Pequenos negócios geram maioria dos empregos em SC
A Ampe Metropolitana atua desde 2010 com objetivo de criar um melhor ambiente de negócios para quem empreende ou quer empreender. Entre diversas iniciativas que realiza, estão análises de dados sobre a geração de empregos do Caged. Os dados de agosto mostram que 73,77% dos empregos foram gerados por pequenos negócios no estado de Santa Catarina. Foram 20.305 novos empregos, em todos os portes empresariais.
Entre as principais atividades geradoras, a área de Limpeza ocupou o primeiro lugar, com 1.861 novos postos de trabalho. Todas as regiões de Santa Catarina obtiveram resultados positivos de empregos nas MPEs, com destaque para Grande Florianópolis, Foz do Itajaí e Norte. “Os resultados mostram que estamos no caminho certo ao levarmos nossas propostas aos governantes, para criação de políticas públicas, e também ao investirmos na capacitação dos nossos empreendedores”, avaliou Piter Santana, presidente da Ampe Metropolitana.
Números comprovam importância do MEI
O boletim Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, mostrou que no segundo semestre deste ano foram abertas 1.420.782 empresas, o que representa um aumento de 1,9% em relação ao primeiro quadrimestre de 2021, além de aumento de 26,5% quando comparado com o segundo quadrimestre de 2020. Destas, 1.163.845 foram de Microempreendedor Individual.
O MEI é responsável por 57,4% dos negócios ativos do Brasil, além de representar 77,7% das empresas abertas no segundo quadrimestre deste ano. “É a comprovação da importância do apoio aos pequenos negócios”, avaliou Piter Santana, presidente da Ampe Metropolitana.
Ainda que tenha registrado a maior queda, com 54.011 MEIs abertos no segundo quadrimestre de 2021 (-4,0% em relação ao primeiro quadrimestre/2021), Santa Catarina apresentou crescimento de 27,5% em relação ao segundo quadrimestre de 2020.
Simples Nacional: Quem não quitar dívidas será excluído
A Ampe Metropolitana alerta a todas as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional que a Receita Federal poderá excluir da opção aquelas que estiverem em débito. Para verificar a situação da empresa, a Receita Federal notifica a devedora por meio do Simples Nacional de Domicílio Fiscal Eletrônico (DTE-SN). Portanto, a orientação é acessar o sistema. Caso tenha dívida, há duas formas de quitá-la: à vista ou parcelada.
O presidente da Ampe, Piter Santana, informa que para realizar o pagamento à vista basta imprimir o DAS no Portal do Simples Nacional ou via e-CAC. O parcelamento pode ser feito através do Portal da Receita ou do Simples, clicando em “Parcelamento e Pagamento” e a seguir em “Parcelamento Simples Nacional”.
Existe também o pagamento por compensação. Isso ocorre quando o contribuinte tem um pagamento a receber ou a reembolsar e deseja usá-lo para pagar o imposto. Deve ser feito por meio do portal Simples Nacional. Vá para “Serviços simples”, “Todos os serviços” e “Compensação sob demanda”.
O Simples é um sistema tributário instituído em 1996 e foi criado para promover a tributação das micro e pequenas empresas com faturamento anual de até 4,8 milhões de reais.
(Com informações do portal do governo federal)
A aposentadoria maior que um salário mínimo é possível para o MEI?
Nos últimos dois anos, muitos trabalhadores de carteira assinada resolveram abrir sua empresa e trabalhar por conta própria. Mas será que o MEI tem direito a aposentadoria? E esse valor pode ser superior ao salário mínimo e isso só dependerá de como o microempreendedor contribui, ou seja, qual o valor recolhido na guia DAS-MEI mensal. Ele será fundamental para determinar o quanto o mesmo receberá na aposentadoria.
A contribuição mensal e comum do MEI é feita na alíquota de 5% do salário mínimo, e essa contribuição não dá direito à aposentadoria por tempo de contribuição e nem a um valor de aposentadoria superior ao salário mínimo. Contudo, existe a possibilidade de realizar pagamentos complementares dessa contribuição mensal.
Assim, poderá ter acesso a valores de aposentadoria maiores do que o salário mínimo. Para efetuar esses pagamentos deverão pagar a Guia da previdência Social (GPS) separadamente ao INSS, com uma contribuição de mais 15%.
Com essa contribuição complementar, o MEI poderá se aposentar por tempo de contribuição, além de aumentar o valor do seu benefício de aposentadoria. Mas atenção! O valor do investimento mensal é alto, por isso sugerimos consultar um advogado especializado ou mesmo um contador. Procure a Ampe Metropolitana e saiba mais sobre esse assunto.
Natal mais feliz!
Faça o Natal de uma criança mais feliz! É com esse lema que a AMPE Metropolitana, a Associação dos Motoristas de Aplicativo de Santa Catarina e a Nós – Motoristas Unidos, abraçaram a causa de fazer mais alegre e divertido o Natal de crianças de três comunidades carentes da Grande Florianópolis: Brejarú (Palhoça), José Nitro (São José) e
Vila Aparecida (Florianópolis). Para participar é muito simples: basta entregar nos pontos de coletas um presente em boas condições. Informe-se na Ampe.
Junior Achievement capacita jovens em lives
A Junior Achievement de Santa Catarina, com apoio da Ampe Metropolitana, já capacitou mais de 2 mil jovens na região da Grande Florianópolis este ano. Na última quinta-feira (28), o presidente da Ampe, Piter Santana, abordou o tema “Aprender, Pra Quê”? Os assuntos tratados durante a transmissão foram: as diferentes formas de aprendizado, Canvas do estudo e Ikigai, caminhos da educação, softskills e organização financeira. Associe-se à Ampe e receba todas as informações sobre cursos e eventos gratuitos.
Portal do Empreendedor disponibiliza certidões aos MEIs
O Portal do Empreendedor disponibilizou as certidões e comprovantes de regularidade para os MEIs. Os documentos certificam que o empreendedor está em dia com suas obrigações, que pode usá-las para abrir conta bancária, solicitar empréstimo, participar de licitações, entre outros. Acesse o Portal para obter a Certidão de regularidade fiscal, Certidão do FGTS, Certidão do INSS, Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, Comprovante de Situação Cadastral no CPF e Comprovante de Situação Cadastral CNPJ.