Rafael Horn é empossado vice-presidente da OAB Nacional

Com a posse de Horn, Santa Catarina encerra um período de 10 mandatos, totalizando 29 anos, sem um representante na diretoria da OAB Nacional.

0
394
Rafael Horn assinando o termo de posse com o novo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti. CRÉDITO FOTOS: Liziane Lima

O ex-presidente da OAB/SC e conselheiro federal eleito por Santa Catarina em 2021, Rafael Horn tomou posse na manhã desta terça-feira (1°/2) como vice-presidente da OAB Nacional, um cargo inédito para a advocacia do Estado. Horn integrou a chapa única eleita para a nova diretoria do Conselho Federal da OAB na segunda-feira à noite (31/1), tendo o advogado amazonense Beto Simonetti como presidente, na gestão que tem como mote “OAB de Portas Abertas”. O mandato é de três anos.

Com a posse de Horn, Santa Catarina encerra um período de 10 mandatos, totalizando 29 anos, sem um representante na diretoria da OAB Nacional. O último advogado catarinense a alcançar o comando máximo da instituição foi Werner Backes, de Criciúma, diretor tesoureiro da OAB Nacional na gestão 1993/1995. “É uma grande honra ser o primeiro
advogado catarinense a estar na vice-presidência da OAB Nacional, e uma enorme responsabilidade representar, ao lado de Beto Simonetti, a advocacia nacional neste momento no qual precisamos de uma OAB forte, apartidária, que esteja conectada com a classe e, principalmente, com a sociedade civil”, afirma Horn.

“O indiscutível trabalho de Rafael à frente da nossa Seccional nos últimos três anos, trazendo inovação, inclusividade e conquistas inéditas para advocacia catarinense, alçou-o à diretoria do Conselho Federal, onde não tenho dúvidas de que terá uma atuação igualmente brilhante, representando advogados e advogadas de Santa Catarina”, destaca a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, que acompanhou em Brasília (DF) a eleição e posse da nova diretoria do Conselho Federal da OAB.

Santa Catarina contou com a maior comitiva de advogados acompanhando a posse em Brasília, e Cláudia também acompanhou na manhã desta terça-feira a posse dos conselheiros federais eleitos por Santa Catarina, representando diferentes regiões do Estado. Além de Rafael Horn, alçado à vice-presidência nacional, foram eleitos para os
cargos em 2021 os advogados Pedro Miranda (Florianópolis), Maria de Lourdes Bello Zimath, a Tuty (Joinville), Gisele Kravchychyn (Florianópolis), Rejane Sanchez (Florianópolis) e Gustavo Pacher (Jaraguá do Sul).

Trajetória na OAB

Na OAB/SC, Rafael Horn já exerceu os cargos de secretário-geral (2007/2009), tesoureiro (2016/2018), e a presidência da Seccional de 2019 a 2021, além de já ter sido eleito conselheiro federal por Santa Catarina (2010/2013). No fim do ano passado, encerrou uma gestão considerada inovadora mesmo tendo enfrentado os efeitos da pandemia, e elegeu a sua sucessora, a primeira mulher a assumir a presidência da OAB/SC, a advogada Cláudia Prudêncio, numa expressiva vitória, com uma vantagem de quase 4.500 votos sobre o segundo colocado e com repercussão nacional.

Confira a nova diretoria do CFOAB:
Presidente: José Alberto Simonetti, atual secretário-geral do CFOAB
Vice-presidente: Rafael Horn, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB/SC
Secretária-geral: Sayury Silva de Otoni, eleita conselheira federal pelo Espírito Santo
Secretária-geral adjunta: Milena da Gama Fernandes Canto, eleita conselheira federal pelo Rio Grande do Norte
Tesoureiro: Leonardo Pio da Silva Campos, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB/MT