São José mobiliza sociedade para combate à violência sexual de crianças e adolescentes

Unidades educacionais da rede municipal de ensino de São José desenvolvem ações alusivas à data.

0
210

A programação, coordenada pelo Serviço do Emfrente (Enfrentamento e Manejo das Violências Infantojuvenis da rede municipal de ensino), está sendo realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) e à Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei nº 6.018/2021).

Na terça-feira (17), os Centros de Educação Infantil (CEIs) São Francisco de Assis e Júlia Francisca dos Santos, ambos localizados no bairro Forquilhinha, realizaram caminhadas pelo bairro com mensagens de proteção às crianças e aos adolescentes.

Nesta quarta-feira (18), estudantes e professores da Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores, em Barreiros, com apoio da Unidade Básica Procasa foram às ruas para sensibilizar a sociedade. “Convocamos toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes diariamente”, frisou a secretária municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.

Outras unidades, como o Centro Educacional Municipal Santa Terezinha, em Forquilhas, desenvolveram trabalhos escolares conforme a idade dos alunos. “Na turma do 1º ano, foi abordada a diferenciação entre toque de afeto e toque de abuso; no 6º ano, o assunto foi o aliciamento infantil on-line; já o 8º ano aprendeu sobre as diversas formas de violência, física, emocional, psicológica. Reforçamos assim informações para conscientização e combate à violência contra crianças e adolescentes”, explicou a diretora Sabrina Leal.

Formação dos profissionais da rede

A programação josefense segue com formação de profissionais da rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira, está sendo realizada a Formação dos Agentes de Referência do Programa Emfrente para um representante de cada CEM e CEI com a proposta de se tornarem multiplicadores de informações.

No dia 27 de maio, às 10h, todos os profissionais da rede municipal de ensino são convidados a assistir a live: “Faça Bonito na Educação: relato de práticas no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes na Rede Municipal de Ensino de São José”. A live será transmitida ao vivo no canal da Secretaria Municipal de Educação.

Denúncia

Casos suspeitos de violência contra crianças e adolescentes, devem ser denunciados para:

• Conselho Tutelar;

• Disque 100;

• Delegacias especializadas ou comuns;

• Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal.