UPA Forquilhinha amplia equipe para atender demanda e orienta pacientes

Desde o dia 27 de dezembro, a UPA conta com equipe extra, com mais quatro médicos e três enfermeiras.

0
393

Devido ao aumento da procura nos últimos dias, a UPA Forquilhinha, de São José (SC), informa que o tempo de espera está acima do normal e que medidas já estão sendo tomadas para melhorar o fluxo de atendimento.

A procura cresceu, em média, 50% nos últimos dias. Às segundas e terças-feiras, o aumento chega a 100% do normal. Desde o dia 27 de dezembro, a UPA conta com equipe extra, com mais quatro médicos e três enfermeiras.

A capacidade de atendimento da unidade é de 9 mil pessoas por mês, mas 13 mil pacientes chegaram a ser atendidos em dezembro passado. Algumas salas administrativas foram transformadas em consultórios para atender mais pessoas ao mesmo tempo.

A direção orienta que devem procurar atendimento quem tenha pelo menos 2 sintomas, entre febre, tosse, dor de garganta, coriza, calafrios, dor de cabeça, alteração de olfato ou paladar.

Também deve procurar atendimento aqueles que tiverem dificuldade ou desconforto para respirar; sensação de peso ou pressão no peito; menor oxigenação no sangue (saturação de oxigênio inferior a 95%), ou rosto ou lábios azuis ou arroxeados.

Sintomas leves isolados devem aguardar a evolução por, pelo menos, 48 horas antes de procurar atendimento.

E atenção! O paciente deve buscar atendimento usando corretamente a máscara, preferencialmente deve vir sem acompanhantes e ser mantido o distanciamento social. A UPA Forquilhinha, administrada pelo Ideas em parceria com a prefeitura de São José, conta com a colaboração de todos.