Coluna da AMPE edição 28 de fevereiro de 2022

Veja abaixo os principais assuntos da Coluna da Ampe, publicada quinzenalmente numa parceria da Ampe da Região Metropolitana de Florianópolis, com o jornal Informe Negócios

0
704
Presidente da Ampe Metropolitana, Piter Santana com a diretoria

Ampe apoia ações da Junior Achivement

O presidente da Ampe Metropolitana, Piter Santana, participou, na manhã do dia 23, da Assembleia Ordinária do Conselho Diretor da Junior Achivement SC, que tem a Ampe como mantenedora. A JA completa 25 anos e tem a meta de capacitar 30 mil jovens no estado em 2022. No período da tarde, participou de um encontro com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa. Piter Santana, que já foi aluno e hoje é vice-presidente do Conselho da Junior Achivement SC, reforçou a ideia de uma homenagem pelo aniversário da instituição. Além disso, apresentou um relato das ações da Ampe e reafirmou a necessidade de os parlamentares atenderem as demandas das micro e pequenas empresas e MEIs, bem como incentivarem os jovens empreendedores.

Visita ao presidente da Alesc, Moacir Sopelsa

Brasil atinge mais de 18 milhões de empresas ativas

O Ministério da Economia informou que foram abertas no país 4,026 milhões de empresas em 2021, um recorde histórico em um ano. O quantitativo de empresas abertas representa um aumento de 19,7% em relação a 2020. Atualmente, há 18,915 milhões de empresas ativas no Brasil.

O estado do Amapá foi o que apresentou o maior crescimento percentual de empresas abertas em 2021, com aumento de 40,9% em relação ao ano de 2020. Já Santa Catarina registrou 12% de crescimento. Do total de empresas ativas no Brasil, quase metade (48,5%) é do setor de serviços, seguida pelas empresas de comércio (33%), indústria de transformação (9,3%), construção civil (7,9%), agropecuária (0,7%), extrativa mineral (0,1%) e outras (0,5%).

Em relação ao tipo de negócio, a grande maioria, cerca de 13,2 milhões, são empresas individuais, incluindo o microempreendedor individual (MEI).  Para o presidente da Ampe Metropolitana, Piter Santana, “o ponto positivo é que o tempo de abertura de empresas no Brasil caiu de 5 dias e nove horas para dois dias, sendo que 57% dessas são abertas em um dia”.

Empreendedorismo faz história no Brasil

Levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, mostra que em 2021 mais de 3,9 milhões de novos empreendedores se formalizaram, em busca de obter uma fonte de renda ou para realizar o sonho de serem donos da própria empresa. Este recorde representa um incremento de 19,8% em relação a 2020.

O que pode fazer o MEI para comprovar renda?

O MEI (Microempreendedor Individual) é um profissional autônomo, com direito a algumas vantagens, como empréstimos, conta bancária e emissão de notas fiscais. Mas em diversas situações é solicitado o comprovante de renda, que servirá para demonstrar os rendimentos para garantir que o usuário cumpra com o acordo feito.

As financeiras utilizam deste comprovante porque geralmente não aprovam crédito cujas parcelas a serem pagas ultrapassem 30% do orçamento mensal do cliente. Nesta situação o MEI deve comprovar sua renda e para isto tem diversas formas, como demonstração de Extrato Bancário ou a Declaração de Renda Anual do MEI. Tem ainda o DECORE que é a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, um documento oficial para comprovação de renda que só pode ser emitido por contador. Contratos em vigência também poderão ser utilizados, assim como os famosos RPA, que são os registros de pagamento de autônomos.

Está com dúvidas? Procure a Ampe Metropolitana e receba todo o apoio.

Ampe divulga Relatório de Gestão 2020/2022

A Ampe Metropolitana enviou o relatório de Gestão 2020/2022 para todos os 22 Prefeitos e Vice-Prefeitos, 285 Vereadores e 83 parlamentares catarinenses. O documento apresenta as mais de 500 ações realizadas nos últimos dois anos da gestão do atual presidente Piter Santana. A nova diretoria assume a entidade a partir de abril de 2022.

Diretor da Ampe é o novo presidente do Conselho Estadual da Juventude

O vice-presidente Jovem da Ampe Metropolitana e da Fampesc, Silney de Aquino, é o novo presidente do Conselho Estadual da Juventude de Santa Catarina. A posse será no dia 4 de março, às 14h, e o mandato vai até fevereiro de 2023.

Legenda: Silney Aquino

“A principal meta junto ao Conselho é mostrar para o governo e a sociedade a importância das políticas públicas em benefício da juventude, através de ações com objetivos claros, principalmente em três pilares”, adiantou Silney. São eles:

Governança: com a modernização da tecnologia de transparência do Conselho e a implementação de formas modernas de gestão.

Municipalidade: com a fundação ou reativação de ao menos 7 conselhos de juventude municipais, bem como criação do material “Conselho na minha cidade”, que trará as ferramentas claras de fundação e execução de políticas públicas para os municípios.

Representatividade: criação de uma agenda que permita ao conselho aumentar sua autoridade junto ao governo e sociedade, para trabalhar as PPJs (políticas públicas de juventude).

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

Associação dos Empreendedores de Micro, Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis – Ampe Metropolitana

CNPJ/MF 11.978.706/0001-49

Convidamos os senhores associados para a assembléia geral extraordinária, que se realizará no dia 15/03/2022 na sede social, na Av Rio Branco 533 sala 601- Centro, na cidade de Florianópolis SC CEP: 88015-203, às 08h30 horas em primeira convocação, com a presença que represente no mínimo maioria absoluta dos associados com direito a voto e, em segunda convocação, trinta minutos após a primeira convocação, com qualquer número, com a seguinte Ordem do Dia:

a) Prestação de Contas 2021;

b) Eleição nova Diretoria 2022/2024.

REPRESENTATIVIDADE

O ex-presidente da Ampe Blumenau, Elson Schutz, esteve na Ampe Metropolitana acompanhado de assessores para conhecer as propostas de políticas públicas que a entidade apresenta aos representantes dos poderes executivo e legislativo em seu Manifesto. Elson vai assumir o mandato de vereador e quer utilizar algumas ideias em defesa dos pequenos negócios. O encontro foi com o presidente da Ampe, Piter Santana, que ressaltou a referência das ações da associação para além de sua região.

UniCesumar dá 40% de desconto em convênio com a Ampe

A UniCesumar traz uma condição diferenciada para os Cursos de Pós-Graduação, por meio de um convênio com a Ampe Metropolitana: até o dia 07/03, todos os cursos estarão com 40% de desconto e as mensalidades poderão ser pagar em 18 ou 24 vezes acréscimo. O curso pode ser concluído em até 8 meses. Ficou interessado? Entre em contato através dos telefones abaixo ou pelo e-mail: ricardo.zapelini@unicesumar.edu.br.

Florianópolis: (48) 3024-4010 (48) 99176-8988

São José: (48) 3065-1111 (48 99679-5061

Palhoça: (48) 3093-2221 (48) 98822-9179

Biguaçu: (48) 3243-0677(48) 99679-5091