Unidades Básicas de Saúde de São José retomam agendamento de consultas

Serviço estava suspenso desde janeiro em decorrência do crescimento dos casos sintomáticos respiratório.

0
292

A Secretaria de Saúde de São José retomou o agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As consultas estavam suspensas desde janeiro diante do crescente número de sintomáticos respiratórios. E começaram a ser reagendadas no dia 7 de fevereiro. Agora, as UBSs estão com as agendas abertas.

Para realizar o agendamento, o paciente primeiro passa por acolhimento, realizado pela equipe de enfermagem, que identifica que tipo de atendimento médico o paciente necessita e encaminha para o agendamento ou o atendimento.

“No primeiro momento foram remarcados todos aqueles pacientes que haviam sido remarcados de janeiro e, aos poucos, as unidades estão reabrindo as vagas e as consultas estão sendo marcadas”, reforça a diretora de Atenção Primária, Bruna Sell.

São José possui 25 UBSs para atendimento primário, como enfermagem, realização de curativos, entrega de medicação, imunização, atendimento com dentista, médico da família e ginecologia, entre outros serviços. O horário de atendimento das unidades é variado.

Nas UBSs Bela vista, Serraria e Forquilhinha, o funcionamento é das 7h às 19h. As demais Unidades Básicas atendem a população das 7h às 17h. A Policlínica de Campinas, que também divide espaço com a Unidade de saúde da região, o atendimento é das 7h até as 22h.

Vacinação contra a Covid-19

Outro serviço realizado pelas Unidades Básicas de Saúde do município é a vacinação contra a Covid-19. São José está vacinando crianças, adolescentes e adultos com a primeira dose dos imunizantes. Ainda, estão disponíveis doses 2 e de reforço para quem está no prazo.

Para as crianças de 5 anos, as doses estão disponíveis em apenas oito UBSs devido a demanda. São: Fazenda Santo Antônio, Ceniro Martins, Sertão do Maruim, Bela Vista, Ipiranga, Serraria, Luar e Policlínica de Campinas.

Para as pessoas acima de 6 anos, assim como quem está no prazo para receber a dose 2 ou a dose de reforço, a vacinação ocorre nas 25 UBSs. O horário de atendimento das unidades é das 8h às 16h, para as unidades que fecham às 17h, e 18h para as UBSs que fecham às 19h. Em Campinas a vacinação segue até às 21h.