Bairro Estreito passa a ser atendido pela seletiva flex de vidro

Floripa é caso de sucesso em reciclagem de vidro por entrega voluntária e coleta de porta em porta

0
376
Fotos Leonardo Sousa/Divulgação PM

A Prefeitura de Florianópolis informa que na sexta-feira (22) foi ampliada a seletiva flex só de vidro para os condomínios, bares, restaurantes e padarias do Estreito e Balneário do Estreito. Para participar, basta o estabelecimento adquirir contentor modelo europeu na cor verde e dispor para coleta do caminhão satélite sempre nas manhãs de sexta-feira.

A coleta de vidro tem sido um sucesso em Florianópolis. Este ano, estima o secretário Fábio Braga, serão recolhidas em torno de 4 mil toneladas de vidro, quase o dobro do ano passado.

Desde o final de 2014, quando foram instalados os primeiros 10 pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidro, estima-se que a reciclagem de vidro já chega a 30% do potencial em Floripa, de acordo com o engenheiro Wilson Cancian Lopes, da Superintendência de Gestão de Resíduos da Smma. Toda produção da coleta seletiva da prefeitura é entregue para associações de catadores.

No caso do vidro, observa o engenheiro, o aumento da coleta foi acompanhado pela valorização do preço de mercado. “A tonelada de vidro passou de R$ 50 para R$190 e ainda faltam cacos na indústria”, afirma. Com isso, aumenta o interesse na logística reversa das embalagens de vidro.

O vidro é material 100% reciclável e pode chegar aos patamares do alumínio. Hoje 98,7% das latas de alumínio distribuídas no Brasil retornam à indústria.

Seletiva flex Floripa

A seletiva flex Floripa adapta a coleta às características de cada bairro. O recolhimento só de vidro já é oferecido aos moradores do Itacorubi, Córrego Grande, Jurerê, Daniela, Canasvieiras, Ponta das Canas, Cachoeira, Brava, Canto do Lamim, Vargem Grande, Ingleses Norte e Campeche, aponta o gerente do Departamento de Coleta, José Vilson de Souza.

Também há um roteiro que atende 800 bares, restaurantes e padarias em vias gastronômicas do Centro, continente, bacia do Itacorubi, Lagoa, Santo Antônio e Sul da Ilha. É a extensão desse roteiro, explica a gerente da Divisão de Coleta Seletiva, Tamara Gaia, que vai atender condomínios e estabelecimentos comerciais do Estreito e Balneário do Estreito toda sexta-feira de manhã.

Para participar, os estabelecimentos precisam adquirir contentor modelo europeu na cor verde. “Nossa equipe de sensibilização ambiental visitou mais de 100 condomínios e estabelecimentos, estamos muito animados com a receptividade dos moradores”, confia Tamara Gaia.

Ampliação da rede de PEVs de Vidro

Nesta sexta-feira, informa o superintendente de Gestão de Resíduos, Ulisses Bianchini, a prefeitura recebe mais 38 contentores de 2,5 mil litros para instalação de novos PEVs de Vidro. Com isso a rede de entrega voluntária, saltará para 145 pontos.

Neste link acesse o mapa dos roteiros de coleta da seletiva flex Floripa encurtador.com.br/lAJL6