Defesa Civil de São José atualiza o Plano de Contingência e identifica 36 áreas de risco

Documento planeja ações eficazes protegendo a população e reduzindo danos e prejuízos

0
304

A Defesa Civil de São José está atualizando o Plano de Contingência do município. O documento prevê respostas eficazes a atendimentos em eventuais desastres, protegendo a população e reduzindo danos e prejuízos. As adequações estão sendo feitas com representantes das secretarias municipais. No mapeamento do município, foram identificadas 36 áreas de risco.

O Plano de Contingência é um documento que registra o planejamento elaborado, a partir da percepção do risco de determinados tipos de situações adversas, e estabelece procedimentos e responsabilidades conforme a área de atuação de cada Secretaria Municipal.

O documento tem como amparo legal a Lei 12.608/2012, que Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, definindo o sistema de monitoramento e previsão do tempo, em articulação com o sistema de alerta a desastres, indica as responsabilidades de cada órgão envolvido, organiza o sistema de atendimento emergencial à população e identifica os centros de recebimentos e organização de doações e suprimentos.

Conforme o mapeamento da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), em São José, há 36 áreas de risco, estando elas principalmente em locais de vulnerabilidade social, destas são elencadas 18 áreas: Colônia Santana, Dona Wanda, Fazenda Santo Antônio, Flor de Nápolis, Forquilhas, Forquilhinha, Jardim Cidade de Florianópolis, Jardim das Palmeiras, Jardim Pinheiros, Jardim Zanelato, José Nitro, Loteamento Benjamin, Pedregal, Picadas do Sul, Real Parque, Santos Saraiva, São Luiz e Sertão do Maruim.

Uma reunião marcou o início dos trabalhos, na qual a equipe da diretoria apresentou aos secretários municipais o que é o plano com o objetivo de entender a importância das medidas para o atendimento às situações. Após atualização, o Plano ficará disponível para a população na página da Defesa Civil de São José, no site da Prefeitura.