Serraria ganha mais vagas no CEI Maria Ferreira II

Prefeito e secretária municipal de Educação entregam ampliação da unidade, readequando espaço para ampliar em 30% a capacidade de atendimento.

0
303
Fotos: Bia de Liz/Secom PMSJ

O prefeito Orvino Coelho de Ávila e a secretária municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann, entregaram oficialmente na terça-feira (22) para a comunidade do Goiabal, na Serraria, a ampliação do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Ferreira. As novas instalações foram construídas em um terreno em frente onde funciona a creche para aprimorar e ampliar a qualidade no atendimento na educação infantil. São quase 370 m² de área construída, contemplando: cinco salas para atividades, sala de apoio, banheiros,
refeitório, cozinha, fraldário, solários, além da área do parque. Os investimentos no novo espaço superam R$ 1,1 milhão.

O novo espaço tem capacidade para atender 117 crianças com creche em período integral e pré-escola em turno parcial, um acréscimo de 30% no comparativo com o prédio anterior. A expectativa é de que o número de crianças atendidas seja ainda maior futuramente. A secretária Municipal de Educação anunciou investimentos no outro prédio do CEI. “Recebemos total apoio do prefeito Orvino para que a estrutura do outro lado da rua seja readequada para melhor atender as crianças. Os projetos arquitetônicos e complementares já foram licitados”, detalhou.

Humanização

Mais do que obras, o prefeito Orvino ressaltou a importância do atendimento humanizado para a excelência na educação. “É a primeira oportunidade que tenho de inaugurar uma obra nesta gestão. Espero que seja a primeira de muitas. É importante que sejamos
rigorosos com as empresas executoras porque na outra ponta estão pais, professores e crianças. A primeira grande obra que nós podemos fazer é um atendimento com humanidade. Todo mundo quer ser bem atendido”, frisou.

As obras iniciaram em fevereiro de 2021, na gestão do prefeito Orvino, sendo o processo licitatório e a aquisição do terreno executados na Administração Adeliana Dal Pont. “Essa é uma obra coletiva, com o sonho de muita gente. Para chegarmos até aqui foi uma longa caminhada. A ajuda de todos foi fundamental, inclusive para identificar esse terreno para que pudéssemos adquiri-lo”, contou Adeliana.

A presidente da Câmara de São José, Méri Hang, relembrou quando as atividades iniciaram em 2013. “Lembro quando o Estado ofereceu para a Prefeitura municipalizar a escola do Goiabal, que atendia na época turminhas do 1º ao 4º ano. Esses estudantes foram transferidos para a Escola do Mar e a unidade foi transformada em educação infantil,
adaptando as condições físicas. Hoje a comunidade recebe esse espaço, muito mais confortável e amplo. Contem sempre com a gente porque acreditamos que educação tem esse processo de transformação”, parabenizou.

Da Câmara, também estiveram presentes os vereadores: Adair Tessari, Alexandre Cidade, Rodrigo de Andrade, Ruanito da Silva e Sérgio Scarpa.

Para a diretora do CEI Maria Ferreira, Adriana Rosana do Nascimento Oliveira, a qualidade da Educação Infantil é determinante para a trajetória escolar das crianças. “Não é apenas uma bela obra de estrutura física, mas uma obra que tem o mais importante: as pessoas
que nela trabalham com garra, determinação e onde serão atendidas cerca de 100 crianças dos 4 meses aos 5 anos e 11 meses. Serão elas que farão com que esta obra se torne um bem social”, destacou.

Além das autoridades já mencionadas, a solenidade de inauguração foi prestigiada por pais, profissionais de educação e pelo secretariado municipal.

Semana de inaugurações

Na quinta-feira (24), às 18h, será inaugurado o CEI Izaltina Gomes da Silva, no Loteamento Tarumã, em Potecas. O novo CEI tem capacidade para atender 191 crianças na Educação Infantil.