23ª reunião ordinária debatendo Política Participativa, ações da Secretaria do Continente e ações e demandas do mês de abril.

Codecon

Na reunião o superintendente de Relações Comunitárias, Milton Weber Filho, o secretário do Continente, Edinho Lemos (PSDB), o  presidente do Codecon, Alexandre Santos, o vice-presidente do Codecon, Dalton Malucelli Junior e também os conselheiros do Codecon.

Conseg

Os conselheiros relataram que a nova diretoria do Conseg (Conselho de Segurança do Continente) foi eleita nesta quarta-feira (2) para o período de 2018 a 2020.  Estiveram nesta reunião entidades de Segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Convite

Angélica Schumann, secretária do Codecon falou sobre o aniversário de 103 anos Acif. “A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis realizará no dia a 29 de maio, no Teatro Pedro Ivo, uma homenagem aos associados, palestras e show com a banda Dazaranha”.

Equipes

Ilson Silva, delegado de Polícia Civil falou das ações de Segurança. “Estamos realizando ações integradas com delegacias civis de algumas regiões de Florianópolis e aprimoramos a escala das equipes aumentando a precisão de investigação e diminuindo a criminalidade".

Informativo

Milton Weber Filho, superintendente comunitário falou sobre o Boletim Informativo dos Conselhos. “Distribuímos o Boletim Informativo nas reuniões dos Conselhos Regionais mostrando ações e demandas resolvidas e convidando todos a participar das reuniões”.

Pintura

Edinho Lemos (PSDB), secretário do Continente falou sobre pintura no Continente. “Essa semana realizamos pintura de vários viadutos, como em Capoeiras, com uma tinta que dificulta muito a pixação. Todos os viadutos do Continente serão pintados com essa tinta”.

Projeto

Milton Weber Filho, superintendente comunitário falou sobre o projeto de lei comunitário. “Os presidentes dos cinco conselhos entregaram no dia 13 de março ao prefeito de Florianópolis o projeto de lei comunitário de Política Participativa que foi escrito pelos cinco Conselhos”.

Política

Milton Weber Filho, superintendente comunitário falou sobre a tramitação. “Precisamos dialogar de perto o projeto de lei comunitário de Florianópolis elaborado pelos conselhos assim que o projeto for entregue aos vereadores da Câmara Municipal de Florianópolis”

Reuniões

O presidente do Codecon sugeriu aos conselheiros que a reunião do Codecon seja feita na primeira quarta-feira do mês, ao invés da primeira quinta-feira de cada mês. Os conselheiros enfatizaram que é necessário dialogar a troca de dia por meio do grupo no Whatsapp.

Segurança

Tiago Strioto, representante da Polícia Militar falou sobre Segurança. “Implantamos três barreiras itinerantes em turnos diferenciados. Reativamos a Base do Estreito e atuamos para diminuir  a mancha criminal no Continente com ações e viaturas para evitar a criminalidade”.

Secretaria

Edinho Lemos (PSDB), secretário do Continente, também disse que algumas demandas encaminhadas pelos conselheiros por meio de ofício foram resolvidas. Relatou que uma ação de Segurança importante no Continente foi a reabertura do Posto Policial de Balneário.

Site

Angélica Schumann, secretária do Codecon, também falou sobre o site institucional dos Conselhos. "A Diretoria de Desenvolvimento dos Conselhos está finalizando a edição do site dos Conselhos com informações essenciais, como documentação e identidade visual”.

A Galeria Municipal de Artes Vecchietti realizou na noite desta quarta-feira (2) a inauguração da mostra artística Trabalhos Recentes, produzida pela artista Roberta Tassinari. O público poderá contemplar as 20 obras artísticas da mostra até o dia 1º de junho das 13h às 19h.

Artes

Roberta Tassinari falou sobre Artes e Criatividade. “Como artista e professora sempre tive uma curiosidade em observar como materiais pouco utilizados no Mundo das Artes, como a purpurina interagem com materiais tradicionais, como as tintas na superfície das telas”.

Cera

A artista também falou sobre os materiais que utilizou na produção das telas. “Utilizei materiais não tradicionais, como cera de abelha, cimento, glitter e purpurina. Eu tenho uma fascinação em notar como este tipo de material interage sobre a superfície das telas”.

Pescadores Artesanais do Campeche realizaram na manhã desta terça-feira (1º) a Abertura do Início da Pesca da Safra de Tainha 2018 em Florianópolis. Os pescadores realizaram atividades culturais e de aprendizado, comemorando o início da Safra da Tainha 2018.

Café

As atividades de abertura iniciaram com um café da manhã comunitário. Os pecadores também realizaram uma missa e procissão católica. Outras atividades importantes ao longo do dia foi a Corrida de Canoa na Estiva, Cabo de Guerra e Boi de Mamão do Campeche.

Peixe

A tainha é um peixe muito apreciado e comercializado em Santa Catarina. O mês de maio marca o início das atividades de pesca da tainha em território nacional. Os cardumes de tainha frequentam o litoral catarinense nesta época do ano, entre o outono e primavera.

Regra

A abertura da Safra da Tainha 2018 foi realizada por pescadores artesanais de canoas a remo na Praia do Campeche. A pesca com barcos a motor inicia as atividades no dia 15 de maio e no dia 1º de junho a Pesca Industrial. Falta a publicação oficial no Diário da União

Tamar

O Projeto Tamar, que realiza ações de reabilitação com tartarugas, realizou na tarde desta terça-feira (1º) a soltura de uma tartaruga marinha reabilitada na Praia do Campeche. Outras atividades comemorativas foram as oficinas de tarrafeiros, cesteiros, ceramistas.

O Jornal Informe é uma rede de jornais de circulação em Caçador (sede) e Florianópolis 

Editor: Adriano Ribeiro
Telefone: (48) 3733-6977
Plantão: (48) 9922-8133
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.