EJA de Florianópolis também está no Morro Do Horácio

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos já está presente no Morro do Mocotó e no Monte Serrat. No total, a modalidade encontra-se em 29 localidades

0
748

Na quinta-feira (11/11), a Prefeitura de Florianópolis expandiu ainda mais a Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Foi inaugurado um polo da EJA no Morro do Horácio, região central, o terceiro do Maciço do Morro da Cruz. A Secretaria de Educação já possui essa modalidade de ensino no Morro do Mocotó e no Monte Serrat. Sobe para 29 o número de localidades, espalhadas pela Ilha e Continente, em que a população pode retornar aos bancos escolares.

A turma do Morro do Horácio será atendida na Escola Básica Municipal Osvaldo Galupo, na Rua Antônio Carlos Ferreira, 1110. Há 27 estudantes matriculados com idades entre 15 e 52 anos com o objetivo de concluir o ensino fundamental. As aulas ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 19 horas às 22 horas.

Tem o direito de cursar a EJA todas as pessoas a partir de 15 anos que desejam se alfabetizar ou completar o ensino fundamental.

O programa está com 2.100 pessoas matriculadas, enquanto no ano passado eram 1.625 e em 2019 1.429. Segundo o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, isso se deve ao compromisso da Prefeitura em abrir um polo da EJA onde houver necessidade. “Fizemos contatos permanentes com as mais diversas comunidades para possibilitarmos à população o direito de aprender ler e a escrever e de concluir o ensino fundamental”, frisa.

Outro dado interessante é que neste ano o número de pessoas que querem se alfabetizar (primeiro segmento), 1.194, é maior do que os que estão concluindo os estudos (segundo segmento), 898.

“As pessoas com mais idade estão acreditando que elas são capazes de vencerem barreiras, que todo dia é dia de começar algo. Por que não se alfabetizar, poder escrever o seu nome, ler livros, sedimentar o seu lado cidadão, cidadã? É isso que queremos que brote nas mentes e corações do povo de Florianópolis”. Assim se manifestou o vice-prefeito Topázio Silveira Neto, vice-prefeito de Florianópolis, que juntamente com o secretário de Educação, esteve na solenidade de abertura do polo da EJA no Morro do Horácio.

EVOLUÇÃO DA EJA

2019
Turma de alfabetização- 709
Turma de conclusão do ensino fundamental-710
TOTAL: 1.429

2020
Turma de alfabetização-628
Turma de conclusão do ensino fundamental-989
TOTAL: 1.625

2021
Turma de alfabetização-1194
Turma de conclusão do ensino fundamental-898
TOTAL: 2.100