Veja como será a vacinação Covid em São José e Palhoça nesta sexta (15)

Veja como será a vacinação de segundas doses e doses de reforço. Municípios aguardam recebimento de insumos para retomar a aplicação da primeira dose

0
602
Foto: Jeferson Regis/Secom PMSJ

São José aplica segunda dose e reforço de vacinação contra Covid-19 nesta sexta-feira (15)

São José continua aplicando a segunda dose e a de reforço do imunizante contra a Covid-19. A aplicação ocorrerá nesta sexta-feira (15) e poderão se vacinar aqueles que estiverem dentro do prazo. A primeira dose está suspensa até a chegada de novos insumos.

Ao todo 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão aplicando a segunda dose e a de reforço. Os imunizantes são os seguintes: Coronavac/Butantan; Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer. A dose de reforço está destinada, no momento, para pacientes com imunossupressão que já tenham tomado a segunda dose há 28 dias. Os profissionais da saúde e idosos com 60 anos ou mais que já completaram seis meses da segunda dose também podem receber a dose de reforço.

A Secretaria de Saúde reitera que a vacinação contra a Covid-19 é por demanda espontânea dos três imunizantes disponíveis na cidade, porém, a vacina Coronavac/Butatan está disponível somente nas Unidades de Saúde de Campinas, Serraria (novo) e Bela Vista neste formato. Nas outras UBSs é necessário o agendamento.

Os locais para vacinação são estes: Bela Vista, Real Parque, Serraria (novo), Goiabal, Ceniro Martins, Sertão do Maruim, Picadas do Sul, Barreiros, Forquilhas, Luar e Roçado, além de Campinas. O horário de atendimento das unidades é das 9h às 16h e em Campinas segue até às 21h.

Covid-19: veja como fica a imunização em Palhoça nesta sexta-feira (15)

A Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria de Saúde, informa que nesta sexta-feira (15) a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 (Pfizer e Coronavac) estará disponível para quem estiver no prazo de receber os imunizantes; e a aplicação do reforço (terceira dose) estará disponível para pessoas com idade a partir de 60 anos (respeitando o intervalo de seis meses de intervalo da segunda dose), imunosuprimidos (respeitando o intervalo de 28 dias de intervalo da segunda dose), e para os profissionais de saúde que tenham recebido a segunda dose da vacina há pelo menos seis meses. A imunização estará disponível para os profissionais que trabalhem ou residam em Palhoça e é necessário apresentar uma declaração de vínculo com o estabelecimento de saúde.

Conforme a Nota Técnica Nº 0048/2021 emitida pelo governo do estado de Santa Catarina, consideram-se trabalhadores da saúde indicados para receber a dose de reforço, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio como, por exemplo, recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde, conforme previsto no Ofício-Circular nº 57/2021/SVS/MS, de 12 de março de 2021, e OFÍCIO CIRCULAR Nº 156/2021/SVS/MS, de 11 de junho de 2021. Inclui-se, ainda, aqueles trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares, que atuam em programas ou serviços de atendimento domiciliar como, por exemplo, cuidadores de idosos, doulas e parteiras. Além disso, incluem-se os familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado, de forma que não estão incluídos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado. Ademais, estão incluídos os estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde, no que couber, desde que estejam em atividade de exposição ao coronavírus em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica.

A imunização pode ser realizada de segunda a sábado, na Estação Palhoça, entre as 9h e às 16h; no posto de vacinação da Praia da Pinheira, das 9h às 13h; ou no posto de vacinação do Shopping ViaCatarina, das 9h às 16h.