Hotelaria catarinense reunida em Florianópolis

Este foi o primeiro evento presencial realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina ABIH-SC desde novembro de 2019

0
383
Diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schurmann

A hotelaria catarinense esteve reunida nesta quinta-feira (18/11). O Majestic Palace Hotel foi palco do evento que marca as comemorações ao Dia do Hoteleiro em Santa Catarina. Este foi o primeiro evento presencial realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina ABIH-SC desde novembro de 2019.

Com uma saudade acumulada de trocar informações, ideias e realizar contatos de forma presencial, o espaço recebeu cerca de 200 participantes, 19 empresas na rodada de negócios, dezenas de profissionais no Simpósio de Governança e inúmeros outros profissionais da imprensa e convidados especiais.

A programação começou com o discurso do diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schurmann, dando boas vindas e comemorando o momento de retomada. “Este dia é bastante significativo para o turismo de Santa Catarina, não só por nós hoteleiros estarmos reunidos, mas também por estarmos reunidos aqui presencialmente, coisa que não acontecia há bastante tempo”.

Rui afirma que o maior legado da Covid-19 é o olhar aprofundado nos negócios. “A pandemia nos fez olhar para os nossos negócios, nos fez enxergar onde poderíamos melhorar, o que precisávamos mudar e, principalmente, qual caminho seguir. Ela acabou nos dando a oportunidade de pensar novamente o nosso negócio e olhar com olhos diferentes para dentro das nossas empresas. Este é o “legado” (se podemos chamar assim) que a pandemia está nos deixando”. O presidente conclui seu discurso com a positividade que todos tanto aguardam. “O ano de 2022 será o ano da retomada, o ano da volta dos empregos em nosso setor e de pessoas sedentas por viajar, ou seja, o melhor ano em nossos negócios. Eu acredito nisso!”, enfatizou Rui.

Na sequência, Conrado Adolpho, um dos maiores empreendedores do Brasil e palestrante internacional, autor livro IJumper e do livro e Metódo 8Ps do Marketing, o best seller sobre empreendedorismo mais vendido do país, encantou o público presente, dando uma verdadeira aula de vendas e indicadores de performance para os meios de hospedagem.

Com a palestra “Como dobrar as vendas diretas usando estratégias online”, Conrado trouxe exemplos reais de empreendimentos hoteleiros que conseguiram ampliar suas vendas diretas com estratégias digitais, scripts de venda e monitoramento de indicadores de performance para um avanço constante. O palestrante deu o caminho para os hoteleiros impulsionarem as vendas e lotarem seus hotéis através de canais diretos.

Após adquirir um grande volume de conhecimento de como vender mais e melhor, os participantes prestigiaram as homenagens aos profissionais e empresários que colaboraram com o desenvolvimento de turismo e hotelaria em Santa Catarina.

O momento foi conduzido pelo ex-presidente da ABH-SC e atual presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Osmar José Vailatti. Ele iniciou com um discurso cheio de emoção e positividade. “Este é um momento para valorizar pessoas e momentos. Momentos como este servem para externar nossos sentimentos. Devemos ser mais solidários, mais humanos e mais generosos. Ter o gesto da gratidão”.

Convocou todos a também unir forças para aproveitar esta retomada. “Devemos nos unir e trabalhar com força para recomeçar. Estamos esperançosos. Certamente vamos conviver com bons momentos no final deste ano e em toda temporada de verão. A esperança será nosso guia, como bússola a guiar nossos passos”, afirmou Vailatti

Ele também reforçou a importância do Encatho e Exprotel no cenário nacional, “certamente podemos dizer com muita convicção, não existe nenhum outro evento maior ou melhor do que nosso Encatho e Exprotel. Ele é único”. Finalizou seu discurso com a história de um poeta espanhol, sinalizando aos presentes que cada um deve lutar eternamente diante de qualquer adversidade. “…eu sou alguém por quem vale a pena lutar. Viva a ABIH de Santa Catarina”, conclui ele.

Dando sequência a programação, iniciaram as homenagens. Em virtude da impossibilidade de realizar eventos em 2020, as placas ao Destaque feminino, masculino e fornecedor da edição 2020 foram entregues durante este evento.

A honraria Maria Helena Petry Makovieck edição 2020 foi concedida para Linda Locatelli Ferronato, Sócia-fundadora do Center Hotel desde 1953, ela completou 95 anos comemorando o pioneirismo no segmento, já que abriu o hotel quando não havia nenhum fluxo turístico em Xanxerê. Sua filha, Rita Ferronato Poyer, foi quem a representou.

Já Anita Pires foi a homenageada da edição 2021 do prêmio Maria Helena, reconhecendo os relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria em Santa Catarina. Educadora social e empresária, Anita Pires tem especialização em Ciências Políticas na FIAP, com formação em Paris, na França e uma trajetória dedicada a inclusão social e ao desenvolvimento local. Impedida de comparecer, a homenageada receberá em mãos daquela que dá nome à condecoração, Maria Helena Petry Makovieck.

Os dois homenageados com a honraria João Eduardo Amaral Moritz são Rubens Régis e Adriano Palma. Rubens tem mais de 65 anos dedicados ao turismo. Desde 1976 quando iniciou na Varig até o atual cargo de Diretor Comercial do Costão do Santinho, o profissional é incansável em atrair os olhos do mundo para as belezas turísticas do Brasil. Para representá-lo, Natália Benecioto.

O homenageado da edição 2021, Adriano Palma, é CEO do Faial Prime Suites. Sua trajetória, marcada pelo foco e determinação, permitiu que tivesse uma gestão assertiva e diferenciada mesmo diante das dificuldades que a pandemia impôs ao setor hoteleiro. Adriano Palma recebeu o Prêmio Travellers’ Choice em 2021 e 2020, o Tripadvisor, que colocou o Faial entre os melhores hotéis do mundo, e o Traveller Review Awards 2021, do Booking.com, que reconhece os hotéis com as melhores notas, na opinião dos viajantes e, a poucos dias foi nomeado Personalidade de Vendas da ADVB/SC. Hoje é também o homenageado pelos seu importante trabalho no turismo e hotelaria.

O troféu fornecedor do ano 2020 foi para Antônio Ramos, responsável pelas marcas Tomberlin e Maxes Cadeiras, que são referência em mobiliário para eventos na América do Sul. Antônio Ramos acumula mais de 30 anos de experiência em gestão e produção industrial, além de mais de uma década apoiando e participando dos eventos e ações da ABIH-SC. Leonardo Sugamosto, gerente comercial da Tomberlin foi seu representante.

Mauro Carvalho de Oliveira da Realgem’s foi o fornecedor homenageado da edição 2021. O empresário dedica-se ao setor de cosméticos, com a implementação de produtos diferenciados ao setor de hotelaria. Em permanente evolução, a Realgem’s foi reconhecida como um importante fornecedor e grande apoiador da ABIH-SC.

Quem conhece Osmar Vailatti sabe que reconhecer publicamente o trabalho, dedicação e parceria de pessoas com as quais convive é uma de suas virtudes. Para encerrar com chave de ouro uma gestão que deu mais visibilidade nacional à entidade, integrou de forma completa as diretorias regionais e retomou a realização do maior encontro de hoteleiros do sul do país, Vailatti entregou, algumas homenagens, como forma de agradecer a parceria nos últimos quatro anos (2017-2020) em que esteve presidindo a ABIH-SC.

LANÇAMENTO DA PROTEÇÃO HÓSPEDE

A programação seguiu com a formalização da parceria entre a ABIH-SC e a BenLife4Guest e o lançamento oficial do benefício de proteção ao hóspede. Os associados da ABIH-SC terão isenção de cobrança pelos próximos três meses, garantindo proteção aos seus hóspedes sem interferir em qualquer custo adicional.

Nilo Santiago, CEO da BenLife4You fez uso da palavra falando sobre todas as vantagens. “O produto é único no país nesta modalidade e foi criado justamente ao observar os números do mercado nacional quando o assunto é a saúde do hóspede. Dados mostram que apenas 22% das pessoas no Brasil têm plano de saúde, mas menos de 10% tem cobertura nacional. Outro dado que envolve diretamente a experiência do hóspede em um destino, seja a lazer ou a trabalho, é a saúde. Muitas viagens acabam sendo frustrantes por diversos motivos como gastroenterites, lesões em trilhas, insolação, queimaduras por água-viva, afogamentos, problemas respiratórios infantis, entre outros. O melhor de tudo isso é que 95% desses “acidentes” são recuperáveis e a viagem pode prosseguir normalmente”, reforçou ele.

Para saber mais sobre a parceria e como seu empreendimento pode se beneficiar com esta cobertura, basta acessar benlife4guest.com.br