Laboratório de Águas da Casan da Grande Florianópolis é acreditado pelo Inmetro

A certificação é resultado de anos de trabalho da equipe que atua no Setor de Qualidade da Água e Esgoto (SEQAE)

0
290
O Laboratório de Análises de Águas da CASAN na Grande Florianópolis conquistou a acreditação do INMETRO, um reconhecimento à qualidade e segurança de suas análises físicas, químicas e microbiológicas.
Emitida pelo INMETRO, a “Acreditação na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017” eleva a níveis internacionais as análises de potabilidade da água de consumo e dos mananciais utilizados pela empresa.
A certificação é resultado de anos de trabalho da equipe que atua no Setor de Qualidade da Água e Esgoto (SEQAE), que desenvolve  ações para acreditação de todos os laboratórios da Companhia. Em Chapecó esse reconhecimento também já foi obtido.
O Laboratório de Águas da SRM monitora a qualidade da água produzida em 16  Estações de Tratamento de Água (ETAs)  e mais de 50 poços de 12 municípios da Grande Florianópolis. Sua equipe, composta por 12 profissionais, realiza mais de 5 mil análises mensais.
Entre os ensaios acreditados estão os de cor aparente, turbidez, pH,  fluoreto, coliformes totais e E.Coli e cloro residual livre, além do processo de amostragem. Estão também acreditados ensaios para verificação de águas brutas coletadas em rios, nascentes, poços artesianos, lagoas, praias e estuários, entre outros pontos.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) é uma autarquia federal. Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o órgão é signatário dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC), da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC) e International Accreditation Forum (IAF). Com o reconhecimento da instituição, os resultados analíticos produzidos no Laboratório de Análises de Águas da CASAN na Grande Florianópolis  são reconhecidos internacionalmente.