Trato Pelo Capivari faz 7 lacres em 4 imóveis no bairro Ingleses

Operação de fiscalização com apoio da Floram flagra casos de esgoto lançado na rede pluvial, um crime ambiental, e extravasamento de fossa

0
238

Em ação especial na última sexta-feira (18), o Trato Pelo Capivari lacrou sete ligações de esgoto clandestinas em quatro imóveis de Ingleses, no Norte da Ilha, a partir de denúncias da comunidade do bairro para o canal do programa.

Os técnicos do Trato Pelo Capivari, acompanhados de fiscal da Floram, flagraram casos de esgoto lançado na rede de drenagem pluvial, um crime ambiental, e extravasamento de fossa a céu aberto. Os lacres interrompem de imediato a poluição e forçam a regularização.

Um condomínio na Servidão Laureano João dos Santos teve três tubulações lacradas: o imóvel apresentava extravasor da fossa e esgoto da máquina de lavar roupa ligados à rede pluvial.

Na Servidão Madre Paulina, outro condomínio foi flagrado com uma série de irregularidades: extravasamento de esgoto a céu aberto e tubulação do extravasor de fossa na sarjeta, escoando todo o esgoto do imóvel para a boca de lobo. Além da advertência verbal para adequação do sistema e esgotamento imediato da fossa, um lacre foi efetuado no local.

Mais dois condomínios foram fiscalizados pela equipe, ambos com despejo irregular de esgoto na drenagem: um na Rua Manoel Laureano dos Santos, o outro na Servidão Flor do Campo Limpo, com duas e uma tubulações lacradas, respectivamente.

As ações especiais do Trato Pelo Capivari, realizadas semanalmente, complementam os trabalhos diários de inspeção e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.

De segunda a sábado, técnicos do programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).