Fone: (48) 3733-6977 | redacaofloripa@jornalinforme.com.br

 

Adriano Ribeiro

Adriano Ribeiro

Adriano Ribeiro é colunista do Informe e traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e Floripa/São José.
Fones: Caçador (49) 8843-4213 - Florianópolis (48) 9922-8133

E-mail: redacaofloripa@jornalinforme.com.br

Twitter: @adrianoinforme

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizam, no dia 30 de Maio, o Fórum Catarinense sobre Hepatites Virais. Dirigido a profissionais da saúde, o evento ocorrerá das 13h às 17h, no auditório Antonieta de Barros, na Alesc, em Florianópolis.

 As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.dive.sc.gov.br/hepatites  O evento está na sua segunda edição e reunirá autoridades federais e estaduais em saúde para debater os seguintes temas: “Políticas e Perfil das Hepatites Virais no Brasil e em Santa Catarina”, “Tratamento das Hepatites B e C” e “Visão médica, Experiências Exitosas”.

Diagnóstico e prevenção

Além de discutir a importância do controle da doença, o encontro objetiva também propor debates sobre as novas tecnologias de diagnóstico, como o teste rápido para as Hepatites B e C, já incorporado ao SUS, a vacina contra a Hepatite B, também disponível na rede pública e novos tratamentos oferecidos que garantem melhor qualidade de vida aos portadores da doença.

“Nosso interesse é a capacitação e a atualização dos profissionais de saúde em relação ao tratamento, ao diagnóstico e à prevenção das hepatites. Recentemente, o Ministério da Saúde (MS) atualizou os protocolos de tratamento da doença, em especial da Hepatite C, melhorando a qualidade da assistência, reduzindo a ocorrência de efeitos colaterais e oferecendo alternativas para os pacientes que não têm obtido resposta virológica positiva em seus tratamentos anteriores”, explica Eduardo Macário, diretor da DIVE. 

Nos últimos sete anos foram registrados em Santa Catarina 63 óbitos por Hepatite C e 22  por Hepatite B.  Para reduzir essas ocorrências é fundamental que a população em geral procure uma unidade de saúde para realização do teste rápido do diagnóstico da doença, e que as pessoas portadoras do vírus da hepatite busquem atendimento especializado e o tratamento correto o quanto antes.

Fórum

O fórum originou-se da reunião realizada em 2017 entre a Gerência de Vigilância das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), AIDS e Hepatites Virais da DIVE e o deputado estadual, Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Alesc e autor do projeto que originou a Lei nº 15.615, e instituiu a Semana Estadual de Combate às Hepatites em Santa Catarina, a ser celebrada na terceira semana do mês de Maio.

PROGRAMAÇÃO

13h – Credenciamento

13h30min – Abertura do Fórum Catarinense sobre Hepatites Virais

  • Presidente da Comissão de Saúde – Deputado Neodi Saretta
  • Diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina – Eduardo Marques Macário 
  • Gerente de Vigilância das DST/Aids e hepatites virais do estado – Enf.ª Dulce Maria Brandão Castro Quevedo

14h – Mesa redonda: “Políticas e perfil das hepatites virais no Brasil e em SC”

  • Gerente de Vigilância das DST/Aids e hepatites virais do estado – Enf.ª Dulce Maria Brandão Castro Quevedo 
  • Representante do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais do Ministério da Saúde – Dr.ª Elisa Catappan

15h – Mesa redonda: “Novos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas das hepatites B e C”

  • Médico Infectologista – Dr. Pablo Sebastian Velho

16h – Mesa redonda: “Visão médica, experiências exitosas”

  • “Manejo clínico das hepatites B e C na visão do Infectologista”, Representante da Soc.de Infectologia – Eduardo de Oliveira Campos 
  • “Manejo clínico das hepatites B e C na visão do Gastroenterologista”, Representante da Soc. de Gastroenterologia – Telma Erotildes da Silva

17h– Debate

  • A mesa será composta pelos palestrantes e a mediação será feita pelo Representante da Soc.de Infectologia e Médico Infectologista da GEDST/DIVE – Eduardo de Oliveira Campos

Instituições convidadas

  • Sociedade Catarinense de Gastroenterologia
  • Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC)
  • Associação Catarinense de Medicina (ACM)
  • Associação Catarinense para Estudo do Fígado (ACAEF)
  • Associação Catarinense de Medicina da Família e Comunidade 
  • Sociedade Brasileira de Clínica Médica (sede Blumenau)
  • Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC)
  • Gerência de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
  • Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN/SC)
  • Municípios Prioritários (Profissionais de Saúde da rede pública)
  • Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SUV/SES)
  • Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) por meio da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Imunização e DTHA (GEVIM), Gerência de Vigilância de Agravos Infecciosos, Emergentes e Ambientais (GEVRA) e Gerência de Vigilância de Zoonoses e Entomologia (GEZOO)
  • Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS)
  • Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF)
  • Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Hospitais da rede estadual
  • Hospitais da rede privada
  • Diretoria de Educação Permanente em Saúde por meio da Divisão do Serviço de Residência Médica
  • Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina
  • Universidade do Contestado (UnC)
  • Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó)
  • Departamento do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC)

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Um novo mutirão promoverá a castração gratuita de cães e gatos em São José. Desta vez a ação, que tem como objetivo prevenir futuras doenças e dar sequência ao trabalho de controle populacional dos animais domésticos, vai atender a comunidade de Forquilhas. O mutirão de castração será realizado no próximo dia 31 de maio, no Parque Linear Lisboa.

Para participar da ação, os interessados devem comparecer neste sábado (26), no Parque Linear do Lisboa, a partir das 8h30min, para fazer o cadastro e garantir a castração do animal no dia programado pela ação. Para se cadastrar, não é necessário levar o pets ao local, basta apresentar comprovante de residência, RG e CPF, pois o procedimento de castração dos animais só ocorrerá no dia 31.

A iniciativa tem com o apoio da Prefeitura de São José por meio da Diretoria de Bem Estar Animal (Dibea), vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizará 100 vales castrações. A ação ainda conta com a parceria da Associação dos Moradores do Parque Residencial Lisboa (Amprel), do Projeto Castração coordenado pela veterinária Marina Dante, do Projeto Faça o Bem que Você Pode, da ONG de protetores de animais Formiguinhas de Luz Amiga dos Animais e da Nutricol Alimentos para cães e gatos.

A castração de cães e gatos é indicada como prevenção a alguns tipos de doenças, além de auxiliar no controle da superpopulação de animais de rua. Em São José, os projetos voltados para saúde, cuidado e bem estar dos animais são realizados por meio da Diretoria de Bem Estar Animal (Dibea). Mais informações pelo telefone (48) 3348-5739 ramal 20.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Pelo quarto ano consecutivo, a CDL de Florianópolis homenageia as empresas que mais usufruíram dos cursos da entidade pela programação do site ou In Company – turmas personalizadas com temas de acordo com a necessidade do associado, realizados em 2017. Cada instituição homenageada recebeu um troféu e os seguintes benefícios: voucher com direito a descontos em bolsas de estudos e cortesias em locações de salas para treinamento.

Na categoria destaque In Company, a empresa Unimed da Grande Florianópolis recebeu o prêmio de maior número de cursos e/ou palestras contratados. De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoas da Unimed, Cristiane Bruchado, a parceria com a CDL atende as expectativas em treinamento e desenvolvimento de pessoas. “Ambas empresas primam por valorizar pontos fundamentais na busca de seus objetivos como o engajamento nas atividades e desenvolvimento permanente de competências dos colaboradores”, contou Bruchado. 

O Grupo Lhasa recebeu a premiação na categoria Desenvolvimento de Equipes, com maior número de participação em cursos. Para a assistente de Recursos Humanos, Fernanda Vieira, a escolha dos cursos da CDL se deu pela qualidade dos conteúdos apresentados. “Os colaboradores apontam elogios das capacitações promovidas pela entidade e com o passar do tempo, essa qualidade construiu a tradição em capacitação que a associação possui”, ponderou. 

Empresa Koerich recebeu o prêmio na categoria Desenvolvimento de Equipes, constando o maior número de inscrições em cursos e palestras. Segundo a Gestora de Recursos Humanos, Michele Storch, ficou agraciada com o prêmio e fará questão de deixá-lo na mesa da empresa.

Com objetivo de motivar os associados e qualificar os grupos profissionais, o número de participação nas capacitações obteve benefícios de desenvolvimentos satisfatórios. 

De acordo com o coordenador de área de capacitação da CDL de Florianópolis, Rafael Peck, a boa qualificação dos colaboradores associados garante uma vantagem competitiva, trazendo o engrandecimento das empresas.

 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

 

O Núcleo de Beleza e Estética da CDL de Florianópolis promove nesta segunda-feira (28), a partir das 19h, encontro de Demonstração de Técnicas de aplicação de Mega Hair, tendo como palestrante o coordenador-geral do núcleo, Mauro Izolani. O evento é gratuito* e será na sede da entidade – Rua Felipe Schmidt, 679, Centro/Florianópolis.

Com o objetivo de estimular e desmitificar o uso do mega hair entre os profissionais, serão apresentados no encontro métodos de aplicação segura como: cola de queratina, microlin, cabelo trançado, fita adesiva e tiara, as facilidades de aplicação sem danificar os fios naturais.

Segundo Izolani, cinco técnicas de aplicações serão demonstradas, por meio de cabeças modelos, para ajudar, qualificar e ampliar conhecimento do profissional. “A intenção é despertar interesse e curiosidade dos cabeleireiros pelas técnicas de colocação do mega hair, assim como os cuidados diários para não danificar os cabelos naturais das clientes”, afirma.

O evento é aberto ao público, com foco para profissionais do segmento da beleza e estética. Vagas limitadas. Mais informação (48) 3229-7064 ou pelo e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. A entrada é gratuita mediante a doação de um pacote de fralda geriátrica que será destinada à instituição carente Asilo Irmão Joaquim, localizado no Centro de Florianópolis.

Serviço

Evento: Palestra com dicas e técnicas de aplicação mega hair;

Quando: 28/05/2018 – às 19h;

Onde: CDL de Florianópolis;

Entrada: Gratuita, mediante a doação de um pacote de Fralda Geriátrica que será destinada ao Asilo Irmão Joaquim.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

As Oficinas de Contação de Histórias contam com as diferentes paisagens e localidades de São José como pano de fundo para a capacitação de professores e interessados. A iniciativa integra o projeto Hora do Conto Itinerante, que é desenvolvido na rede municipal de ensino de São José há quatro anos. Nas oficinas, os participantes se tornam multiplicadores da milenar cultura da contação de histórias, que revela segredos, seduz os ouvintes, convidando-os a se apaixonar pela história e pela leitura.

Dando continuidade às atividades do ano letivo de 2018, a coordenação do projeto Hora do Conto Itinerante preparou um cronograma com os dias e locais das Oficinas de Contação de História, que serão realizadas em diversos lugares da cidade. A professora Vera Sabino conta que as oficinas não serão realizadas apenas nos espaços de responsabilidade da Secretaria de Educação. Nesta sexta-feira (25), por exemplo, a atividade acontecerá no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI). Já no dia 28 de junho, a contação será realizada na Biblioteca Municipal, localizada no Centro Histórico.

Nos próximos meses, a Contação de Histórias estará na Casa da Cultura Nésia Mello da Silveira, no Centro Histórico de São José, no dia 13 de julho, e, no dia 24 de agosto, na Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros. Em setembro, no dia 27, a contação será realizada na Colônia de Pescadores – Rancho de Pescadores Hilário Vieira, em frente à sede da Prefeitura de São José. O Jardim Botânico Municipal de São José Max Hablitzel também receberá o grupo no dia 25 de outubro e, em 29 de novembro, a contação será no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no primeiro andar da Prefeitura de São José, na Avenida Acioni Souza Filho.

Muitas histórias serão contadas durante os encontros, tanto pelas professoras que ministram a formação, como pelas ouvintes, que expõem seus sentimentos. Todos os momentos dos encontros serão reunidos em um livro, que vai constar como foi o curso e suas contações. No último dia de curso, próximo do fim do ano letivo, quando são entregues os certificados de participação, o livro também será entregue.

Desenvolvido pelas professoras Vera Lúcia Sabino, Lígia Barreto e Patrícia Pereira, o projeto já certificou 210 profissionais, multiplicadores da arte de contar histórias. Pessoas como Rejane de Souza Rosa, agente da Guarda Municipal de São José, que completou o curso de Contação de Histórias em 2017.

Neste ano, integrando o grupo de 47 profissionais que são participantes, Andreza Inez Bezerra Lentez, da Secretaria Municipal da Saúde, está entusiasmada pela oportunidade. Essas profissionais, como também as professoras, as auxiliares de ensino, entre outros, entendem que a Contação de Histórias é uma atividade própria de incentivo à imaginação e o caminho entre o fictício e o real, sendo as histórias a maneira mais significativa que a humanidade encontrou para expressar as experiências vividas.

Para a coordenadora da Educação Infantil da rede municipal de ensino de São José, Márcia Cristina Figueredo Rizzaro, o ato de contar histórias deve contagiar todos os sentidos, tocando o coração e enriquecendo a leitura de mundo na trajetória de cada pessoa. “As histórias nos transmitem informações e abrangem nossas emoções”, pontua Márcia.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Há poucos dias para o início do Ironman, que acontece neste domingo, (27), é grande a expectativa pela movimentação econômica gerada pelo evento, que terá 2,5 mil atletas, além de membros das equipes, familiares e espectadores. A previsão é de excelente faturamento principalmente em Jurerê Internacional, palco da competição esportiva mundial.

Os dois maiores hotéis localizados no balneário registram ótimos índices de ocupação. No IL Campanario Villaggio Resort não há mais vagas, pois todos os apartamentos foram reservados para o evento – serão cerca de 340 hóspedes por dia. Já no Jurerê Beach Village a ocupação está em 85%, com 270 pessoas por dia.

E para atender ao público do evento será preciso alterar um pouco a dinâmica dos hotéis. O café da manhã será servido mais cedo (a partir da 3h de manhã) para acompanhar a rotina de treinamento dos atletas. E o cardápio ganhou reforço de carboidratos, principalmente batata doce, massas e pães, além da banana, outro item que não pode faltar na dieta dos triatletas.

Para entreter os familiares que acompanham os competidores, os dois hotéis prepararam programações recreativas especiais para todas as idades. Haverá opções para crianças, adolescentes e adultos, além de toda a estrutura de lazer oferecida pelos dois empreendimentos. A gastronomia dos hotéis também terá aumento na demanda e por isso preparou alguns atrativos. O restaurante Z Perry, no Jurerê Beach Village, terá buffet à base de massas no jantar de sábado. Já o Restaurante La Fontana, no IL Campanario, servirá uma deliciosa feijoada com samba raiz no sábado ao meio-dia. Ambos eventos são abertos também ao público em geral.

O comércio de Jurerê Internacional também está se preparando para receber bem os turistas. No Jurerê Open Shopping os lojistas criaram uma campanha específica para atrair os visitantes e o público do Ironman. Foi confeccionado um mapa turístico do bairro, que inclui informações sobre as lojas existentes no shopping. Quem apresentar o mapa em uma das 50 lojas participantes ganhará descontos especiais. A promoção começa neste fim de semana e segue até o dia 12 de junho. O mapa será distribuído nos principais pontos comerciais do bairro e hotéis e os descontos podem ser acessados pelo público em geral.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Até dia 13 de junho, os clientes do Shopping Center Iguatemi Florianópolis poderão participar da promoção de Dia dos Namorados. A cada R$ 300 (trezentos reais) em compras nas lojas do empreendimento, os clientes serão presenteados com uma caixa de Nhá Benta da Kopenhagen, tradicional marca brasileira de chocolates finos. Com embalagem exclusiva, o produto faz parte da linha comemorativa de 90 anos da empresa.

“O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o varejo e, pensando nisso, a Iguatemi preparou uma ação especial para presentear seus clientes no período mais romântico do ano”, afirma Alexandre Biancamano, diretor de marketing da Iguatemi Empresa de Shopping Centers.

Para participar, basta apresentar o cupom/nota fiscal de compra no Posto de Troca, localizado no Piso L2 (ao lado da Avatim), durante todo o período da promoção.

Sobre o Shopping Center Iguatemi Florianópolis

Inaugurado em 2007, o Iguatemi Florianópolis faz parte da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e leva os atributos da marca, como a qualidade, em seu DNA. O mix de lojas completo, com diversas opções de moda, gastronomia, tecnologia, decoração, beleza e serviços, somado à localização privilegiada - no bairro Santa Mônica -, consolidou o empreendimento como o principal polo de compras e entretenimento da capital catarinense Adicionalmente, o Iguatemi Florianópolis está sempre inovando e promove ao longo do ano eventos de lazer e cultura para todos os públicos.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Depois de lotar o Parque Jardim Botânico em abril passado, a próxima edição do Hoje é Dia de Jazz Bebê já tem data confirmada: será no dia 27 de maio, das 14h às 18h, no Parque da Luz, região central de Florianópolis. O evento é gratuito e aberto para toda a família. A programação terá apresentação de música, oficinas artísticas e contação de histórias. Em caso de chuva, o projeto realizado pela produtora Studio de Ideias - Gestão e Produção Cultural, será transferido para o dia 3 de junho.

A tarde abre com o Trio Mind The Gap, dos músicos Tiê Pereira (baixo), Mauro Borghezan (bateria) e Felipe Coelho (violão), que convida o saxofonista argentino Sebastian Caballaro. Formado por virtuoses da música instrumental catarinense, o trio é conhecido pelo repertório que mescla várias vertentes do jazz dando ênfase ao swing e bebop.

— Ficamos felizes com a receptividade do público na última edição. Foi bonito reunir tantas pessoas curtindo com os filhos, num clima bacana, aproveitando boa música e participando das atividades. Ficamos animados ao ver as pessoas perguntando já sobre as próximas edições. A ideia agora é ampliar e fazer disso nosso festival de música para as crianças — diz a produtora Marina Tavares.

Além das apresentações musicais, serão realizadas atividades como oficinas de modelagem com argila e o jogo educativo Paralelepípedo Poema, projeto idealizado pelo arte-educador, compositor e músico Marcoliva; e a oficina com cascas da palmeira jerivá, com a artista Nita da Faces Brasil.

A Mafagafos, companhia de criação e pesquisa com foco na cultura da infância, também está no programa. O grupo de contação de histórias apresentará uma seleção de histórias e músicas.

Como toda a programação será ao ar livre, a organização estimula as pessoas a levarem toalha e comidinhas para um piquenique no parque.

O Hoje é Dia de Jazz Bebê é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Prefeitura de Florianópolis e conta com parceiros que acreditam que a cultura é peça fundamental na vida das pessoas e da sociedade. O evento é apresentado pelo Bistek Supermercados, tem apoio cultural do Corporate Park - Centro Empresarial e da Aurum - Softwares Jurídicos. Conta com apoio do Colégio Geração, da Com Frescura - Produções de Festas, da Parlenda, KNN Idiomas, Nita Faces Brasil e AAPLUZ - Associação Amigos do Parque da Luz.

Parque da Luz: memória da cidade

O Parque da Luz é uma área verde bem no Centro de Florianópolis, no alto da Rua Felipe Schmidt e próximo à cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz. O espaço de 37,5 mil metros quadrados foi criado graças à conscientização comunitária e ambiental. A ONG Associação dos Amigos do Parque da Luz, criada em 1997, tem uma atuação ativa para salvaguardar e preservar a área de grande valor histórico e paisagístico para a cidade. No local há área de lazer, passeio para pedestres, campo de futebol, viveiro de árvores frutíferas, bancos e mesas, entre outros equipamentos. O Parque é parte da memória da Capital: já foi denominado Colina da Vista Alegre, Morro do Barro Vermelho, Morro do Estreito ou Morro do Vieira.  

Programação

14h - Início das Oficinas
14h30 - Cia Mafagafos - Contação de histórias
15h - The Mind Gap - Show instrumental
15h45 - Interação Musical com os Músicos
16h15 - Cia Mafagafos - Contação de histórias
16h45 - The Mind Gap - Show instrumental
18h – Encerramento

Agende-se

Hoje é dia de jazz bebê
Domingo, 27/5, das 14h às 18h
No Parque da Luz, Centro, Florianópolis
Gratuito

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

A edição do mês de maio do Beira-Mar em Movimento chega repleta de atrações interativas para divertir o público neste domingo (27). O projeto, que já se consolidou como um dos principais eventos públicos ao ar livre da cidade, terá programação especial das 14h às 18h e proporcionará momentos de integração e diversão para pessoas de todas as idades. 

O Beira-Mar em Movimento deste mês conta com a parceria da Unimed por meio do programa AtivAção que realizará Treinamento Funcional, das 14h às 17h, Aula de Pilates às 15h e Aferição de Pressão e Glicemia entre as 14h e 18h. Os visitantes poderão conferir ainda uma Exposição de Carros Antigos, além de participar de uma sessão especial de Contação de Histórias a partir das 15h. 

A tarde será repleta de atividades interativas e de lazer para o público com a presença de brinquedos infláveis, jogos de Vôlei de Praia e a realização de brincadeiras e gincanas. Para quem quiser mudar o visual, o evento oferecerá serviço de corte e cabelo e aula de Reiki por meio do Projeto Bem Estar.

A guarnição da Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina estará presente nesta edição para divertir a garotada com passeios a cavalo pelo local. A edição de maio do Beira-Mar em Movimento também foi o local escolhido pelos pilotos de Drones, que realizarão o Encontro Catarinense de Drones e Pilotos na Beira-Mar de São José. 

O evento é realizado sempre no último domingo de cada mês pela Prefeitura de São José por meio da Fundação de Esporte e Lazer. Em caso de chuva, a programação poderá ser cancelada e o aviso será feito pelas redes sociais da FMEL e da Prefeitura de São José. 

Serviço

O quê: Beira-Mar em Movimento

Quando: domingo (27) das 14h às 18h

Onde: Beira-Mar de São José 

Entrada: Gratuita 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O governador Eduardo Pinho Moreira reafirmou neste início de final de semana, que a questão relacionada à alíquota dos combustíveis precisa ser resolvida pelo Governo Federal. "Santa Catarina já cuidou disso e essa crise precisa ser resolvida por Brasília que concentra 65% dos impostos do país", afirmou durante visita ao Cigerd (Centro de Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina), onde o Governo do Estado mantém operação para garantir os serviços essenciais durante a paralisação dos caminhoneiros.

"Esse aumento de combustíveis precisa ser diluído ao longo do tempo. É uma construção que envolve o Governo Federal e por isso nosso secretário da Fazenda, Paulo Eli, está em Brasília nesta sexta-feira para participar dessa discussão", concluiu o governador, destacando que a Petrobras foi corroída pela corrupção durante anos e a população não pode pagar essa conta.

As alíquotas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) cobradas dos combustíveis variam de Estado para Estado. Em Santa Catarina, o percentual sobre a gasolina é 25% e sobre o óleo diesel é 12%, os menores do Brasil. “Santa Catarina tem a gasolina mais barata do Brasil porque é o único Estado em que o ICMS custa menos de R$ 1 por litro”, diz o secretário de Estado da Fazenda (SEF/SC), Paulo Eli.

As alíquotas nos outros Estados para gasolina variam de 25% a 34%. Segundo dados da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), referentes à segunda quinzena de maio, os catarinenses pagam R$ 0,980 de ICMS por litro de gasolina. O Rio de Janeiro paga o tributo mais elevado – R$ 1,607 por litro da gasolina.

O secretário Paulo Eli explica que a base de cálculo para arrecadação da gasolina hoje em Santa Catarina é R$ 3,92. “Ou seja, os postos de gasolina do Estado pagam ICMS até este valor. O que é vendido acima não entra na arrecadação do Estado. Portanto, a crise que está acontecendo agora não é em função do ICMS”, salientou.

Já sobre o óleo diesel, as alíquotas variam de 12% a 25% em outros Estados. A base de cálculo da segunda quinzena de maio do diesel é de R$ 3,24. Em Santa Catarina, hoje, é cobrado de ICMS R$ 0,374 a cada litro enquanto no Amapá, que tem o maior tributo estadual, a taxa é de R$ 0,999 por litro.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O Jornal Informe é uma rede de jornais de circulação em Caçador (sede) e Florianópolis 

Editor: Adriano Ribeiro
Telefone: (48) 3733-6977
Plantão: (48) 9922-8133
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.