Fone: (48) 3733-6977 | redacaofloripa@jornalinforme.com.br

 

Darilson Barbosa

Darilson Barbosa

Repórter do Jornal Informe

Uma delegação de esportistas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) está participando da 62ª edição do JUCs (Jogos Universitários Catarinenses). O evento está sendo realizada de 11 a 15 de julho de 2018 no município de Lages, localizado no Planalto Serrano.

Atletas

A  equipe da UFSC conta com 208 atletas competindo em muitas modalidades da 62ª edição do JUCs (Jogos Universitários Catarinenses). A UFSC conta com a maior delegação da competição que reúne 1500 atletas de delegações de universidades públicas e privadas.

Jogos

A UFSC participa em modalidades como Atletismo F/M; Basquetebol F/M; Basquete 3×3 M.; Futebol Campo F/M; Futsal F/M; Games FIFA F/M; Handebol F/M; Natação F/M; Tênis Campo F/M; Tênis Mesa F/M; Voleibol F/M; Voleibol de Praia F/M e F/M Xadrez F/M.

Etapa

O JUCs (Jogos Universitários Catarinense), que está sendo realizado no município de Lages de 11 a 15 de julho de 2018 é a etapa estadual dos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), que será realizado no município paranaense de Maringá, entre os dias 4 a 11 de novembro.

 

O Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha realizou na noite desta segunda-feira (9), no salão da Igreja Nossa Senhora, em Santo Antônio de Lisboa,, sua 71ª ordinária debatendo Política Participativa, Balneabilidade e Saneamento Básico em Florianópolis e ações de Junho.

Codeni

Na reunião o superintendente das Relações Comunitárias, Milton Weber Filho, o presidente do Codeni, Luiz Cesar Costa, o tenente da Polícia Militar, Sinval Junior, o vereador Gabriel Meurer (PSB) o superintendente de Hab Saneamento, Lucas Arruda,  e os conselheiros.

Cultura

Karina Miek, representante da Associação Nipo-Catarinense falou sobre ações culturais. “A Associação Nipo-Catarinense realizará nos dias 28 e 29 de julho no Palácio Cruz e Souza ações culturais  comemorando os 110 anos do início da Imigração Japonesa no Brasil”.

Diretoria

Maçan Guedes, representante da ONG Mais União falou que a entidade elegeu uma nova Diretoria recentemente e que as ações da ONG Mais União seguirão a mesma linha social e comunitária e será mais participativa porque é uma diretoria com mais representantes.

Esgoto

Os conselheiros enfatizaram que muitas ações simples de Balneabilidade e Saneamento podem ser feitas e resolveriam ou amenizaram demandas nestas áreas. Disseram que este é um momento do ano propício para as demandas sanitárias sejam debatidas e resolvidas.

Festa

Maçan Guedes, representante da ONG Mais União falou sobre a Festa Julina na Cachoeira Bom Jesus. “A Festa Julina foi um sucesso. Estamos juntando força e trabalhando no pelo desenvolvimento do nosso bairro, onde queremos fazer uma praça e outras ações sociais”.

Informativo

Karina Miek, atuante da Superintendência das Relações Comunitárias falou sobre o Boletim que edita. “O Boletim comunica as ações sociais e também as demandas resolvidas pelos Conselhos  Regionais por meio dos ofícios encaminhados às entidades administrativas”.

Rede

Lucas Arruda Filho, superintendente de Habitação e Saneamento falou sobre o Se Liga na REde. “Estamos atuando conjuntamente no Programa Se Liga na Rede, com objetivo de conscientizar as pessoas sobre o benefício da correta ligação pluvial-sanitária nos bairros”.

Politica

Luiz Cesar Costa, presidente do Codeni, falou sobre Política Participativa. “O projeto de lei comunitário de Política Participativa tem como objetivo utilizar 5% do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano)  em projetos e ações sociais em cada região por meio de Assembleia”.

Saneamento

Fábio Krieger, representante da Casan, falou sobre as ações e projetos que estão sendo implementados pela Casan nos bairros da região Norte de Florianópolis, explicando que ações de infraestrutura sanitária estão sendo instaladas ou aprimoradas na regiaio Norte.

Segurança

Sinval Junior, coronel do 21º Batalhão de Polícia Militar afirmou que na região Norte, os índices de criminalidade, furto e roubo diminuíram no primeiro semestre. “Tivemos um decréscimo de 37%. Já nos índices de furtos  e roubos houve um decréscimo de 15%”.

Vereadores

Luiz Cesar Costa, presidente do Codeni, disse que este é o momento ideal para dos conselheiros e intendentes ligados aos Conselhos Regionais  dialogarem com os vereadores que representam seus bairros debatendo o projeto de lei e soluções nas demandas locais.

Vizinhos

Sinval Junior, coronel do 21º Batalhão de Polícia, disse que o bairro da Daniela é o bairro do Norte que está com a Rede de Vizinhos mais bem estruturada. “A Rede de Vizinhos é uma iniciativa importante na redução dos crimes e mapeamento das áreas de ocorrências”.

O MASC (Museu de Artes de Santa Catarina) realizará no dia 8 de agosto, no início do próximo semestre, no espaço do Museu de Arte no CIC (Centro Integrado de Cultura) o lançamento da mostra artística Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras.

Artistas

A mostra exibirá gravuras feitas por artistas europeus famosos, como Edouard Manet, Eugène Delacroix, Francisco Goya, Henri de Toulouse-Lautrec e Rembrandt van Rijn, que foram artistas a frente de seu tempo, produzindo novas técnicas e um belíssimo acervo artístico.

Coleção

O acervo de gravuras  que será exibido a partir de 8 de agosto no Museu de Artes de Santa Catarina na mostra artística  Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras, fazem parte do Acervo de Obras de Arte do Itaú-Unibanco que conta com 15 mil itens.

Imagens

Um dos destaques da mostra no MASC é a exibição da coleção de 17 Imagens Impressas feitas pelo renomado artista e caricaturista francês Honoré Victorin Daumier, conhecido no seu tempo como o Michelangelo da caricatura na França, sendo ilustrador de muitos jornais.

Gravuras

A mostra no espaço do Museu de Artes de Santa Catarina exibirá ao todo 150 gravuras e conta a evolução de das técnicas de produção gráfica e tipográfica na Europa, que teve um grande salto quando Gutemberg inventou a sua prensa com tipos móveis no século XVI.

Mostra

A mostra artística Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras ficará em exibição no espaço do Museu de Artes de Santa Catarina no Centro Integrado de Cultura no período de 8 de agosto até 7 de outubro, com exibição ao público do acervo de gravuras.

O Conselho de Desenvolvimento do Continente realizou na noite desta quinta-feira (5), na sede da Acif no Continente a sua 25ª reunião ordinária debatendo Política Participativa, ações Lixo Zero no município de Florianópolis e ações realizadas pelo Codecon no mês de Junho.

Codecon

Presentes na reunião do Codecon o superintendente das Relações Comunitárias, Milton Weber Filho, o vice-presidente do Codecon e coordenador da reunião, Dalton Malucelli Junior, o presidente da Comcap, Carlos Alberto Martins e os intendentes e conselheiros do Codecon.

Conselho

Os conselheiros disseram que no próximo sábado (7) haverá uma oficina com objetivo de dar um embasamento técnico para os conselheiros que representam as entidades sociais no Conselho da Cidade que foi implementado recentemente no município de Florianópolis.

Conseg

Os conselheiros também fizeram um relato sobre ações criminosas e ações como criar uma Rede Solidária de Vizinhos com o objetivo de diminuir a criminalidade, como roubo e furtos na região do Continente, com apoio de síndicos e moradores visando a Segurança na região".

Cultura

Karina Miek representante da Associação Nipo-Catarinense, falou sobre ações culturais. “A Associação Nipo-Catarinense realizará nos dias 28 e 29 de julho no Palácio Cruz e Souza ações culturais comemorando os 110 anos do início da Imigração Japonesa no Brasil”.  

Debate

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias, falou sobre um encontro que os presidentes dos cinco conselhos de Desenvolvimento Regionais realizarão com os candidatos ao Governo de Santa Catarina objetivando realizar um debate de propostas.

Economia

Marius Bagnatti, expositor da noite, também falou sobre Economia Circular. “Muitos materiais que são encaminhados aos aterros e lixões podem ser utilizados em ações de economia circular, diminuindo a retiradas de recursos da natureza por meio de reuso destes materiais”.

Exposição

Marius Bagnatti, expositor da noite, falou sobre Lixo no município de Florianópolis. “Tem muitos produtos que são encaminhados para os aterros com alto valor agregado. Muitas ações Lixo Zero podem ser realizadas com objetivo de reaproveitar os materiais recicláveis”.

Informativo

Karina Miek, atuante da Superintendência das Relações Comunitárias, falou sobre o Boletim Informativo que edita. “O Informativo alcança as pessoas nas Comunidades que não acessam as Redes Sociais e Whatsapp comunicando ações e demandas resolvidas pelos Conselhos”.

Lixo

Dalton Malucelli Junior, vice-presidente do Codecon falou sobre ações com o objetivo de reaproveitar materiais recicláveis descartados por meio do lixo doméstico. “Materiais que são descartados no lixo doméstico podem ser reaproveitados em muitas ações sociais solidárias”.

Ofícios

Dalton Malucelli Junior, vice-presidente do Codecon falou sobre os ofícios encaminhados por meio do Codecon desde a reunião realizada em Junho de 2018, como obras de melhoria na infraestrutura urbana como manutenção de praças e melhorias em calçadas, ruas e avenidas.

Política

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias falou sobre Política Participativa em Florianópolis. “Estamos atuando no projeto de lei comunitário desde 2017 que culminou com a entrega do projeto de lei pelo prefeito à Câmara no mês de Junho”.

Projeto

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias, falou sobre o projeto de Política Participativa no município de Florianópolis. “O projeto de lei estabelece que 5% do IPTU recolhido de cada região será utilizado em ações sociais por meio de Assembleia”.

Reciclável

Carlos Alberto Martins, presidente da Comcap, falou sobre Lixo Reciclável em Florianópolis. “A Comcap realiza a coleta seletiva de materiais recicláveis que são encaminhados para cerca de dez cooperativas. No momento cerca de 6% do lixo recolhido em Florianópolis é reciclável”.

Rede

O conselheiro Hugo Belli explicou que está sendo implementada uma Rede de Vizinhos no bairro Balneário. “É um trabalho coordenado por um grupo de pessoas da Comunidade e pela Polícia Militar com foco na diminuição da criminalidade nos bairros da Região do Continente”.

Reunião

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias falou sobre uma reunião para falar sobre o projeto de lei. “No dia 9 de julho os presidentes dos cinco Conselhos reunir-se-ão com o presidente da Câmara de Florianópolis para debater o projeto de lei comunitário”.

Segurança

Ilson Cardoso, delegado de Polícia Civil falou sobre ações de Segurança no Continente. “Estamos identificando autores de crimes, como pessoas em situação de rua, que cometem delitos por meio de imagens das câmeras de monitoramento e Segurança na região”.

Vereadores

Milton Weber Filho, superintendente das Relações Comunitárias falou sobre o tramite do projeto de Política Participativa na Câmara. “O projeto de lei participativa está tramitando na Câmara de Vereadores desde o dia 11 de junho e será analisado pelas comissões da casa”.

Zero

Marius Bagnatti, expositor da noite falou que a filosofia Lixo Zero está baseada em dez conceitos. “O conceito de Lixo Zero ampara-se em conceitos e ações de compostagem, ações de conscientização e economia circular no reaproveitamento dos materiais recicláveis”.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta segunda-feira (19), uma sessão de homenagem aos 110 anos do início da Imigração Japonesa no Brasil, com  sessão de homenagens e certificações, e também apresentações musicais e exibições artísticas.

Cerimônia

Na sessão de homenagem, o deputado proponente da sessão, João Amim (PP), o deputado estadual, César Valduga (PT), o cônsul-geral do Japão no Brasil em Curitiba, Hajime Kamura e a presidente da Associação Nipo-Catarinense, Roxane Shinohara, entre outras lideranças.

Comunidade

A solenidade de homenagem aos 110 anos do início da Imigração Japonesa no Brasil começou com a exibição de um vídeo mostrando municípios catarinenses onde há comunidades japonesas importantes, como Caçador, Curitibanos, Frei Rogério, Lages.

Discurso

João Amin (PP), deputado-estadual falou sobre a contribuição da Imigração Japonesa. “A Imigração Japonesa no Brasil trouxe uma contribuição muito significativa em campos sociais, como a Agricultura, Cultura, Gastronomia, Festejos Populares, Tradição e nas Tecnologias”.

Diplomacia

Hajime Kimura, cônsul-geral do Japão no Brasil falou sobre Diplomacia. “O Japão importa alimentos catarinenses, como maçã e pera. Santa Catarina é o único estado brasileiro que exporta carne suína ao Japão. Queremos estreitar os laços econômicos entres os países”.

Honrarias

A sessão comemorativa realizou uma sessão de homenagens e também entrega de certificados a pessoas de descendência japonesa, como ao agrônomo Takashi Chonan, imigrante japonês de Curitibanos responsável por elaborar o alho nobre de Santa Catarina.

Imigrantes

Elídio Sinzato, presidente da Associação Nissei de Santa Catarina, falou sobre Imigração. “A homenagem aos 110 anos da Imigração Japonesa é significativa porque valoriza a contribuição cultural, laboral e social, entre outras areas da Imigração Japonesa no Brasil”.

Taikô

Após o discurso das autoridades e lideranças e a realização da sessão de homenagens e honrarias, também foi realizada uma apresentação musical de Taikô, que utiliza tambores japoneses na performance musical, apresentando canções musicais ao público presente.

O curso de Relações Internacionais da UFSC realizou na manhã e tarde desta sexta-feira (15), no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, a VIII Simulação de Organizações Internacionais para o Ensino Médio com ações educacionais que simulam ações realizadas em entidades como a ONU e OEA.

Diplomacia

Alunos de Ensino Médio de muitas escolas de Florianópolis formaram delegações de alunos que participaram das ações educacionais que simulam atividades realizadas por entidades internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas), dentre outras de renome.

Evento

Carolina Caldas, graduanda do curso de Relações Internacionais relatou algumas palavras sobre o evento. “As delegações de alunos do Ensino Médio de escolas catarinenses tiveram a oportunidade de simular ações que são feitas por entidades internacionais como a ONU”.

Simpósio

João Nunes, aluno da 2ª série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFSC, falou um pouco sobre o simpósio. “O simpósio simula atividades que são realizadas em organizações internacionais como a ONU(Organização das Nações Unidas) com a ação dos alunos”.

Reuniões

As atividades do VIII simularam por meio de reuniões simular os processos de tomada de decisão dos principais foros de debates de Organizações Internacionais,como a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança das Nações Unidas e o Conselho da União Europeia.

O Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina realizou na manhã e tarde desta quarta-feira (13), no Plenarinho da Reitoria da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) a 1ª Jornada Ensino Médio de Santa Catarina debatendo reforma, políticas públicas e ações.

Debate

Norberto Dallabrida, presidente do Observatório Ensino Médio em Santa Catarina falou sobre a importância da Jornada. “Esta 1ª Jornada é o começo de um debate que continuará na 2ª edição da Jornada fortalecendo debate sobre o contexto do Ensino Médio de Santa Catarina”.

Educação

Luciana Marcassa, professora da UFSC falou sobe Educação. “Os jovens precisam ter capacidade de critica e fazer a leitura do Mundo por meio diversas formas meios de Comunicação. Também precisamos investir na formação de professores capacitados”.

Escola

Luciana Marcassa, professora da UFSC falou sobre o papel da Escola. “A Escola é um espaço de fomentação de muitas ações educacionais e culturais. É o principal espaço de Ensino e Aprendizado dos alunos e deve ser constantemente aprimorado por meio de ações”.

Fórum

Jane Voigt, professora da Univile falou sobre a fomentação do dialogo. “A 1ª Jornada Ensino Médio Santa Catarina é um fórum importante para dialogarmos sobre as mudanças que estão ocorrendo na Educação por meio de propostas de reformas e políticas públicas e ações”.

Jornada

Norberto Dallabrida, professor da Udesc comentou sobre a próxima Jornada. “A 2ª Jornada será realizada em Joinville, levando o debate sobre o Ensino Médio para outros municípios de Santa Catarina. A 2ª Jornada será feita por meio da Univille no dia 3 de outubro de 2018”.

Observatório

O presidente enfatizou que o Observatório é um grupo de pesquisadores interessados em debater o Ensino Médio. O Observatório está expandindo suas atividades, integrado pessoas e professores da Rede de Ensino e debater as ações, projetos e politicas educacionais.

Pesquisa

Norberto Dallabrida, presidente do Observatório Ensino Médio Santa Catarina falou sobre Pesquisa.”Atualmente o Fórum tem três linhas de pesquisa. Temos como desafio criar novas linhas de pesquisa e grupos já que o Ensino Médio é pluridocente e com muitas demandas”.

Site

Celso Kraemer, professor da FURB, falou sobre o site do Observatório. “O site é dinâmico e acompanha sabiamente esse momento de mudanças e reformas na Educação. Neste mes publicamos o primeiro editorial, fomentando o diálogo sobre Educação no Ensino Médio”.

O Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha realizou na noite desta segunda-feira (11) a sua 70ª reunião ordinária debatendo as ações realizadas por meio do Codeni desde a última reunião e também Política Participativa e ações sociais na região Norte de Florianópolis.

Codeni

Presentes na reunião o presidente do Codeni, Luiz Cesar Costa, o vice-presidente do Codecon, Dalton Malucelli Junior, o representante da Superintendência das Relações Comunitárias, Sérgio de Melo Castro , o  superintendente de Saneamento Lucas de Arruda.

Comcap

O presidente do Codeni, Luiz Cesar Costa disse que a Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) respondeu um ofício encaminhado por meio do Codeni, realizando a limpeza no trevo de acesso de Jurerê com limpeza programadas em outras ruas do bairro.

Conselho

Gerson Rumayor falou sobre o Conselho da Cidade. “Momentaneamente o Lions é a única entidade a representar o Codeni no Conselho da Cidade. A segunda entidade ainda está em aberto. O Lions Ingleses está atuando de forma muito séria e Ética no Conselho da Cidade”.

Deinfra

O presidente Luiz Cesar Costa disse que o Deinfra realizou a resposta sobre realização de obras de manutenção e melhoria na SC-401. O Governo do Estado de Santa Catarina disse que faltam recursos para obras de manutenção e que esta questão está sendo avaliada.

Equipe

Maçan Guedes, representante da Organização Não Governamental Mais União, falou sobre o papel dos Conselhos de Desenvolvimento Regionais. “A ONG Mais União vai realizar em breve uma eleição para compor a nova diretoria auxiliando em ações  em Florianópolis”.

Escola

Gerson Rumayor, representante do Portal da Esperança SOS Criança falou sobre ações da entidade. “Estamos planejando ações sociais como a criação da Prevention School, no sentido de proteger as crianças e adolescentes e conscientização dos pais e famílias”.

Festa

A representante do Conselho Comunitário de Ratones fez um convite. “No dia 7 de julho vamos realizar uma festa julina arrecadando fundos para o Conselho Comunitário de Ratones. Haverá diversas ações de entretenimento e muitas ações culturais juninas no sítio Três Meninas”.

Informativo

Karina Miek, voluntária da Superintendência das Relações Comunitárias falou sobre o Boletim  que edita. “Comunicamos as principais ações e as demandas resolvidas por meio dos Conselhos por email, no Whatsapp, redes sociais, incentivando a participação nas reuniões”.

Lions

Gerson Rumayor, presidente do Lions Clube Ingleses explicou que será realizado a eleição de uma nova diretoria do Lions Ingleses. “Encerramos a gestão com muitas ações, novas filiações. Agradeço a parceria do Lions Ingleses com as  entidades filiadas ao Codeni”.

Ofícios

O presidente do Codeni explicou que está sendo realizado uma força-tarefa para avaliar os ofícios encaminhados a administração no sentido de conseguir resolver as demandas solicitadas dando celeridade em ações importantes e estratégicas para região Norte da Ilha.

Projeto

Luiz Cesar Costa, falou sobre o Projeto de Política Participativa. “Entregamos na tarde desta segunda-feira (11) a entrega do Projeto de Política Participativa a Câmara Municipal de Florianópolis, tendo um  atraso na entrega devido a uma greve ocorrida recentemente”.

Política

O presidente do Codeni falou sobre a entrega do projeto nesta segunda-feira (11). “Os 11 vereadores foram muito receptivos ressaltando a importância da participação da população nas decisões municipais, destacando que o Projeto de Política participativa é uma vitória”.

Rede

Lucas Arruda, superintendente de Saneamento, falou sobre o Programa Se Liga na Rede. “O programa sanitário está focando na conscientização e regularização e na fiscalização, conscientizando a população local sobre questões e ações sanitárias em Florianópolis”.

Reuniões

Luiz Cesar Costa, presidente do Codeni, enfatizou durante a reunião que o Codeni é o Conselho de Desenvolvimento Regional mais antigo de Florianópolis, atuando no município desde 2012. O Conselho de Desenvolvimento do Norte está composto  por 96 entidades.

Rua

O presidente Luiz Cesar Costa também explicou que foi encaminhado um ofício à Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis solicitando obras de recapeamento e pavimentação em algumas de vias de acesso, como recuperação da Ponte da Servidão das Gralhas.

Transporte

Também foi realizada a solicitação da ampliação de horários de ônibus  no bairro Vargem Grande, com horários mais acessíveis aos moradores do bairro Vargem Grande. Também a construção de pontos de ônibus e lombadas na rua Cristóvão Machado de Campos.

Vargem

Édina Romand, presidente da Amvagra (Associações de Moradores da Vargem Grande) falou sobre ações sociais. “Estamos buscando verbas para realizar projetos, como reutilização de pneus e conscientização ambiental na Vargem Grande, na região Norte de Florianópolis”.

Vídeo

Angélica Schumann, secretária do Codeni realizou a apresentação de um vídeo institucional onde é apresentando a forma como os Conselhos de Desenvolvimento Regionais atuam no município de forma participativa e colaborativa por meio de debates e encaminhamentos.

Vizinhos

O major Diego Marzo Costa falou sobre um programa de Segurança na região Norte de Florianópolis. “Estamos atuando e apoiando intensamente um programa de Segurança estratégico na região Norte de Florianópolis, a Rede de Vizinhos auxiliando os moradores”.

Votação

O presidente do Codeni explicou que após a entrega do Projeto de Política Participativa o mesmo  tramitará em todas as comissões da Câmara Municipal de Florianópolis, com a previsão de tramitação e apreciação do projeto de lei no prazo aproximado de seis meses.

O Programa de Pós-Graduação em Música da Udesc realizou na noite desta quinta-feira (24) um recital musical realizado com uma flauta japonesa Shakuhachi pelo professor de Música da Udesc, Luigi Antonio Irlandini, no Auditório Musical do Centro de Artes da Udesc

Flauta

Luigi Antonio Irlandini, professor do curso de Música da Udesc, falou sobre flautas. “Minha flauta Shakuhachi foi feita em bambu e fabricada nos Estados Unidos. Foi nos EUA que conheci as músicas e onde fiz as primeiras aulas Shakuhachi com um professor americano”.

Monges

O professor Luigi Antonio Irlandini  também falou sobre Budismo. “O Shakuhachi é um instrumento musical de tradição no Japão. As músicas que apresentei neste recital foram feitas por monges budistas japoneses entre os ‘séculos XVI e XVIII e uma canção própria”.

Recital

Os presentes no evento tiveram a oportunidade de prestigiar o belo recital e ouviram um repertório com músicas orientais milenares ao som da flauta japonesa Shakuhachi. O evento faz parte do projeto Rodada de Pesquisa da Pós-Graduação em Música da Udesc.

O Conselho de Desenvolvimento do Leste da Ilha realizou na noite desta terça-feira (22), na sede da Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), na Lagoa da Conceição, a sua 14ª reunião ordinária, debatendo Política Participativa e as ações feitas no mês de maio.

Codeli

Presentes na reunião o superintendente das Relações Comunitárias, Milton Weber Filho, a presidente do Codeli, Taciana Szulczewski, Eliane Gomes Marcel Butin, presidente da Amola (Associação de Moradores da Lagoa da Conceição) e intendentes e conselheiros do Codeli.

Conselho

Taciana Szulczewski, presidente do Codeli falou sobre a entidade que está representando o Codeli no Conselho da Cidade. “O Codeli está sendo representado nas atividades do Conselho da Cidade por meio da Ampola (Associação dos Moradores do Porto da Lagoa)”.

Cultura

Karina Miek, representante da Associação Nipo-Catarinense, falou sobre ações culturais. “A Associação Nipo-Catarinense realizará no dia 19 de junho, na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) a comemoração dos 110 anos do início da Imigração Japonesa no Brasil.

Festa

Angélica Schumann, secretária do Codeli, falou sobre os 103 anos de fundação da Acif. “No dia 29 de maio a Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) realizará um evento com palestras e uma festa comemorando os 103 anos de fundação da Acif em Florianópolis”.

Informativo

Karina Miek, falou sobre o Boletim Informativo dos Conselhos de Desenvolvimento Regionais que edita. “Distribuímos o Boletim nas reuniões, por email, no Whatsapp e nas redes sociais comunicando demandas resolvidas e ações realizadas por meio dos Conselhos Regionais”.

Intendência

Os intendentes relataram que obras de limpeza estão sendo feitas na Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição. Também será realizado um mutirão com ações de limpeza no Morro do Barra da Lagoa e em breve um mutirão de limpeza e pintura na avenida das Rendeiras na Lagoa.

Ofícios

Angélica Schumann falou sobre a padronização nos ofícios que são encaminhados às entidades da administração pública. “Estamos aprimorando o layout  dos ofícios. Os conselheiros devem ser claros e coerentes nas solicitações feitas por meio dos ofícios”.

Planos

Milton Weber Filho, superintendente comunitário, falou sobre Planos de Desenvolvimento Regionais. “É importante os cinco Conselhos de Desenvolvimento Regionais começarem a escrever Planos de Desenvolvimento Regionais na área ambiental, econômica e social”.

Política

Milton Weber Filho, superintendente comunitário, falou sobre Política Participativa. “No dia 13 os presidentes dos cinco Conselhos de Desenvolvimento Regionais entregaram ao prefeito municipal o projeto de lei comunitário de Política Participativa do município de Florianópolis”.

Projeto

Milton Weber Filho, superintendente comunitário, também falou sobre o Projeto de Política Participativa. “O projeto de lei redigido pelos cinco conselhos objetivando investir 5% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de cada região em projetos sociais comunitários”

Redes

A presidente do Codeli também realizou a aprovação da ata da última reunião e falou que as atas das reuniões estão disponíveis nas páginas dos Conselhos Regionais no Facebook e ressaltou que os ofícios encaminhados na última reunião ainda não foram respondidos.

Resultados

Karina Miek, atuante da Superintendência das Relações Comunitárias falou sobre ações e demandas. “Nós publicamos fotos mostrando um antes e um depois das demandas encaminhadas e resolvidas por meio dos cinco conselhos nas redes sociais dos Conselhos”.

Reunião

Milton Weber filho falou superintendente comunitário, falou obre uma reunião que será realizada entre os cinco presidentes com o prefeito. “Os cinco presidentes vão reunir-se no dia 23 de maio com o prefeito municipal para falar sobre o encaminhamento do projeto de lei”.

Vereadores

Milton Weber Filho, superintendente comunitário, explicou que o prefeito municipal, Gean Loureiro (MDB), indicará na reunião a data de entrega do projeto de lei comunitário de Política Participativa de Florianópolis aos vereadores iniciando a apreciação do projeto na Câmara.

O Jornal Informe é uma rede de jornais de circulação em Caçador (sede) e Florianópolis 

Editor: Adriano Ribeiro
Telefone: (48) 3733-6977
Plantão: (48) 9922-8133
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.