Prefeito da Capital espera ter revisão do Plano Diretor aprovada até junho deste ano

Topazio Silveira Neto esteve na reunião de diretoria da ACIF

0
342
Na foto, à esquerda, Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF, e Topazio Silveira Neto, prefeito de Florianópolis

 O prefeito de Florianópolis, Topazio Silveira Neto, informou que espera terminar o primeiro semestre desse ano com as revisões do Plano Diretor da cidade aprovadas pela Câmara Municipal. Ele foi o convidado da reunião de diretoria da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), na última terça-feira (12) e admitiu o otimismo diante da “boa vontade do Ministério Público em resolver o impasse do rito das audiências públicas e dos vereadores em votar a matéria”.

Natural de Florianópolis, empreendedor bem-sucedido na área de tecnologia e associativista, Topázio assumiu a chefia do executivo municipal no último dia 31 de março, com a renúncia de Gean loureiro, que é pré-candidato ao governo de Santa Catarina. “Nossa expectativa é de fortalecer o diálogo e de prestar apoio à sua gestão e à cidade”, expressou Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF. Rossoni encaminhou ao prefeito as pautas do setor produtivo da cidade e formalizou o convite para que a Prefeitura seja parceira do Programa de Desenvolvimento regional (PDR), de iniciativa da ACIF. Topazio aceitou o convite e reconheceu “o papel estratégico que a ACIF e outras entidades empresariais têm como indutores do crescimento da Capital”.

“Precisamos resolver dúvidas de redação do Plano, que geram margens para diferentes interpretações, além de adaptar às mudanças de legislações específicas”, observou. A previsão de Topazio é de realizar as 13 audiências públicas exigidas por lei, conforme determina o Estatuto das Cidades, em dias alternados e sucessivos, concluindo uma audiência consolidadora – em um período de 30 dias. A Câmara poderia começar o processo de votação a partir de 15 de maio, segundo seus cálculos.

“O Plano Diretor foi concebido em 2014 e com uma visão ultrapassada ocupação urbana, de baixo adensamento, de casas dispersas por amplas áreas. Precisamos adensar a cidade, viabilizando a oferta de infraestrutura e de serviços públicos”, explicou o prefeito. “Temos gargalos importantes para destravar, a partir da revisão do Plano Diretor, como as construções de interesse social e a aceleração do desenvolvimento”, acrescentou.

Topazio veio à ACIF acompanhado de Juliano Richter Pires, secretário municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Fábio Botelho, chefe de gabinete e Miltinho Barcelos, diretor do Procon municipal.