São José realiza etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação (Conae)

Atividades serão divididas em conferências preparatórias e plenárias.

0
459

Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o Fórum Municipal de Educação de São José promove a etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação (Conae). A etapa municipal em São José será realizada de forma on-line nos dias 26 e 27 de outubro, precedida por três conferências preparatórias nos dias 19, 20 e 21 de outubro.

São objetivos da etapa municipal da IV Conae: avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação (PME/SJ), analisando o cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, bem como os avanços e desafios; além de conclamar a sociedade para participar da elaboração e aprovação do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034.

Conferências Preparatórias

Em cada live preparatória, com duração aproximada de 50 minutos, será trabalhado um dos assuntos que compõem a temática. Professores da rede pública e privada, pais, comunidade escolar e profissionais de diversos segmentos são convidados a participar. Não é necessário fazer inscrição prévia. Confira a programação das lives:

1ª Live Preparatória: Inclusão – 19 de outubro, às 19h

Palestrantes: Jeane Rauth Probts Leite, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão DEPE/FCEE e Fabiana de Melo G. Garcez, supervisora de Atividades Educacionais Extensivas GECAE/FCEE

Link: https://www.youtube.com/watch?v=IziabntUcao

2ª Live Preparatória: Equidade – 20 de outubro, às 10h

Palestrante: Patrícia Brilhante Kuriki, psicóloga da rede municipal de ensino de São José

Link: https://www.youtube.com/watch?v=GryoZ1D0tWE

3ª Live Preparatória: Qualidade na Educação: Neurociência e Comunicação Afetiva – 21 de outubro, 19 h

Palestrante: Renata Aguilar, pedagoga e profissional de educação física

Link: https://www.youtube.com/watch?v=YDpon_wXaDk

Plenárias

Ao longo dos dois dias de plenárias (26 e 27 de outubro), terá apresentação do monitoramento do Plano Municipal de Educação e serão discutidos três eixos temáticos: O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas; Uma escola para o futuro: Tecnologia
e conectividade a serviço da Educação; e Criação do Sistema Nacional de Ensino (SNE): avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

São convidados a participar representantes: de organizações, entidades, segmentos sociais e setores; dos poderes Executivo e Legislativo; dos sistemas de ensino; das entidades de trabalhadores da educação; de órgãos públicos; de entidades e organizações de pais
e de estudantes; da sociedade civil; dos movimentos de afirmação da diversidade e dos conselhos e fóruns de educação, entre outros.

Para participar das plenárias, os interessados devem se inscrever no link: https://forms.gle/T68727jMmCSKkrhq8.

As propostas de emendas aprovadas nas etapas municipais da Conae serão sistematizadas na Etapa Regional para serem avaliadas e avançarem para as demais etapas (estadual e nacional).