Alunos de Florianópolis visitam o projeto Tamar para aprender sobre tartarugas

A ação fez parte do trabalho de alfabetização e numeramento com os estudantes da EBM Virgílio dos Reis Várzea

0
223

Na Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras, os estudantes das 2 turmas de 1° ano do ensino fundamental estão aprendendo sobre a conservação do meio ambiente, das tartarugas marinhas e do seu habitat, em visita ao Projeto TAMAR, na Barra da Lagoa.

A atividade, coordenada pela professora regente Rosileni da Silva e pelas equipes pedagógica e diretiva, faz parte do trabalho de alfabetização e numeração.

A ideia surgiu quando a educadora percebeu que os estudantes precisavam fixar a diferença entre os cadernos de letramento e matemática. Para isso foram escolhidos dois personagens, a centopeia e a tartaruga, respectivamente.

“Realizamos uma pesquisa no laboratório de ciências sobre os animais e decidimos que para encerrar o projeto precisávamos integrar a garotada na aula prática. Então, planejamos uma a saída de estudo para o Projeto Tamar”, relata Rosileni.

No local, a 1ª turma, foi recebida pela guia Agatha, que explicou sobre a missão do projeto, ensinou sobre as diferentes espécies de tartarugas e seus habitats e mostrou os répteis que estavam na sede.

Além de todo o conhecimento adquirido e da diversão de estarem em um lugar novo, as crianças se transformaram em conservadores mirins, se comprometendo com a preservação da natureza e o cuidado com os animais.