Casan realiza ação no Monte Verde, na Capital, para orientar sobre saneamento

As biólogas Sabrina Viana e Maria Júlia Rosa trabalham com crachá e uniforme da construtora Itajuí, que executa as obras

0
320
As biólogas Sabrina Viana e Maria Júlia Rosa visitarão e conversarão com os moradores

Moradores do Bairro Monte Verde, em Florianópolis, estão começando a receber a visita de agentes socioambientais que trabalham à serviço da CASAN. O objetivo é orientar sobre o projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário para a região e os benefícios para a saúde pública e o meio ambiente. As biólogas Sabrina Viana e Maria Júlia Rosa trabalham com crachá e uniforme da construtora Itajuí, que executa as obras.

A chegada do saneamento ao Monte Verde faz parte da ampliação do Sistema Monte Verde/Saco Grande e vai promover uma série de benefícios socioambientais. A existência do serviço de coleta e tratamento de esgoto vai resultar em diminuição dos pontos de contaminação dos rios e das redes de drenagens por efluente doméstico não tratado.

A ampliação da coleta e tratamento também tem reflexos diretos na saúde pública. O esgoto lançado na natureza de forma irregular é a principal causa da transmissão de doenças como diarreia, verminoses, leptospirose, cólera, hepatites entre outras. Com a destinação e o tratamento adequado do efluente na nova ETE João Paulo, a população local terá mais condições de saúde.

O saneamento básico ainda promoverá maior proteção ao meio ambiente e recursos hídricos, garantindo, por exemplo, a preservação do Rio Vadik. A CASAN está investindo 103,7 milhões de reais em toda a ampliação do SES Saco Grande, que inclui também implantação de redes coletoras no Monte Verde e João Paulo, além de permitir a operação de redes já instaladas em Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Os recursos foram obtidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e fazem parte do plano de expansão do saneamento em todo o Estado de Santa Catarina.


Bairro Monte Verde será um dos beneficiados com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário