Conscientização sobre uso seguro da energia elétrica é tema de concurso

Os alunos serão premiados com tablets, medalhas, troféus e certificados.

0
542

Difundir os conceitos e práticas sobre o uso seguro da energia elétrica entre crianças, jovens, professores e familiares. Esse é o objetivo do Concurso Nacional de Redação, Desenho e Vídeo, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) em todo o país e, em território catarinense, com a parceria da Celesc.

As inscrições para participar da 10ª edição estão abertas até 31 de julho e podem participar estudantes de 6 a 18 anos, completados até 31 de dezembro de 2021, regularmente matriculados em escolas da rede pública do estado (municipais, estaduais e federais) e do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac. Os alunos serão premiados com tablets, medalhas, troféus e certificados. Os interessados podem acessar o regulamento do concurso no site da Abracopel, neste link [1]. “Pelo sexto ano consecutivo, a Celesc é parceira da Abracopel para realizar o concurso. A cada ano, o estímulo para que estudantes
participem reforça a pertinência do tema no ambiente escolar e familiar. Em 2020, Santa Catarina foi a vice-campeã do país em número de inscrições, e foi novamente a campeã em número de escolas e municípios, com diversos trabalhos classificados para a etapa nacional”, destaca o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins.

Participação expressiva

No ano passado, 203 alunos de 17 escolas do estado se inscreveram no concurso, e salvo os casos dificultados pela pandemia, 9,5 mil estudantes de 15 municípios catarinenses foram impactados pela ação. Ao final, 50 alunos de Santa Catarina foram premiados no Estado, sendo que desses, 22 também foram pela categoria Nacional.

Para alcançarmos novamente um número considerável de inscritos neste momento em que estamos vivendo, algumas adaptações foram sendo feitas, a exemplo de materiais de orientação para os professores orientadores e palestras virtuais.

O estudante deve produzir conteúdos que mostrem os perigos associados ao uso incorreto e inseguro da eletricidade e também que incentivem a busca de soluções para evitar riscos à vida e ao patrimônio. O candidato pode usar como referência livros, jornais, revistas e
conteúdos certificados de Internet como fonte de pesquisa para a produção e desenvolvimento dos trabalhos. Os vencedores nas Etapas Estadual e Nacional serão divulgados em setembro deste ano, conforme cronograma inicial da Associação.

Além do link para as inscrições no site da Abracopel, também estão disponíveis os editais com os regulamentos das Etapas Regional e Nacional, a ficha de inscrição e outras informações.