Projeto Limpeza dos Mares programa ação em Florianópolis neste sábado (16)

Etapa Floripa será neste sábado (16) na praia de Canasvieiras e na Ilha do Francês

0
612
Etapa do Projeto Limpeza dos Mares ocorrida em Florianópolis, em 2019, na Lagoa da Conceição - Crédito: Mundo Mar/Divulgação

A 27ª etapa do projeto Limpeza dos Mares chega a Florianópolis neste sábado (16/10) para uma grande faxina coletiva na praia de Canasvieiras e na Ilha do Francês, no norte da Ilha de Santa Catarina. A ação é realizada pela ACATMAR (Associação Náutica Brasileira), Mundo Mar e Aqcuanauta Floripa.

Em setembro, em apenas duas horas de trabalho, os voluntários retiraram 2,5 toneladas de lixo das encostas e do fundo das águas do rio Camboriú, localizado nos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú. A Etapa Floripa está prevista para começar às 8h30.

A iniciativa acontece desde 2014 em vários locais do litoral de Santa Catarina. Em 26 etapas, mais de 113,2 toneladas de resíduos foram recolhidas do fundo das águas, praias e costões. O projeto tem como diferencial o mergulho, um trabalho que envolve profissionais da área, embarcações e muitos voluntários unidos pelo mesmo propósito.

Última etapa do Projeto Limpeza dos Mares ocorrida em Florianópolis, em 2020, na Lagoa da Conceição – Crédito: Mundo Mar/Divulgação

“O apoio de toda a comunidade e da iniciativa pública e privada é essencial para que o Limpeza dos Mares possa mergulhar fundo para retirar o lixo que ninguém vê. A ideia, além da retirada dos resíduos, é estimular uma grande mudança de hábito das pessoas com relação a preservação do meio ambiente”, afirma Michele Castilho, diretora da ACATMAR.

“Iniciativas que promovem o engajamento da comunidade como o Limpeza dos Mares, despertando o público para a cidadania, têm muito a agregar para nossa sociedade. O projeto é um exemplo prático de como a soma de pequenos esforços gera mudanças significativas”, diz Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de Marketing do Fort Atacadista.

Serviço:

Data: 16 de outubro, sábado, 8h30 às 13h;

Local: QG na praia Canasvieiras, em frente à Escola Acquanauta Floripa – Rua Antenor Borges, 394, Canavieiras – Florianópolis.

Realização:  ACATMAR, MUNDO MAR e ACQUANAUTA Floripa;

Patrocínio Mantenedor:  FORT ATACADISTA

Patrocínio: ARCELORMITTAL

Sitewww.limpezadosmares.com

Apoio ao evento: Boatlux Floripa, Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura e COMCAP.

Apoio ao projeto: Polícia Militar Ambiental de SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Companhia da Praia, MedLona, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Iate Clube Veleiros da Ilha, Paulista Balões, Plastkolor e o Programa Bandeira Azul

Prefeitura de Florianópolis apoia XXVII etapa do Projeto Limpeza dos Mares

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, vai apoiar a XXVII etapa do Projeto Limpeza dos Mares que vai acontecer no próximo sábado (16), na praia de Canasvieiras e na Ilha do Francês, a partir das 8h30. Realizado desde 2014 pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta Floripa, o evento contabiliza oito temporadas e 26 etapas, tendo recolhido mais de 113,2 toneladas de resíduos do fundo das águas, praias e costões do litoral catarinense.

É a primeira vez que a Capital sedia uma etapa neste ano de 2021 e o apoio da Prefeitura envolve diretamente a Superintendência de Limpeza Urbana, a Comcap e Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura. A última etapa do Projeto Limpeza dos Mares em Florianópolis ocorreu no ano passado, na Lagoa da Conceição.

Com a iniciativa que foca em pontos de grande concentração de lanchas de passeio, barcos pesqueiros e praias, a ACATMAR une poder público, voluntários e amantes da atividade náutica. Tudo isso, em prol da preservação da vida marinha e da navegação consciente. Além do que, segundo a associação, o Projeto Limpeza dos Mares tem “o objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre ações inconsequentes que, isoladas, podem não representar tantas perdas, mas com o tempo deixam nosso litoral depredado. Ações para retirada de resíduos do fundo das águas e palestras nas escolas são essenciais para que alcancemos a excelência que procuramos”.

Voluntários “Tartaruga” vão atuar na zona terrestre, na limpeza de toda a extensão da praia, incluindo o trecho do Rio do Brás que desemboca no mar, e na prainha da Ilha do Francês, enquanto voluntários “Estrela-do-mar” vão trabalhar na separação, catalogação e destino do lixo. Interessados em voluntariar-se devem efetuar inscrição através do site www.limpezadosmares.com. Já as vagas para voluntário “Golfinho”, destinadas a mergulhadores, os quais ficarão responsáveis pela limpeza da zona aquática, na Ilha do Francês e no entorno do trapiche de Canasvieiras, já foram preenchidas. Os voluntários “Tartaruga” e “Golfinho” irão até a Ilha do Francês de barco.

A organização do evento ressalta a importância dos participantes seguirem todos os protocolos de saúde, de modo que o uso de máscaras é obrigatório durante toda a ação, além da higienização das mãos e do distanciamento social. No mais, é recomendado levar garrafa de água ou copo reutilizável; par de luvas de preferência (mas também haverá para distribuição), capa de chuva, boné, e muda extra de roupa e calçado.