GTP programa ações para a Semana Nacional do Trânsito em Palhoça neste sábado (18)

Atividades iniciam neste sábado (18), na Praça das Bandeiras

0
504

Entre os dias 18 e 25 de setembro, é celebrada a Semana Nacional do Trânsito, em que diferentes entidades realizam ações em prol da segurança de motoristas, pedestres e ciclistas. A Prefeitura de Palhoça, por meio da Guarda de Trânsito (GTP), programou uma série de atividades, que inicia neste sábado (18).

A abertura da Semana Nacional do Trânsito em Palhoça será marcada por um evento na Praça das Bandeiras, das 14h às 18h. Haverá exposição de carros antigos e a escolinha de trânsito, com a já tradicional pistinha montada pelos agentes da GTP, com atividades para a criançada. Caso esteja chovendo no horário marcado, o evento será adiado.

A programação segue com uma blitz educativa no dia 20, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

No dia 21, será realizada uma palestra na empresa de transporte rodoviário de cargas fracionadas Translovato.

Também no dia 21, a GTP vai lançar o primeiro de dois vídeos preparados pelos agentes para esta Semana Nacional do Trânsito: um vídeo com orientações para ciclistas, que será lançado no dia 21, e outro com informações para pedestres, que será publicado no dia 23. “Esses vídeos são voltados para a orientação e segurança de ciclistas e pedestres, porque a Semana Nacional do Trânsito também fala de ciclistas e pedestres. No caso dos ciclistas, falamos sobre os equipamentos que eles têm que utilizar, as vestimentas; e com relação aos pedestres, onde eles devem atravessar uma rua, por exemplo”, explica a agente de trânsito Pamella Silva Schmidt.

No dia 22, a Guarda de Trânsito de Palhoça vai organizar uma blitz educativa, com foco em orientações para motociclistas, com a presença da Polícia Militar. “Na blitz educativa, nós fazemos uma palestra para os motoristas, entregamos nossas antenas corta-pipa e também passamos orientações sobre segurança, para evitar acidentes”, informa o coordenador da Guarda de Trânsito de Palhoça, Ezequiel Martins. A ação tem parceria com o Moto Clube Vela Preta, que presta apoio para a colocação das antenas e oferece dicas de manutenção para as motocicletas.

No dia 24, está programada uma ação na Praça Sete de Setembro, com a escolinha de trânsito da GTP, uma tenda do Hemosc (para estimular a doação de sangue) e a presença da agente da Guarda Municipal de São José Daiane Guedes, que traz a personagem Princesa Daiane para divertir a criançada.

Depois, a GTP ainda vai participar de um evento de encerramento da campanha no dia 26, em Florianópolis.

Responsabilidade salva vidas

A intenção dos agentes da Guarda de Trânsito de Palhoça com esta série de atividades é a de conscientizar a população sobre a necessidade de interagir com segurança nas ruas do município. “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, traz o slogan da campanha.

Estatísticas revelam que aproximadamente 90% dos acidentes de trânsito registrados no mundo todo são provocados por imprudência. O Brasil figura na lista dos 10 países que mais registram acidentes no planeta – só em 2020, foram 40 mil mortes no trânsito. Entre as principais causas, estão: embriaguez, excesso de velocidade e o uso de celular ao volante. “Isso mostra a necessidade de educarmos os nossos motoristas, para que tenham responsabilidade no trânsito, reduzindo o número de acidentes e salvando vidas”, expressa o secretário de Segurança Pública de Palhoça, Alexandre Silveira de Sousa.