Estudante com autismo tem sonho realizado na Capital

Mãe e professores de escola da rede municipal de ensino de Florianópolis se unem para surpreender adolescente

0
419
Roberto Xavier e Professora auxiliar de Educação Especial, Simone Azevedo

Roberto Xavier Lopes Tadeu é um menino de 12 anos que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e teve o sonho de conhecer um ônibus turístico de dois andares realizado.

A mãe dele, Edileuza Lopes, conta que o interesse do filho pelo veículo começou há mais de um ano.

Sua família, que mora em Canasvieiras, frequentemente se depara com os ônibus devido ao intenso fluxo de turistas na região. O que fez com que a curiosidade da criança aumentasse.

Com o aniversário de Xavier – como é chamado pela mãe – se aproximando, Edileuza já sabia qual seria o presente perfeito.

Entrou em contato com o dono de uma empresa de turismo que se sensibilizou com a situação e lhe ofereceu um desconto para alugar o ônibus.

Percebendo que o valor do transporte era alto para tão pouco uso, conversou com a unidade educativa que o filho frequenta, a Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, localizada em Canasvieiras, e propôs um projeto que coincidisse com os interesses de ambos.

O professor de geografia, Sandro Reinhold, junto com a PAEE – Professora auxiliar de educação especial, Simone Azevedo, sugeriram uma saída de estudos até a Ponte Hercílio Luz com a turma do garoto, tendo a finalidade de ampliar as percepções no sentido de mudanças ocorridas na paisagem com o passar dos anos.

A ideia foi aceita por todos e os preparativos começaram. O grupo de educadores formado para acompanhar as crianças foi composto por sete profissionais, Sandro e Simone, Sulisia Román, Nelki Brum, Alair Freire, Helena Lohmann e Lidiane Mello. Estes que certificaram que a atividade fosse inclusiva aos estudantes com autismo, Xavier e João Augusto Valdez.

“A saída de campo, foi uma experiência que trouxe resultados positivos aos estudantes com TEA, assim como os demais colegas. Estes que agora conseguem expressar com mais facilidade o aprendizado obtido” relatou o professor Sandro.

Depois de muito esforço dos envolvidos, o dia foi um sucesso. Finalizado com uma confraternização na residência da família Lopes com todos os amigos de Xavier, que cantaram “parabéns para você”. Roberto Xavier nasceu no dia 29 de março de 2010.

Edileuza fala que o filho transbordou de felicidade. “Dava para ver em seus olhos e em cada gesto dele. Uma felicidade que não podia ser explicada, mas sentida”.