Brasil tem 1 milhão de cegos e 70% desses casos poderiam ser evitados

Para chamar a atenção para esse problema, foi criado o Dia Mundial da Saúde dos Olhos.

0
629

Grande parte da população só se lembra de procurar um oftalmologista quando a visão dá sinais de que algo está errado. O problema desse costume é que algumas doenças oculares são silenciosas e quando de fato aparecem já não possuem tratamento e alguns pacientes perdem a visão. Para alertar a população sobre os riscos que correm ao não procurar um especialista regularmente, foi criado o Dia Mundial da Saúde dos Olhos, no dia 10 de julho.

O Brasil tem 1 milhão de cegos e 4 milhões de deficientes visuais sérios, números estimados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O mais alarmante é que, em média, 70% desses casos poderiam ser evitados ou tratados. Isso significa que 700 mil brasileiros, hoje cegos, poderiam estar enxergando, caso tivessem descoberto a doença a
tempo. Para evitar que isso aconteça é simples: consulte um oftalmologista regularmente.

Além das consultas, alguns cuidados com os olhos podem fazer a diferença na prevenção. A médica oftalmologista e diretora clínica do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), Cláudia Nascimento, lembra que a higiene é uma das principais ações de prevenção.
“Evite coçar os olhos, pois além dessa prática causar trauma, as mãos nem sempre estão limpas; remova a maquiagem antes de dormir; evite a exposição dos olhos ao sol; e utilize colírios somente quando necessário, com prescrição médica”, recomenda.