Diana Krall e Wayne Shorter terão tributo inédito no Sexta Jazz AF de maio

Promovido pela Aliança Francesa Florianópolis desde 2014, o evento mensal é um dos mais importantes projetos de jazz e música instrumental de Florianópolis

0
349
Sexta Jazz AF Temporada 2021 - Arquivo - Crédito Eduardo Duks

Pela primeira vez, o Sexta Jazz AF, da Aliança Francesa Florianópolis, promove dois concertos em uma mesma noite. O primeiro espetáculo será um tributo ao saxofonista Wayne Shorter e, o segundo, uma homenagem à cantora e pianista Diana Krall. Para as apresentações, os músicos Tiê Pereira (baixo) e Mauro Borghezan (bateria) recebem quatro convidados: os instrumentistas Edilson Tatu (piano), Elio Lorenzo (saxofone) e Gabriel Barbalho (trompete) e a cantora Claudia Bosle. O Sexta Jazz AF Especial Wayne Shorter + Especial Diana Krall será no dia 20 de maio, às 19h30h, no Piso G3 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, na Capital. A entrada é gratuita mediante apresentação de comprovante de vacinação. Vagas limitadas.

Ao longo da história do Sexta Jazz AF (o projeto é realizado desde 2014 na Capital), poucas vezes foram realizados dois espetáculos em uma mesma noite. Também em raras ocasiões o projeto homenageou artistas ainda vivos ou em atividade. “O jazz se misturou tanto com outros estilos que ainda tem muito jazz clássico para homenagear”, explica o músico Tiê Pereira, um dos curadores do projeto.

Wayne Shorter e Diana Krall, no entanto, embora de gerações e estilos diferentes, são referências e influências importantes para a música contemporânea. O concerto que abre a noite, a partir das 19h30, será dedicado ao saxofonista e compositor norte-americano. Aos 88 anos, foi só há pouco tempo que Shorter se aposentou, de fato, dos palcos, não sem deixar um legado.

“Ele tem um corpo de trabalho imenso, escreveu muitas músicas que se tornaram standards do jazz. É um artista muito influente do campo harmônico. Além disso, ele passou por importantes grupos da história do jazz, como o The Jazz Messengers e o segundo quinteto de Miles Davis — que foi o grupo mais importante de Hard Bop e de jazz”, diz Tiê Pereira.

Para homenageá-lo, Tiê e Borghezan contarão com o pianista Edilson Tatu e o trompetista Gabriel Barbalho. Além dele, também participa o saxofonista cubano Elio Lorenzo, que toca saxofone tenor — assim como Wayne Shorter tocava.

Diana Krall, uma das grandes intérpretes do jazz contemporâneo

O segundo espetáculo começa às 20h50 com uma homenagem à cantora e pianista Diana Krall, uma das grandes intérpretes do jazz contemporâneo. A canadense de 57 anos é reconhecida por ter ajudado a revitalizar o papel das cantoras no jazz. “Ela emulou o jazz swing, o jazz mais clássico, tanto na maneira de cantar como na maneira de tocar pianos”, destaca Tiê Pereira. Para homenageá-la, a cantora Claudia Bosle se junta à banda formada por Tiê Pereira (baixo), Mauro Borghezan (bateria), Edilson Tatu (piano) e Elio Lorenzo (sax)  e empresta seu vozeirão a algumas das principais faixas do repertório de Diana.

Música e solidariedade 

O Sexta Jazz AF é parceiro do Conselho Comunitário do Córrego Grande (CCCG), da Capital, e a cada edição arrecada alimentos e brinquedos para doá-los a famílias em situação de vulnerabilidade social. Quem quiser participar da campanha, basta levar alimentos não perecíveis e brinquedos novos ou usados em bom estado no dia do evento.  As doações serão entregues ao CCCG.

Para quem curte cerveja artesanal, haverá venda de chope no local. Não é permitido entrar com bebidas.

O Sexta Jazz AF 2022 é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínios da ENGIE e Da Magrinha. Patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Apoio cultural do Villa Romana Shopping. Produção da Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Agende-se

Sexta Jazz AF apresenta: Especial Wayne Shorter + Especial Diana Krall

Quando: sexta, 20/5, 19h30h
Onde: Piso G3 do Villa Romana Shopping (Av. Me. Benvenuta, 687 – Santa Mônica, Florianópolis)
Quanto: gratuito (mediante passaporte da vacina.  Sujeito à lotação do espaço)
Mais informações: www.affloripa.com.br

Programação

18h30 – Abertura

19h30 – Especial Wayne Shorter

20h30 – Intervalo

20h50 – Especial Diana Krall

21h50 – Encerramento