A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na quarta-feira, 24 de novembro, Audiência Pública para discutir a segurança dos bairros Campinas e Kobrasol, em São José.
O encontro, que ocorreu por solicitação do deputado Bruno Souza (NOVO), reuniu representantes de diversos órgãos como Polícia Militar, Ministério Público de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de São José, além da participação da comunidade que lotou a galeria da Alesc.
Os moradores da região, inclusive, criaram um perfil em rede social chamado Calamidade (calamidadebairrocampinas) para divulgar e chamar a atenção para a insegurança dos bairros Kobrasol e Campinas.
Até quando vamos conviver com essa situação? Diariamente há furto de fios, o que causa um grande prejuízo aos moradores e também aos comerciantes que não podem trabalhar sem luz e água e ainda tem o custo de recompor seus materiais. Precisamos de ações públicas concretas e permanentes”, solicitou o morador Fausto Izar Barbosa.
A gravidade apontada pelos moradores é comprovada pelos dados. Segundo informações repassadas pelo Grupo Calamidade, entre os dias 19 de abril de 2021 a 18 de novembro de 2021, a Guarda Municipal de São José recebeu 1.761 chamadas e o 7º Batalhão de Polícia Militar registrou mais de 150 boletins de ocorrência.
O vice-prefeito de São José, Michel da Silva Schlemper, afirmou que o Poder Executivo está à disposição para, em conjunto, enfrentar o problema. “Nós só podemos agir no limite da lei”.
Ao fim do encontro, o deputado Bruno Souza enfatizou que segue acompanhando a situação e unindo esforços para devolver a segurança aos bairros Campinas e Kobrasol. “Parece que vivemos tempos estranhos onde pessoas se sentem constrangidas ao dizer que querem viver em paz, sem serem violadas e terem o patrimônio lapidado. Como parlamentar não admito e vou lutar para mudar isso”.
O deputado vai organizar a formação de um Grupo de Trabalho para buscar solução a curto, médio e longo prazo para a segurança dos bairros Campinas e Kobrasol.