Prefeitura de São José inicia distribuição de carnês do IPTU nesta segunda (10)

A Secretaria da Receita conta com o Whatsapp para solução de dúvidas sobre o IPTU

0
394

A Prefeitura de São José iniciará a distribuição de carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) no dia 10 de janeiro de 2022. A versão on-line também estará disponível para consulta e impressão no site da Prefeitura a partir do dia 03 de janeiro de 2022.

O contribuinte terá até o dia 12 de fevereiro para quitar a cota única ou a primeira das duas parcelas com desconto. Quem optar pelo pagamento em 11 vezes, também deve fazer o pagamento da primeira parcela até o dia 12 de fevereiro.

Lembrando que quem optar em pagar Cota Única em duas parcelas, para ter o desconto, terá que pagar a primeira até 12 de fevereiro e a segunda até 12 de março.

Os descontos foram modificados e o contribuinte que fizer o pagamento à vista, ou em duas parcelas, terá desconto de 15%, além de mais 5% para quem estava adimplente até a data do lançamento.

Os carnês do IPTU serão enviados pelos Correios no endereço cadastrado pelo contribuinte como nos anos anteriores. Quem preferir, poderá imprimir a guia diretamente do site da Prefeitura tendo em mãos o número do CPF, CNPJ ou inscrição do imóvel ou solicitar via WhatsApp.

Para os contribuintes cujos endereços estiverem incompletos, a segunda via deve ser solicitada pelo WhatsApp da Secretaria de Receita no telefone (48) 98814-1815, assim já solicitando a atualização do endereço de entrega.

Quem não receber o carnê do imposto até o dia 31 de janeiro ou não puder imprimir no site, deve procurar a estrutura de atendimento ao contribuinte que será montada no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), no salão principal. O espaço ficará à disposição dos cidadãos do dia 10 de janeiro até o dia 11 de fevereiro, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Já o contribuinte que tiver dúvida referente aos valores do seu IPTU deve procurar o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado no mesmo espaço.

No caso de dúvida sobre a unificação do imposto, que inicia neste ano, a pessoa deve entrar em contato pelo Whatsapp da Receita pelo número (48) 98814-1815. Pelo canal é possível saber, por exemplo, como quitar dívidas de anos anteriores ou como emitir o seu carnê no site da Prefeitura.

Para os atendimentos presenciais será de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O atendimento via Whatsapp acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Tarifa do lixo

Em dezembro de 2021 o prefeito Orvino Coelho de Ávila, com o apoio dos vereadores da Câmara Municipal de São José, determinou a extinção da taxa do lixo para as garagens.

O município vai fornecer desconto de 8% na Tarifa de Coleta do Lixo para os contribuintes que realizarem o pagamento integral em cota única até 12 de fevereiro.

Os carnês da tarifa do lixo também serão entregues pelos Correios. Quem preferir, poderá fazer a impressão do boleto diretamente no site da Ambiental – www.ambiental.sc ou pelo Whatsapp da empresa ambiental (47) 99963 5900 ou no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), no salão principal. O espaço ficará à disposição dos cidadãos do dia 10 de janeiro até o dia 11 de fevereiro, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Para emitir o seu carnê do IPTU basta acessar o site da Prefeitura de São José.