Guarda Municipal realiza sexta fase da Operação Fio Desencapado em Florianópolis

No total, já foram apreendidas 1,7 toneladas de fios, 11 pessoas foram detidas e cerca de 70 autos de infração e multas foram emitidos

0
439

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Florianópolis em conjunto com forças policiais da Capital e órgãos da administração municipal, realizou na manhã desta sexta-feira, 22 de abril, a quinta edição da Operação Fio Desencapado. O objetivo é fiscalizar ferros velhos e combater o crime de receptação de itens provenientes de furto, como cabos de comunicação, fios, placas de sinalização de trânsito, hidrômetros, peças de arte, esculturas, entre outras.

A ação teve um teor preventivo e foram abordados cinco estabelecimentos que realizam compra e venda de itens metálicos. Não foram constatadas mercadorias irregulares e a equipe realizou medidas administrativas para solicitação de documentações. Entre agentes de polícia e fiscais, participaram da operação 60 profissionais.

Operação

A Operação Fio Desencapado é multisetorial, e a sexta fase contou com a participação da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), Superintendência de Serviços Públicos (Susp), Vigilância Sanitária do município (Visa), Polícias Militar e Polícia Civil.

O Prefeito de Florianópolis Topázio Neto ressalta que “as ações de segurança pública da prefeitura buscam agir na raiz do problema, encontrando quem alimenta esses furtos com a compra de materiais. A força-tarefa identifica e cobra dos responsáveis, e ainda cria uma base de dados importante para o andamento das ações”.

“Proporcionar segurança engloba múltiplos fatores. São ações realizadas, desde a educação, passando pelas ações sociais, a qualificação profissional, gerando oportunidades de trabalho e renda à população. Mas também atuando com ‘inteligência’, em que, por meio de um mapeamento do ciclo criminoso, conseguimos nos antecipar e quebrar esta cadeia, desestimulando possíveis práticas ilícitas”, afirma o secretário de Segurança Pública da Capital, Araújo Gomes.

Desde a primeira fase da operação, já foram apreendidos cerca de 1,7 toneladas de fios de cobre. Ao todo, 11 pessoas foram detidas e cerca de 70 autos de infração e multas foram emitidos.