CEM Interativo comemora 20 anos com Dia da Família na Escola

Celebrações contaram com caminhada, apresentações culturais, exposições de trabalhos e corte de bolo.

0
463
Fotos: Divulgação Secom/PMSJ

Um evento para toda comunidade escolar. Assim, o Centro Educacional Municipal (CEM) Interativo, localizado no Bairro Nossa Senhora do Rosário, comemorou os 20 anos de fundação no último sábado. “Aproveitamos a comemoração de aniversário para realizar também o Dia da Família na Escola. Foi emocionante com participação de ex-alunos, que hoje são pais dos nossos estudantes; e diversas pessoas que fazem parte da nossa história”, detalhou a diretora Débora dos Santos.

A programação iniciou  com caminhada pelo bairro como forma de agradecer a comunidade pela acolhida. Na sequência, várias apresentações culturais animaram as comemorações realizadas no ginásio da escola. O local também abrigou exposição de trabalhos escolares alusivos ao aniversário da unidade escolar.

Maquetes, poesias, acrósticos e desenhos trouxeram ainda mais vida para o espaço. Beatriz Rachadel, de 8 anos, que frequenta o 3º ano, aponta orgulhosa para o desenho que produziu, demonstrando todo seu amor pelo local. A mãe Patrícia Rachadel foi aluna da unidade e aprova o ensino. “Fui estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e foi
muito positivo, me ajudou a conquistar um bom emprego. Tenho confiança nos professores, gosto muito da gestão escolar e agora meus dois filhos estudam aqui”, explanou Patrícia, que também é mãe do Enzo, de 11 anos, estudante do 6º ano.

Caroline Daufemback, mãe do Ryan, de 9 anos, também faz elogios. “O Ryan é autista e sou muito grata por todo trabalho desenvolvido”, frisou.

Histórico

A educação especial está na base da criação do CEM Interativo. Iniciou com o processo de reestruturação técnica-administrativa da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). No contexto internacional e nacional discutia-se estratégias e compromissos para
eliminar a discriminação contra as pessoas com deficiência e no Estado de Santa Catarina elaborava-se a Política de Educação Inclusiva (2001).

Nesta época, a Escola Básica do Centro Educacional Integrado da FCEE foi extinta e criado o Centro de Educação Infantil do Cenei, mantido pela Secretaria Municipal de Educação. O Ensino Fundamental ficou sob a gestão estadual, passando a funcionar como um anexo da Escola de Educação Básica Aldo Câmara da Silva. Em 2002, a escola é transferida para a Administração Municipal, recebendo o nome atual. E em 2004 passa a ter sede própria, onde funciona até hoje. Atualmente, atende 560 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Avanços na Educação Especial

O prefeito Orvino Coelho de Ávila, que prestigiou as comemorações acompanhado da primeira-dama Sandra Mikulski, explanou sobre os planos para a educação especial no município. “A política de inclusão implantada aqui no CEM Interativo nos ensinou muito, sendo referência para outras unidades de ensino da rede municipal com o apoio dos
profissionais e dos pais. Vamos continuar avançando na Educação Especial com a construção do Centro de Atendimento Multiprofissional em Educação Especial (CAMEE)”, citou o prefeito.

Reforma

Já a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann, destacou a reforma da unidade escolar para melhor atender estudantes e profissionais de educação. “A diretora Débora nos apresentou os anseios da comunidade e a reforma já iniciou. Então, esse é um
presente da Prefeitura para a comunidade escolar”, ponderou. A reforma contempla pintura externa e interna, troca de portas, colocação de divisórias em algumas salas, aprimoramento da acessibilidade e melhoria da rede elétrica, hidráulica e da quadra esportiva.

Corte de bolo

As celebrações contaram ainda com corte de bolo simbólico e distribuição de fatias para a comunidade escolar presente. “Só temos a agradecer a todos e todas que fizerem e participaram desse momento tão importante! É gratificante fazer parte desta comunidade
escolar”, observou a diretora.