Livro “O rio” será lançado on-line e nas Bibliotecas Sesc-SC

De 25 a 29 de abril, o projeto "Biblioteca Inquieta: Navegue pelas águas de O rio" convida os leitores para mergulhar na narrativa, através de ações no YouTube Sesc-SC e atividades presenciais nas 28 Bibliotecas Sesc-SC, com a participação de artistas locais

0
443
O livro "O rio" foi escrito por Pedro Cunha e ilustrado pela artista visual Flávia Arruda

O Sesc Santa Catarina preparou uma programação especial para lançar o livro “O rio”, de Pedro Cunha e Flávia Arruda, vencedor do Prêmio Literário Sesc Criança. De 25 a 29 de abril, o projeto “Biblioteca Inquieta: Navegue pelas águas de O rio” convida os leitores para mergulhar na narrativa, através de ações no YouTube Sesc-SC e atividades presenciais nas 28 Bibliotecas da rede, com a participação de artistas locais e sorteio de mais de 1.500 exemplares da publicação.

O livro “O rio” foi escrito por Pedro Cunha e ilustrado pela artista visual Flávia Arruda. É, a um só tempo, prosa e poesia em texto e imagens. O leitor, de qualquer idade, ao se descobrir navegando pelas águas da narrativa vai mergulhar em uma obra encharcada de metáforas.

Pedro tem 25 anos, é psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, nascido em São Paulo e residente em Santa Catarina. Flávia é artista visual e professora de artes, tia e madrinha de Pedro. Clique aqui para conferir uma entrevista com os autores, em que eles contam um pouco mais sobre a parceria, o processo criativo, as inspirações e as expectativas com o lançamento.

Programação de lançamento do livro “O rio”

A programação virtual inicia no dia 25/04 (segunda-feira), às 10h, com o lançamento de “O rio” em audiovisual no YouTube do Sesc-SC. São dois vídeos, um narrado em português por Josiane Geroldi e outro em Libras por Naiara Valentini.

No dia 26/04 (terça-feira), às 10h e 14h, acontecem lives de bate-papo com os autores Pedro Cunha e Flávia Arruda, mediado por e Eliane Debus, professora, escritora e pesquisadora de literatura infantil. A atividade contará com tradução em Libras.

O público poderá participar ainda de uma oficina de mediação do livro “O rio” realizada no formato de live no dia 27/04 (quarta-feira) em dois horários: 10h e 14h, acessível em Libras. A atividade será conduzida pela Doutora em Educação e pesquisadora de literatura infantil Maria Laura Pozzobon Spengler. O objetivo é possibilitar vivências literárias a partir do encontro com a temática da narrativa e o (entre)cruzamentos com outras linguagens poéticas, por meio de outros textos literários, trechos de músicas e obras audiovisuais.

A programação presencial na Rede de Bibliotecas Sesc-SC pode ser consultada no site Sesc-SC clicando aqui.

Onde encontrar “O rio” nos formatos impresso, digital e audiovisual:

A publicação editada pelo Sesc-SC está disponível para empréstimo e consulta nas Bibliotecas da Instituição e será distribuída também para bibliotecas municipais e instituições de cultura e de ensino de Santa Catarina.

Conta ainda com uma versão digital e áudio com a leitura completa da prosa poética pelo próprio autor e trilha sonora de Luis Cunha, feita em edição especial para o podcast Página Sonora. Além dos em audiovisuais que serão lançados no YouTube do Sesc-SC, com narração em português por Josiane Geroldi e em Libras por Naiara Valentini.

Cada etapa foi pensada para que o livro pudesse chegar ao maior número possível de pessoas, seja pelo formato impresso, digital e audiovisual, alcançando assim leitores de todas as idades e de diversos lugares.

+ Sobre o Prêmio Literário Sesc Criança

O Prêmio criado pelo Sesc Santa Catarina tem como objetivo incentivar e valorizar a produção literária de autores catarinenses, voltada ao público infantil, além de propagar a importância da leitura desde a primeira infância e ampliar o acesso ao livro e à leitura.

“A oferta de literatura de qualidade para as crianças é a possibilidade de contato com narrativa instigadora do imaginário, de encantamento com a ilustração inventiva e de saborear o fabulário catarinense. O prêmio almeja descobrir narrativa que contribua com a aprendizagem e o prazer estético das crianças”, reforça o gerente de Educação e Cultura do Sesc-SC, Valdemir Klamt.

A edição lançada em dezembro de 2019 recebeu 246 inscrições de escritores de todas as regiões do Estado, e o texto “O rio” escrita por Pedro Cunha foi selecionado por uma comissão julgadora composta por: Eliane Debus, Denise Guilherme Viotto, e Guilherme Karsten.

Além de oferecer uma oportunidade aos escritores do Estado, o “Prêmio Literário Sesc Criança” pretende fluir a produção literária catarinense contemporânea. Para atingir estes objetivos o projeto prevê além da premiação a publicação da obra que é disponibilizada no acervo das Bibliotecas do Sesc em todo país e ainda a distribuição em instituições educacionais e culturais do Estado.