Grupo Pereira investe na valorização e o reconhecimento dos colaboradores com o programa ‘Guardiões do Conhecimento’

A iniciativa, em fase piloto, promove a disseminação de informações para padronizar processos em todas as áreas das lojas Fort Atacadista e Supermercados Comper.

0
127

O desafio de manter em dia o treinamento de milhares de colaboradores que atuam nas 75 lojas das redes Fort Atacadista e Supermercados Comper nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina e no Distrito Federal fez com que o Grupo Pereira, um dos maiores varejistas alimentares do país, criasse o programa Guardiões do
Conhecimento. O projeto, em fase piloto, tem o objetivo de formar multiplicadores de conhecimento e padronizar os processos de trabalho nas mais diversas áreas das lojas, desde o estoque até o caixa.

Os Guardiões são os responsáveis por compartilhar as habilidades técnicas e operacionais aprendidas em treinamento para as equipes, esclarecendo possíveis dúvidas e garantindo a alta produtividade do time e a continuidade do negócio. Hoje, o Grupo Pereira conta com 885 Guardiões, sendo 226 nas lojas Comper e 659 nas unidades do Fort Atacadista.

De acordo com Elizângela Bento, responsável pela área de Treinamento e Desenvolvimento do Grupo Pereira, “os colaboradores são essenciais para o sucesso e a expansão dos negócios; ser um Guardião é uma forma de reconhecimento pelo seu desempenho, incentivando outros colaboradores a trilhar o mesmo caminho e ser referência em sua
loja”. A meta, segundo ela, é utilizar a difusão das boas práticas para aumentar a eficiência operacional e impactar de forma positiva o atendimento ao cliente. “Todo mundo sai ganhando”, complementa.

Como forma de reconhecer o esforço e a dedicação dos Guardiões do Conhecimento, cada profissional formado recebe uma braçadeira com os dizeres “Aprender e ensinar”, um dos valores do Grupo Pereira e o lema que norteia o trabalho do time. Os gestores de loja fazem sua indicação, levando em conta o desempenho do profissional, a dedicação e a vontade de crescer dentro da empresa. É um importante passo para se destacar e buscar a evolução da carreira. “Tenho três anos de casa e estou sempre aprendendo e me desenvolvendo. Tudo o que a gente aprende e passa para os próximos a gente leva para a vida”, afirma Elisabete Martins da Silva, assistente de frente de caixa do Fort Atacadista em Chapecó (SC).

Além da ampliação do projeto para outras bandeiras do grupo, como o Atacado Bate Forte e a Farmácia SempreFort, o time de Treinamento e Desenvolvimento do Grupo Pereira está investindo em trilhas de aprendizagem para os colaboradores. A capacitação tem multiplicado POPs (Procedimentos operacionais padrão) e o objetivo é que todas as seções em todas as lojas tenham, pelo menos, dois guardiões, além do líder da seção, que é um guardião natural do conhecimento em seu setor.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra em 2022 seus 60 anos de história. Com 16 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 93 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 47 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 10 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 610 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica. Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.