Operação Verão na coleta de resíduos começou mais cedo este ano na Capital

Coleta convencional já está sendo feita seis vezes por semana desde 15 de dezembro

0
402

A Prefeitura de Florianópolis informa que a coleta domiciliar de resíduos sólidos (rejeito) passa de três para seis vezes por semana durante a temporada de verão nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina. A ampliação do serviço começou na quarta (15).

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga, este ano, a Operação Verão começou 10 dias antes para melhorar o atendimento ao usuário nesse período que antecede as festas de final de ano.

A coleta seletiva se mantém nos dias marcados. Neste ano, balneários como Canasvieiras, Jurerê, Daniela, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Praia Brava e parte do Campeche contam com dois dias de coleta seletiva por semana. Um só para vidro, outro para os demais recicláveis (metal, plástico, papel e papelão). É importante que o usuário do sistema de coleta coloque rejeito (lixo misturado) em sacos escuros e recicláveis em sacos claros.

O vidro deve ser separado e levado até os pontos de entrega voluntária (PEVs) ou dispostos para a seletiva flex só de vidro. Condomínios, comércio e serviços são obrigados pela Lei 113/2003 a dispor o rejeito em contentores.

No período da temporada, também a limpeza da orla se torna diária, sob os cuidados da Secretaria de Infraestrutura. O serviço de Remoção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma) oferecerá reforço à limpeza pública com a instalação de caixas estacionárias em pontos estratégicos dos balneários.

E, neste verão, pela primeira vez, será mantido o serviço de remoção de volumosos nos domicílios que agora é feito por agendamento. Também será mantida a coleta seletiva de verdes.

Usuário deve colaborar com reciclagem

Antes da pandemia, observa o superintendente de Gestão de Resíduos, Ulisses Bianchini, na alta temporada a geração de resíduos chegava a aumentar até 40% em relação aos meses de baixa. Este ano, a expectativa é de grande movimentação, mas a Smma espera colaboração dos veranistas para reduzir a geração de lixo.

As embalagens dos produtos consumidos na orla, por exemplo, devem ser levadas de volta para casa e encaminhadas à coleta seletiva. “Para quem se preocupa com as questões do clima e a sobrevivência das espécies no planeta não faz o menor sentido deixar garrafas e latinhas na faixa de areia. Serão arrastadas pela maré. Se vai à praia com a sacola cheia, é só voltar com as embalagens vazias”, recomenda a gerente da Coleta Seletiva, Tamara Gaia.

Os resíduos que ficam nas lixeiras da orla não são encaminhados para reciclagem.

Coleta de resíduos no Natal e virada de ano
A coleta domiciliar de resíduos será mantida praticamente normal durante as festas, com exceção da noite de véspera de Natal.

23 de dezembro, quinta
Coleta convencional e seletiva normais

24 de dezembro, sexta
Coleta convencional normal de manhã
Coleta convencional noturna antecipada para o período da tarde

Coleta seletiva normal pela manhã
Coleta seletiva da noite antecipada para o período da tarde

25 de dezembro, sábado
Coleta convencional e seletiva serão feitas nos roteiros de sábado, mas começando só no final da manhã

26 de dezembro, domingo
Coleta convencional e seletiva normais.

CLIQUE NO ARQUIVO E VEJA OS ROTEIROS:ROTEIROS DE COLETA OPERAÇÃO VERÃO FLORIANÓPOLIS 2021