São José aguarda chegada de doses 1 para imunização de crianças

Secretaria de Saúde segue aplicando doses 2 e de reforço para quem está no prazo.

0
487
Foto: Divulgação Secom/PMSJ

A Secretaria de Saúde de São José está suspendendo a aplicação de dose 1 para as crianças de 5 a 11 anos, pois o estoque do imunobiológico infantil terminou na manhã desta quarta-feira (2). Município aguarda a chegada de novas doses para seguir a vacinação das crianças, além das pessoas com 12 anos ou mais.

Nas Unidades de Saúde do município segue a aplicação da dose 2 e de reforço para quem está no prazo.

O horário de atendimento das unidades é das 8h às 16h, para as unidades que fecham às 17h, e 18h para as UBSs que fecham às 19h. Em Campinas a vacinação segue até às 21h.

O intervalo da dose 2 é aplicada da seguinte maneira, para quem recebeu Astrazeneca/Fiocruz, recebe a segunda dose 70 dias após a primeira dose; a Butantan/Fiocruz: 28 dias após a primeira dose e Pfizer: 56 dias após a primeira dose.

A dose de Reforço vem sendo aplicada em pacientes com imunossupressão que já tenham tomado a segunda dose há 28 dias; para pessoas com 18 anos ou mais que já completaram quatro meses da dose 2. Pessoas acima de 18 anos que realizaram a dose da Janssen e já completaram o período mínimo de dois meses.

Outra orientação é para os pacientes imunocomprometidos que já realizaram as duas doses que deverão receber nova dose com quatro meses de intervalo.  As mulheres que fizeram a dose da Janssen, Pfizer, Astrazeneca ou Butantan e agora estão gestantes ou puérperas deverão realizar a dose de reforço com a vacina da Pfizer, respeitando o intervalo de cinco meses, e devem apresentar o comprovante de gestação ou exame médico atualizado.