Grande revitalização viária no Leste da Ilha contempla 4,5 km de vias contínuas

Na Acácio Garibaldi, na Joaquina, 98% dos serviços foram concluídos. Nas Rendeiras, na Lagoa da Conceição, quase metade da avenida já teve troca do pavimento

0
445

A grande obra de revitalização viária que vem sendo realizada pela Prefeitura de Florianópolis no Leste da Ilha contempla 4,5 quilômetros de vias contínuas. Afinal, a Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, e a Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago, a estrada geral e único acesso de condutores de veículos à Joaquina, são contíguas.

As obras conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura são consideradas complementares, mas foram divididas em dois lotes para fins de licitação. No caso da Acácio Garibaldi, 98% dos serviços já foram concluídos, ao passo que nas Rendeiras, “os trabalhos estão tendo mais dificuldades, apesar da pressão e das notificações dos técnicos da Infraestrutura”, destaca o secretário Valter Gallina.

Na Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago falta  apenas restaurar o passeio existente e implantar novo nos trechos que não dispõem, em alguns pontos. A expectativa é a de que a obra seja entregue até o final de janeiro.

Nesta via, a troca do pavimento com lajota por paver (blocos de concreto intertravados) aconteceu nos 2,3 quilômetros da avenida que, por enquanto, recebeu sinalização provisória. Também já foi feita a recuperação do sistema de drenagem, assim como implantada ciclovia unidirecional à esquerda, no sentido bairro-praia, que será interligada à que encontra-se em execução na Avenida das Rendeiras.

As obras estão sendo executadas pela empreiteira Pavicon Construções Ltda., e o investimento é de R$ 2.464.724,79.

Rendeiras

Nas obras de revitalização da Avenida das Rendeiras, cuja extensão é de 2.272,71 metros, a troca do pavimento com lajota por paver já aconteceu em quase metade da via. É que ela foi feita em dois segmentos ao longo da avenida, totalizando cerca de 1,05 quilômetro. Nesses trechos, também foi feita a recuperação do sistema de drenagem.

Além do que, foi implantado passeio acessível em 700 metros das Rendeiras. Assim como a ciclovia de concreto bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) contínua – que poderá ser usada por skatistas e usuários de roller – já tem aproximadamente 900 metros.

Os trabalhos terão continuidade, a fim de beneficiar toda essa importante via da Lagoa da Conceição. Mas o projeto em execução ainda prevê deck de madeira em alguns pontos; canteiros com paisagismo e 600 metros de guarda-corpo para maior segurança, nos locais onde houve necessidade, no lado da orla da lagoa. Bem como a devida sinalização viária.

A Prefeitura trabalha com a previsão de entrega dessa revitalização, cujo investimento é de R$ 4.832.515,83, no primeiro semestre de 2022. Os serviços vão ter paralisação temporária, uma vez que a empreiteira E.S.E. Construções Ltda. para nesta quinta-feira (23) por tempo sob avaliação, devido à alta temporada e ao aumento de fluxo de veículos no período.