Centro de Convivência de Florianópolis promove integração social com horta comunitária

Além dos benefícios para saúde física das crianças, os espaços promovem troca de experiências sociais, o que auxilia para sua saúde mental e fortifica vínculos e amizade

0
364

O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Costeira é um dos seis Centros próprios da Prefeitura de Florianópolis. O espaço possui atividades que promovem reinserção e integração social com diversas atividades. Uma delas é uma horta comunitária onde as crianças têm acesso à alimentos sem uso de agrotóxico. Além dos benefícios para saúde física das crianças, os espaços promovem troca de experiências sociais, o que auxilia para sua saúde mental e fortifica vínculos e amizade.

Os centros de convivência estão inseridos em regiões estratégicas, onde as crianças possam estar em situações de vulnerabilidade social. Além das atividades pedagógicas, sociais e culturais, que funcionam no contraturno escolar, são oferecidas ainda refeições e acompanhamento socioassistencial para as famílias das crianças atendidas.

Durante a pandemia, os Centros de Convivência realizaram atividades de maneira virtual, e, nesta semana, as atividades presenciais retornaram. O acesso aos serviços é feito em contato com o Cras de cada região que encaminha às demandas conforme avaliação técnica e necessidade de cada situação.