53ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina ocorre neste sábado (11), em Florianópolis

Largada está marcada para 10h, em frente à Sede Central do Veleiros da Ilha, com percurso de 75 milhas náuticas - Fotos: Igor Zanin/Veleiros da Ilha

0
837

A Regata Volta à Ilha de Santa Catarina é um dos eventos náuticos de maior relevância da vela brasileira. Realizada desde 1969, a regata, realizada pelo Veleiros da Ilha, chega a sua 53ª edição neste sábado, 11 de dezembro, às 10h, em frente a Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina.

Com percurso de 75 milhas náuticas, aproximadamente 120 km, a regata é realizada sempre na direção Sul da Ilha e a chegada ocorre próximo à Ponte Hercílio Luz, na Baía Norte. As disputas são abertas para as classes ORC, IRC, C30, RGS A, RGS B, RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos.

“A Regata Volta à Ilha é um evento muito aguardado pelos velejadores. Além de ser muito tradicional, é a competição que encerra o calendário náutico do Veleiros da Ilha e sempre conta com boas disputas. Esperamos que seja mais uma vez um sucesso”, comenta Rodrigo Ruhland, Vice-Comodoro de Eventos do Veleiros da Ilha.

21ª Regata Ilha do Largo:

Paralelo às disputas da 53ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina, acontece também a 21ª Regata Ilha do Largo. A regata é destinada aos barcos de menor porte, como HPE-25, Bico de Proa B, RGS C e RGS Cruzeiro B. A largada ocorre no mesmo horário, mas o percurso é diferente.

As tripulações contornam a Ilha do Largo, próximo ao Ribeirão da Ilha, sentido norte, passando entre os vãos centrais das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz. Depois, seguem até a Ilha de Ratones Pequeno, próximo à Ponta de Sambaqui, encerrando a regata em frente ao Forte de Sant´Ana.

Reunião de Comandantes, café da manhã e premiação:

Nesta quarta-feira (8), aconteceu a Reunião de Comandantes, na Sede Central do Veleiros da Ilha, com os ajustes finais para o evento. No sábado, dia da regata, os velejadores serão recebidos na Sede Central, a partir das 7h30, com um café da manhã. A premiação da 53ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina acontece na quarta-feira, 15, a partir das 20h, na Sede Central.