Fone: (48) 3733-6977 | redacaofloripa@jornalinforme.com.br

 

Adriano Ribeiro

Adriano Ribeiro

Adriano Ribeiro é colunista do Informe e traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e Floripa/São José.
Fones: Caçador (49) 8843-4213 - Florianópolis (48) 9922-8133

E-mail: redacaofloripa@jornalinforme.com.br

Twitter: @adrianoinforme

O Beiramar Shopping realiza nesta sexta-feira, 15 de dezembro, o primeiro sorteio da campanha ‘Tempo de Sonhar’, que premiará um cliente com um Land Rover Discovery Sport. “Automóveis de luxo são o mote de nossos prêmios, que podem ser conferidos pelo público durante todo período de vigência da campanha. Natal é tempo de imaginar, de sonhar, de prospectar coisas boas, e com esse conceito trazemos a campanha ‘Tempo de sonhar’, tendo como mensagem-chave que essa será a nossa forma de desejar felicidade em dobro para nossos clientes”, destaca Carlos Pamplona Jr, gerente de marketing do Beiramar Shopping.

O sorteio será no piso L2 a partir das 19 horas. Com investimento superior a um milhão de reais, a expectativa do Beiramar Shopping é superar a participação de clientes únicos da campanha de Natal de 2016. “No último ano tivemos um crescimento recorde, sendo uma campanha histórica para o empreendimento. Nesta linha, temos um grande desafio para o Natal 2017, mas estamos confiantes e os lojistas apostam num crescimento para o período, uma vez que a troca de cupons vem numa crescente e temos certeza que esta campanha será um grande sucesso”, completa Pamplona.

A expectativa dos empreendedores e dos lojistas é de um crescimento médio de 10% no volume de vendas em comparação com o ano de 2016. A presidente da Associação de Lojistas do Beiramar Shopping, Izabel Costa, destaca que nestes primeiros 10 dias do mês de dezembro já foi possível sentir um aquecimento no comércio. “Comparando com a mesma data do ano passado, tivemos um movimento maior e a tendência e seguir com essa crescente. Dia 16 já teremos também o horário ampliado de atendimento ao público”, finaliza.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

 O Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), fórum composto por 40 entidades representativas, definiu as pautas prioritárias para 2018. Bandeiras já conhecidas, como a criação da Região Metropolitana, o combate ao comércio ilegal e o Contorno Viário continuam no radar do conselho, que busca maior celeridade na solução dessas matérias

A aprovação da lei que cria a Região Metropolitana de Florianópolis segue como uma das principais reivindicações. O projeto, que havia sido retirado de pauta da Assembleia Legislativa a pedido de prefeitos, foi reestruturado e será novamente colocado para apreciação. Novas reuniões devem ocorrer após o recesso parlamentar.

Para Jaime Ziliotto, coordenador do COMDES, a entidade deve dobrar esforços para auxiliar na resolução dos problemas comuns aos municípios da região metropolitana. “Somos um grupo formado por entidades representativas e, como tal, temos o objetivo de supervisionar e trabalhar para que compromissos firmados sejam cumpridos no devido prazo. Continuaremos agindo para que questões importantes dos nossos municípios estejam sempre em prioridade. ”, destaca. Ele segue no posto até fevereiro, quando será escolhido um novo coordenador para o COMDES.

As ações de combate ao comércio ilegal também devem ser intensificadas. A intenção é restringir a atuação de vendedores ambulantes não credenciados que comercializam produtos de qualidade e procedência duvidosas. Em paralelo, duas obras de infraestrutura continuam merecendo atenção: o Contorno Viário e o acesso ao aeroporto. Em novembro o COMDES participou de audiência pública na Alesc com o presidente da ANTT para pressionar pela conclusão da obra do contorno na BR 101. O novo prazo ficou estabelecido para 2020. Em relação ao novo aeroporto, a preocupação se concentra nas vias de acesso. De acordo com o Conselho, é imprescindível que as vias sejam finalizadas antes da conclusão das obras do novo terminal de passageiros.

Outra questão considerada relevante pelo COMDES é o projeto de reaproveitamento de resíduos orgânicos e esgoto como fontes de biogás para geração de energia. A iniciativa é da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) e conta com o apoio do Conselho. Uma parceria com a CELESC está sendo negociada e a expetativa é que tenha desfecho positivo já no primeiro semestre de 2018.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

 

Nesta semana Florianópolis começou a receber novas opções para esporte e prática de exercícios, as Estações de Ginástica e Alongamento. Serão 45 em toda a cidade, sendo 05 adaptadas e 40 tradicionais. Duas já foram instaladas, no Porto da Lagoa  e em Canasvieiras. Na próxima semana outros oito pontos do Município passam a ter os equipamentos. O prazo para a instalação de todas as academias é 30 de janeiro de 2018.

As Estações de Ginástica e Alongamento não têm recurso da Prefeitura. Para a instalação foi realizado chamamento público para que empresas interessadas custeassem o projeto com a contrapartida do direito de publicidade dos espaços. A empresa Mude foi selecionada após avaliação de Comissão formada por integrantes do Ipuf, Floram e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude.

Estão previstas Estações na Beira-mar Continental, Beira-mar Norte, Saco dos Limões, Santa Mônica, Praia Mole, Joaquina, Ingleses, Canasvieiras, Jurerê, Lagoinha, Santinho, Carianos, Campeche, Ribeirão da Ilha, entre outros. Todas as áreas onde existem Arenas de Esporte de Praia também receberão as academias e outras estão em análise para identificar a viabilidade da instalação.

As Estações de Ginástica e Alongamento tradicionais são compostas por: 

  • 1 barra fixa
  • 1 barra fixa com pontas anguladas
  • 1 barra fixa paralela de pegada neutra
  • 1 pegada paralela com opções de escolha para diferentes amplitudes de movimentos
  • 1 suporte para vários tipos de exercícios de fortalecimento muscular, alongamento e flexibilidade de membros superiores, inferiores e musculatura da coluna vertebral
  • 1 barra fixa de altura de pegada neutra fechada com formato triangular
As Estações adaptadas oferecem um mínimo de quatro posições para pessoas com deficiência, com exercícios de barra para musculatura das costas, paralela para movimentos do peitoral e braços e "bicicleta de mão" para a mobilidade de membros superiores. Todas as áreas de circulação no equipamento possuem largura suficiente para mobilidade dos usuários e ainda guarda-corpo e fitas de segurança para evitar acidentes e garantir a qualidade dos exercícios. Todas as estações apresentam painel de orientação.

Nas academias será possível realizar diversos exercícios como flexão de braços e quadril, movimentos para estímulo da região de tríceps e peitoral, abdominal e oblíquo, entre outros.

A manutenção, reposição de peças e jardinagem dos locais também são de responsabilidade da empresa Mude, selecionada em chamamento público. O termo de cooperação entre empresa e a Prefeitura é de 60 meses, podendo ser renovado por mais 60 meses. Após esse período, os equipamentos tornam-se patrimônio de Florianópolis. 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Para inspirar ainda mais o público, o Beiramar Shopping traz para o vão central do empreendimento atrações culturais. Confira a programação atualizada. Além disso, a partir desde sábado, 16 de dezembro, o shopping passa a funcionar com horário ampliado: dias 16, 20, 21, 22 e 23/12 todas as operações funcionarão das 10h às 23h. No dia 24 de dezembro, das 10h às 17h. No dia 25 o shopping estará fechado. De 26 a 30 as operações terão funcionamento normal, das 10h às 22h e no dia 31 de dezembro das 11h às 17h.

Atrações:

Data

Horário

O que

Local

14/dez

19h30

Bandinha do Papai Noel

Tour por todo o shopping

15/dez

19h

Violinista – apresentação Solo

Vão Central

16/dez

19h

Grupo Som da Vida – Coral da Aebas

Vão Central

17/dez

19h30

Bandinha  do Papai Noel

Tour por todo o shopping

18/dez

19h

Violinista

Vão Central

19/dez

19h

Violinista

Vão Central

20/dez

19h

Associação Coral Besc

Vão Central

21/dez

19h30

Bandinha  do Papai Noel

Tour por todo o shopping

23/dez

19h

Violinista

Vão Central

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Com uma programação diferenciada, o centro da Capital receberá nos dias 15 e 16 de dezembro a primeira edição da Festa de Natal, com a proposta de estimular a população a prestigiar as atrações natalinas, assim como aproveitar o horário especial do comércio, que nesta sexta-feira (15) ficará aberto até as 20h e no sábado (16) até as 18h.

Promovido pela CDL de Florianópolis em parceria com a Prefeitura Municipal, a Festa de Natal reunirá apresentações itinerantes, intervenções artísticas e culturais, oficina de cartões, espaço kids e a chegada do Papai Noel, além de espaços de convivência e descanso, oferecendo mais conforto às pessoas nas principais ruas do centro da cidade. 

Para Lidomar Bison, presidente da CDL de Florianópolis, o evento é um momento saudável para proporcionar a convivência e a interação das pessoas com o centro da capital. “Momentos de lazer com segurança trazem a sensação de pertencimento, civilidade e ocupação de forma social dos locais públicos da cidade”, ressalta Bison.

O evento envolverá as ruas Felipe Schimdt, Jerônimo Coelho e Conselheiro Mafra, assim como a parte leste no entorno das Praças XV de Novembro e Fernando Machado. Nestes dois dias, esses locais estarão preparados para receber o público para curtir boa música na companhia de amigos e familiares.

O encontro faz parte da programação natalina da cidade e foi preparado com objetivo de aumentar o convívio e a humanização na região Central, como também transformar o centro em um moderno ponto de encontro também à noite e nos finais de semana.

Programação

Dia 15/12 (sexta-feira)

Das 14h às 20h

- Oficina de Enfeites Natalinos na Jerônimo Coelho

- Espaço Kids na rua Conselheiro Mafra

- Decoração especial e áreas de convivência na rua Felipe Schimdt

14h30 – Mensageiros de Natal 

16h – Banda dos Papais-Noéis 

17h – Apresentação de dança

19h – Chegada do Papai Noel para sessão de fotos em frente ao ARS

Centro Histórico

Das 14h às 20h – Oficina de cartões natalinos em frente a Praça Fernando Machado

15h - Banda dos Papais-Noéis 

16h - Apresentação de dança

Dia 16/12 (sábado)

Das 9h às 18h

- Oficina de Enfeites Natalinos na Jerônimo Coelho

- Espaço Kids na rua Conselheiro Mafra

- Decoração especial e áreas de convivência na rua Felipe Schimdt

13h – Banda dos Papais-Noéis 

14h – Apresentação de dança

16h – Mensageiros de Natal 

17h – Chegada do Papai Noel para sessão de fotos em frente ao ARS

Centro Histórico

Das 9h às 18h – Oficina de cartões natalinos em frente a Praça Fernando Machado

11h – Banda dos Papais-Noéis 

13h – Apresentação de dança

Serviço

O quê? Festa de Natal

Local: Ruas Felipe Schimdt, Jerônimo Coelho e Conselheiro Mafra, assim como a parte leste no entorno das Praças XV de Novembro e Fernando Machado e rua João Pinto.

Data e horário: dia 15/12 das 14h às 20h e dia 16/12 das 9h às 18h.

 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

 

A Prefeitura de São José está realizando a convocação dos professores ACTs (Admitidos em Caráter Temporário) para o ano letivo de 2018. Para organizar o processo, a Secretaria Municipal de Educação montou um cronograma para a escolha das vagas. Os educadores selecionados terão os dias 19, 20 e 21 de dezembro para a primeira chamada pública.

As escolhas de vaga para os professores aprovados no processo seletivo serão realizadas em três dias, no Centro Educacional Municipal (CEM) Antônio Francisco Machado (Forquilhão), localizado na Rua Pedro Paulo de Abreu, no bairro Forquilhinha.

Na próxima terça-feira (19), os professores de Educação Infantil, Artes, Português, Matemática, Filosofia, Química, Ciências/Biologia, Sociologia e Geografia serão os primeiros a escolher as vagas, das 13h30min até às 16h. Para facilitar o processo, cada categoria terá um horário de atendimento. O quadro completo de horários pode ser consultado em www.saojose.sc.gov.br.

Os professores das áreas dos Anos Iniciais, Prática de Leitura e Escrita (PLE), Escola em Tempo Integral e Alfabetização EJA; artesanato, Física, Inglês, Língua Brasileira de Sinais, História, noções de Direito e auxiliares de sala e ensino devem escolher vaga na quarta-feira (20), das 8h até às 10h15min, com retorno ao atendimento às 13h30min até às 15h.

Já os profissionais de auxiliar de ensino da Educação Especial (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e da Educação Infantil, Educação Física e Informática podem comparecer ao CEM na quinta-feira (21), a partir das 8h.

O processo seletivo, que teve 4.581 inscritos, contou com duas etapas para a nota final dos candidatos: a prova escrita e a prova de títulos, ambas realizadas em outubro, conforme o edital nº 004/2017. 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

Oposição começa cobrar promessas de campanha

Faltando menos de um mês para o governo Gean Loureiro (PMDB) completar um ano de mandato, começam a surgir as primeiras críticas em relação a promessas de campanha eleitoral não cumpridas. É natural que no primeiro ano a oposição dê um fôlego para os governos eleitos. Em Florianópolis especialmente, diante de como o atual prefeito assumiu a prefeitura. Mas, as gorduras já foram queimadas e a lua de mel já terminou.

Nesta semana na Câmara Municipal surgiram as primeiras críticas em relação ao governo. O vereador Pedro Silvestre (PP) lembrou que Gean prometeu durante a campanha inaugurar a obra do Elevado Rio Tavares, no Sul da Ilha, ainda no seu primeiro ano de governo. “Prefeito, sua palavra ainda vale alguma coisa”, questionou o vereador. “Vossa excelência prometeu o Elevado do Rio Tavares, bem como o Continente está esperando a inauguração da UPA, ainda neste primeiro ano”, disse Pedrão.

O vereador Afrânio Boppré (PSOL) lembrou que Gean dizia na campanha que “não é promessa, é compromisso”. Já o vereador Vanderlei Farias (PDT) ressaltou que ambas as obras foram deixadas em atraso pelo ex-prefeito Cesar Souza Júnior (PSD), porém, não eximiu Gean da culpa pelo fato das obras ainda estarem abandonadas. O vereador Marquito (PSOL) lembrou também o Alô Doutor. “Essa foi mais uma das grandes promessas enganosas que não aconteceram”, disse.

Segurança

O vereador Maikon Costa (PSDB) fez um pronunciamento na Câmara cobrando do Governo do Estado investimentos na área de segurança pública em Florianópolis. “É vergonhoso como o governador e o secretário de Segurança tratam Florianópolis”, disse, salientando que “o nível crescente de violência em Florianópolis é sem precedentes”.  

Isenção de IPTU para pacientes

Está de parabéns o vereador Tiago Silva (PMDB)  que elaborou  um projeto de  lei complementar, já aprovado e sancionado, que isenta integralmente do pagamento de IPTU os pacientes de doenças graves. A lei, regulamentada pelo Decreto Municipal 12608/2014, garante, de maneira simplificada, a gratuidade no imposto em imóvel residencial  em nome do paciente ou parente de primeiro grau para famílias com renda de até 5 salários mínimos.

“Quem sofre com uma doença grave como câncer ou HIV já tem muito que se preocupar, e essa lei vem dar mais segurança e garantias para pessoas que neste momento estão precisando de toda ajuda do poder público”, disse o vereador Tiago Silva.  A diretora do Cepon, Dra. Maria Tereza Evangelista Schoeller completa lembrando que “essa economia passa a ser de extrema importância, pois o paciente pode reverter esse valor para seu tratamento e, consequentemente, sua própria saúde.”

Apesar de ser uma grande vitória para os pacientes das doenças assistidas, a lei é pouco conhecida. Tiago Silva, em visita ao Cepon na última terça feira, ficou assustado com a falta de informação dos pacientes sobre este direito. “Tão importante quanto aprovar uma lei desta, é fazer ela ser divulgada, chegar aos moradores, para que eles possam ser beneficiados”, disse o vereador.

Força jovem na política

Um dos prodígios do Colegiado do Prefeito Gean Loureiro (PMDB), Procurador-Geral Diogo Pitsica, almoçou com a cúpula jovem na Macarronada Italiana na última sexta-feira (8). Ele se juntou ao representante dos jovens da gestão, o Coordenador de Juventude Fernando Fernandes (PMDB), para recepcionar o Secretário Nacional de Juventude, Assis Filho (PMDB). Filho veio de Brasília especialmente para participar da assinatura do termo de cooperação entre a prefeitura de Florianópolis e a UDESC que dará a possibilidade dos jovens acadêmicos da universidade realizarem estágio obrigatório curricular na administração municipal. Ação ganha-ganha que abre o horizonte dos estudantes e qualifica o serviço público da cidade foi idealizada pelo Coordenador de Juventude da Capital. 

No sábado, Assis que também é o atual Presidente Nacional da Juventude do PMDB, seguiu para Balneário Camboriú para prestigiar a Convenção Estadual da JPMDB/SC, onde o vereador de Canoinhas Paulo Basílio se elegeu Presidente, tendo em sua chapa Fernandes como Secretário-Adjunto.

Aliás, registro seja feito, inegável que o ano de 2017 foi de muitas conquistas para o atual Coordenador da Juventude, seu trabalho a frente da juventude na gestão do Prefeito Gean, projetou reconhecimento à nível nacional, tendo sido eleito para ocupar a Diretoria Institucional do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude e ainda conquistou uma cadeira de Conselheiro no Conselho Nacional de Juventude, cadeira essa nunca antes conquistada por Santa Catarina. 

TJ absolve deputado João Rodrigues

A Segunda Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu, nesta terça-feira (12), por votação unânime, por votação unânime, reformar por completo a sentença do juiz de direito da 1ª Vara da Fazenda, Acidentes do Trabalho e Registro Público de Chapecó, Selso de Oliveira, que condenava o ex-prefeito de Chapecó e atual deputado federal João Rodrigues (PSD), e o município de Chapecó.
O Ministério Público ajuizou Ação Civil Pública, em 2011, alegando irregularidades na pintura de prédios públicos de Chapecó.  A alegação do MP era de que Rodrigues, enquanto prefeito de Chapecó, no mandato de 2005, teria determinado a pintura e decoração de prédios e bens públicos municipais com as mesmas cores – azul com letras em branco – e layout gráfico que identificam o partido ao qual era filiado na época (DEM).

Bebidas alcoólicas

Os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, em São José, serão obrigados a estampar endereço e telefone do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Esta é a proposta do vereador Moacir da Silva (PSD) aprovada pela Câmara Municipal de São José na Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (11).

De acordo com o autor do Projeto de Lei nº 135/2017, a informação é o melhor caminho no combate à dependência química. "Estatisticamente é sabido que muitas vezes no próprio ato do consumo a pessoa tem consciência da necessidade de buscar ajuda e não sabe onde. Nosso projeto visa possibilitar que consigamos avançar na política do combate da dependência química, haja vista que ela não tem cura", explicou.

Os estabelecimentos que não cumprirem a legislação serão punidos com infração sanitária.

Colombo da a Senha

Governador do Estado, Raimundo Colombo (PSD) confirmou nesta quarta-feira (13) que inicia o processo de transição administrativa no final de janeiro de 2019. Ele vai se afastar do cargo para concorrer a uma vaga no Senado Federal. O governo será assumido pelo vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB).

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

 

 

A Polícia Civil, por meio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), após um ano de investigação, deflagrou nesta quarta-feira, 13, a operação Zoológico, visando desarticular organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro decorrente da exploração do jogo do bicho. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e nove conduções coercitivas.

Além dessas medidas, foi decretado, mediante representação da autoridade policial, o bloqueio de ativos financeiros de 15 pessoas físicas e jurídicas, planos de previdência privada, sequestro de 14 imóveis, 18 veículos e dois estabelecimentos comerciais, inclusive com a nomeação de administrador judicial. As diligências estão sendo realizadas nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça.

A organização criou, ao longo dos anos, empresas de fachada para dissimular a entrada do dinheiro proveniente do jogo do bicho, bem como para contratar funcionários responsáveis em realizar a coleta do dinheiro das apostas. A banca investigada arrecada anualmente cerca de R$ 13,5 milhões e conta com aproximadamente dois mil locais de aposta na Grande Florianópolis. 

A operação Zoológico é uma alusão aos 25 animais que estão relacionados no jogo do bicho. Esse jogo foi criado no Brasil em 1892 pelo barão João Batista Viana Drummond com a finalidade de aumentar a frequência no zoológico do Rio de Janeiro. Participam da operação 45policiais civis da Deic.

Detalhes da operação serão fornecidos em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 14, às 10h, no auditório da Deic.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O crime organizado que domina o tráfico de drogas em Florianópolis mais uma vez mirou suas armas contra o Estado. Vários atentados foram registrados na madrugada desta quarta-feira (13) em diversos pontos de Florianópolis.

O caso mais emblemático envolveu ataques a tiros contra a 2ª Delegacia de Polícia localizada no bairro Saco dos Limões, no início da madrugada deste terça. Nenhum dos policiais de plantão foi ferido.

Os bandidos também fizeram uma emboscada para a polícia no túnel Antonieta de Barros, sentido Centro-bairro. Por volta da 1 hora da madrugada foi gerado um chamado de ocorrência de veículo incendiado no local. O Corpo de Bombeiros não encontrou nenhum carro incendiado. Já a Polícia Militar quando chegou ao local, foi alvo de disparos que vieram do Morro do Mocotó. Ninguém saiu ferido.

Mais tarde, três veículos que estavam estacionados à margem da rodovia SC-406, em Ingleses, Norte da Ilha, foram incendiados. Dois tiveram destruição total e um parcial. Já por volta das 4 horas da madrugada, no bairro Balneário, no Continente, outro carro foi roubado e incendiado próximo ao posto da Polícia Militar.

Até o momento ninguém foi preso pela autoria dos atentados. A polícia está investigando se os crimes tem relação com a perseguição e morte de um bandido, ocorrida terça-feira (12), no Norte da Ilha. Leia matéria completa clicando aqui.

 MORTE NA CHICO MENDES

Já no início desta quarta-feira (13), um homem morreu por disparos de arma de fogo na comunidade Chico Mendes, região Continental de Florianópolis. De acordo com informações de testemunhas, aconteceu no local uma troca de tiros intensa e outros três homens foram baleados. A ocorrência está em andamento neste horário de 8h30min.  Com mais esta morte, a Capital chega a 164 assassinatos neste ano de 2017.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

 

 

Escorregador, balanço, escada, escalada, ponte pênsil e basquete. Elementos que auxiliam na percepção sensorial, valorizando os espaços lúdicos. E claro, garantem muita diversão para a criançada. Assim, foi inaugurada na Creche Municipal de Florianópolis Lausimar Maria Laus, no Rio Vermelho, uma casinha elevada.

A proposta surgiu após um passeio que os pequenos fizeram com a professora Patricia Nunes, quando brincaram em uma casinha semelhante. Com o apoio das profissionais Rosinete Luiza Vieira e Wania Aguiar da Silveira, Patricia percebeu o quanto as crianças tinham aproveitado e gostado do espaço e teve a ideia de reproduzi-lo na unidade.

A professora é integrante da Associação de Pais e Professores (APP) e sendo a responsável pelo diálogo com as crianças, discutiu a ideia com elas, que demonstraram muito interesse. Ela conta que o objetivo principal era criar um espaço que pudesse ser disponibilizado para todas as faixas etárias, garantindo o acesso e a interação entre todas as crianças da unidade.

A casinha foi colocada em prática graças a uma parceria da APP e do Conselho Escolar, bem como de colaboradores. No decorrer da construção houve a colaboração e participação do secretário adjunto de Educação Luciano Formighieri e do engenheiro Júlio Cesar da Silva, aconselhando e colaborando na proposta.

Patricia conta que foi possível verificar a interação afetiva das crianças com os brinquedos propostos. “Percebemos a alegria e a euforia dos pequenos, correndo de um lado para o outro, subindo, descendo, dependurando-se, permitindo-os a experimentar, pensar, sentir emoções distintas, cooperar, decidir, construir e descobrir o entrelaçamento da criança e seu mundo”.

 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: INFORME FLORIPA

O Jornal Informe é uma rede de jornais de circulação em Caçador (sede) e Florianópolis 

Editor: Adriano Ribeiro
Telefone: (48) 3733-6977
Plantão: (48) 9922-8133
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.