Coluna da AMPE edição 15 de junho de 2022

Veja abaixo os principais assuntos da Coluna da Ampe, publicada quinzenalmente numa parceria da Ampe da Região Metropolitana de Florianópolis, com o jornal Informe Negócios

0
203
Vice-presidente da Ampe, Piter Santana recebe a homenagem proposta pelo vereador João Cobalchini

Ampe Metropolitana é homenageada pela Câmara de Vereadores de Florianópolis pelo trabalho em favor dos pequenos negócios

Câmara Municipal de Florianópolis, por proposição do vereador João Cobalchini, aprovou moção de aplauso pelos 12 anos de fundação da Ampe Metropolitana e pelos 6 anos de gestão do presidente Piter Santana, no dia 31 de maio. O segmento representa 98,5% das empresas de Santa Catarina e é o principal responsável pela movimentação da economia e pela geração de emprego, desempenhando um papel fundamental para o desenvolvimento econômico das cidades.

“Enaltecemos o papel da Ampe Metropolitana pelo apoio que dá ao micro e pequeno empreendedor e ao empreendedor individual, ofertando capacitação, oportunidades e representatividade a esta categoria”, ressaltou o vereador. João Cobalchini destacou ainda a atuação sempre propositiva da entidade “especialmente em ações que visam diminuir a burocracia, aumentar a capacitação e acesso ao crédito”.

O vereador, que é 1º vice-presidente da Câmara de Vereadores, tem atuado ao lado da Ampe Metropolitana em defesa dos pequenos negócios. Um exemplo foi a apresentação do projeto que visa assegurar aos estabelecimentos de micro e pequeno porte o direito a participar de até 25% nas contratações realizadas pela administração pública. A ideia tem como base a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e foi fruto de um diálogo entre João Cobalchini e o então presidente da Ampe, Piter Santana, em 2021.

“Em 12 anos de Ampe realizamos mais de mil ações nos pilares de representatividade, gestão, relacionamento, capacitação e benefícios. Hoje, chegamos de fato a toda à região metropolitana, com presença nos bairros e cidades, orientando os empreendedores para que tenham sucesso em seus negócios”, comemorou Piter Santana, atual vice-presidente da Ampe.

Palhoça é a próxima cidade a receber o Circuito Ampe para capacitação de empreendedores

O Circuito Ampe tem continuidade no próximo dia 21 de junho em Palhoça, na Unicesumar, a partir das 21h. O Programa de capacitação em gestão de Micro e Pequenas Empresas e Microempreendedores Individuais beneficia ao todo 22 municípios da região, tratando de inovação e marketing para pequenos negócios – ferramentas, aplicativos e ações para melhorar a comunicação, venda e relacionamento com o cliente. As inscrições gratuitas são feitas através do Sympla. A venda prevê ainda a realização da atividade em Tijucas, dia 16 de agosto, na ACIT, e em Garopaba, dia 5 de outubro, na ACIG.

A ação tem parceria com a Performance de Excelência e patrocínio da Biosegure, Sicoob Eurovale, Unicesumar, Cartórios de Protesto e parceiros locais. A prefeitura de Palhoça também apoia o evento. As próximas datas são: 14/06 em Santo Amaro (Apae), 21/06 em Palhoça (Unicesumar), 16 de agosto em Tijucas (ACIT) e 05/10 em Garopaba (ACIG). A agenda em Biguaçu ainda será definida. Para mais informações sobre a programação, acesse as redes sociais da Ampe ou ligue para (48) 3259-4800.

Pequenos negócios geraram 76% das vagas de emprego em 2022

As micro e pequenas empresas (MPE) estão puxando a criação de empregos formais em 2022. Dos 700,59 mil postos de trabalho formais criados no Brasil de janeiro a abril, 585,56 mil, o equivalente a 76% do total, originaram-se de pequenos negócios.

A conclusão consta de levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. As MPE abriram 470,52 mil vagas a mais que as médias e grande empresas nos quatro primeiros meses de 2022.

Apenas em abril, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 84% das vagas formais no mês, com 166,8 mil de um total de 196,9 mil postos de trabalho criados no mês passado. Na divisão por setores da economia, somente os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos.

O setor com mais destaque é o de serviços, com a abertura de 93,4 vagas em micro e pequenas empresas, de um total de 117 mil postos apurados pelo Caged. De acordo com o Sebrae, a reabertura da economia, após a vacinação contra a covid-19, tem impulsionado a recuperação do segmento.

O segundo setor que liderou a criação de postos de trabalho em setembro foi o comércio, com 28,42 mil vagas em micro e pequenas empresas, de um total de 29,26 mil. Em terceiro lugar, vem a indústria, com 25,26 mil empregos gerados, contra um total de 26,37 mil.

(Agência Brasil)

AMPE EM AÇÃO

– Como mantenedora da Junior Achivement, a Ampe Metropolitana participou da sessão especial da Assembleia Legislativa em homenagem aos 25 anos da entidade em Santa Catarina, no dia 13 de junho. Foram mais de 700 mil jovens capacitados por 18 mil voluntários em 260 municípios.

Piter Santana (vice-presidente da Ampe), Luiz Carlos Floriani (presidente do Banco do Empreendedor) e Silney de Aquino (presidente do Conselho Estadual da Juventude)

– A Ampe Metropolitana representou a Fampesc na reunião do Conselho Estadual da Juventude, no dia 3 de junho. Na pauta, planejamento da gestão e criação do Manifesto e Carta da Juventude para as próximas eleições.

– A entidade esteve nas reuniões dos Comitês Temáticos de CT1 – Racionalização Legal e Burocrática e CT2 – Acesso a Mercados, do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, no dia 13 de junho.

– O presidente Ivam Michaltchuk e a equipe da Ampe participaram de uma reunião com a Smart Citizen, empresa que vai operacionalizar o “Projeto Ama” de zeladores ambientais em Florianópolis. A Ampe Metropolitana vai dar assessoria aos zeladores, através de sua plataforma Universo MEI. A expectativa final do projeto é contratar 600 pessoas formalizadas e treinadas.

Representantes da Ampe reuniram-se com o executivo da Smart Citizen, Luiz Felipe Torres

– A associação participou também da reunião da Frente Parlamentar do Livre Comércio e Desburocratização, promovida pelo gabinete do deputado Bruno Souza. O tema foi “Novo Código   de Vigilância Sanitária de SC”.

– A Ampe marcou presença ainda na assembleia ordinária da Associação FloripaAmanhã – Rede de Economia Criativa.