Força-tarefa encaminha 57 pessoas em situação de rua para acolhimento em noite fria de Florianópolis

Além do acolhimento, a Passarela da Cidadania, abrigo para pessoas em situação de rua, fornece vagas em cursos profissionalizantes que auxiliam a reinserção profissional do público atendido

0
625

Nesta segunda-feira, 14 de junho, a noite fria de Florianópolis fez com que a força-tarefa DOA fosse intensificada no Centro de Florianópolis. Somente na ação, 57 pessoas em situação de rua aceitaram o apoio da administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, e foram encaminhados para abrigos, onde terão acessos a comida, banho, doação de roupas, além de todos os acompanhamentos psicossociais necessários na Passarela da Cidadania.

Participaram da força-tarefa a Secretaria de Assistência Social, Guarda Municipal, Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Conseg, e Instituto Geral de Perícias.

Reinserção profissional

Além do acolhimento, a Passarela da Cidadania, abrigo para pessoas em situação de rua, fornece vagas em cursos profissionalizantes que auxiliam a reinserção profissional do público atendido. Os cursos, com carga horária de três horas, são uma parceria entre a ONG Nurrevi e a TSS Capacitações. A ação faz parte do trabalho desenvolvido pela equipe do espaço e da Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Assistência Social, para garantir a reinserção profissional das pessoas em situação de rua.

Na Passarela da Cidadania as pessoas encontram acolhimento completo, com refeições, capacitações, cama para pernoite, atendimento psicossocial, atendimento com equipe de enfermagem, doação de roupas, kits de higiene, entre outras atividades.

O trabalho desenvolvido na Passarela da Cidadania acontece por meio da Secretaria de Assistência Social, ONG Nurrevi, voluntários e doações da rede Solidária Somar Floripa. A parceria possibilita que os acolhidos no espaço tenham a chance de receber mais oportunidades para resgate da cidadania.