Coluna da AMPE edição 15 de maio de 2022

Veja abaixo os principais assuntos da Coluna da Ampe, publicada quinzenalmente numa parceria da Ampe da Região Metropolitana de Florianópolis, com o jornal Informe Negócios

0
429
Legenda: Cursos da Ampe voltam a ser presenciais

Circuito Ampe inicia leva capacitação a empreendedores de 22 municípios

A Ampe Metropolitana e o Sescon Grande Florianópolis promovem a partir desta terça-feira (17) o Circuito Ampe – Programa de capacitação em gestão de Micro e Pequenas Empresas e Microempreendedores Individuais. A primeira atividade será em Florianópolis, às 19h, na Unicesumar. O tema será Inovação e Marketing para Pequenos Negócios – Ferramentas, Aplicativos, Ações para melhorar a comunicação venda e relacionamento com o cliente. As inscrições gratuitas são feitas através do Sympla.

O Circuito vai de maio a novembro deste ano, em 22 cidades da região. A atividade tem parceria com a Performance de Excelência e patrocínio da Biosegure, Sicoob Eurovale, Unicesumar, Cartório de Protesto e parceiros locais.

“A capacitação dos empreendedores é um dos pilares da Ampe e em nossa gestão terá um grande destaque, pois precisamos preparar os pequenos negócios para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e digital”, explicou Ivam Carlos Michaltchuk, presidente da entidade.

Para mais informações sobre a programação, acesse as redes sociais da Ampe ou ligue para (48) 3259-4800.

Com apoio da Ampe, União Cervejeira realiza com sucesso a Beer Week no Continente Shopping

O Continente Shopping e a União Cervejeira promoveram com total sucesso a Beer Week, no sábado (14) e domingo (15). Com apoio da Ampe Metropolitana, o festival gratuito e aconteceu no estacionamento externo do shopping, em frente à Praça Central, das 12h às 22h.

Em uma estrutura coberta, o público experimentou mais de 70 rótulos, com grande variedade de estilos, cervejas premiadas e lançamentos das cervejarias Faixa Preta, Nefasta, Unika, Kairós, Loop, Sunset Brew, Bayer, Weinmann, Ilha, St Oicle e Refúgio. Para embalar a Beer Week, aconteceram shows de oito bandas, com destaque para a apresentação de encerramento com o Dazaranha, no domingo.

Com o retorno dos grandes eventos, a União Cervejeira planeja realizar mais festivais e também retomar as ações voltadas ao turismo, como o Caminho Cervejeiro, rota criada junto com a Ampe Metropolitana e o Sebrae para visitação às cervejarias locais.

Redução do ICMS beneficia pequenos negócios

A lei que reduz o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do leite e de alimentos servidos em bares e restaurantes, sancionada pelo governador Carlos Moisés na última sexta-feira (6), foi considerada positiva pela Ampe Metropolitana. No caso dos alimentos, a alíquota passou de 7% para 3,2%. “A diminuição da carga tributária é uma bandeira histórica da Ampe e, neste caso dos bares e restaurantes, beneficia um setor formado essencialmente por pequenos negócios”, lembrou o vice-presidente da entidade, Piter Santana.

Pequenos negócios foram os maiores geradores de emprego em março

Levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que as micro e pequenas empresas (MPE) expandiram, no último mês de março, a sua participação proporcional na geração de novos postos de trabalho no país.

Segundo o Sebrae, o segmento abriu 88,9% de todas as vagas no terceiro mês deste ano. De acordo com os dados, os pequenos negócios contabilizaram mais de 1 milhão de admissões e um saldo positivo de 121 mil empregos.

No acumulado do ano, o Brasil já registra um saldo de 615 mil novos postos de trabalho, sendo as micro e pequenas empresas as grandes fornecedoras de emprego, com 430 mil vagas, correspondendo a 70% do total. (Fonte: Agência Brasil)

Satisfação dos empreendedores tem alta

Pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas revela que a satisfação dos donos de micro e pequenas empresas avançou pelo terceiro mês consecutivo em 2022. Em abril, a alta do índice de confiança foi de 4,7 pontos, em consequência da melhoria no ambiente de negócios e das expectativas positivas quanto ao futuro. O resultado alavancou em 1,6 ponto o acumulado quadrimestral, que está em 93,2.

ARTIGO

Capacitação para melhorar os negócios

Ivam Carlos Michaltchuk – Presidente da Ampe Metropolitana

Em um ano fundamental para a recuperação econômica dos pequenos negócios, depois dos reveses causados pela pandemia de Covid-19, um aspecto central para a atuação dos empreendedores é a questão da capacitação, fator essencial para que consigam enfrentar da melhor maneira possível um mercado cada vez mais competitivo. Tanto aqueles que já têm experiência, quanto os milhares que ingressaram em novas atividades, inclusive por conta do desemprego, precisam se preparar de forma permanente para que as vendas de seus produtos e serviços sejam mais eficientes, fazendo mais com menos.

Na gestão que iniciei este ano, como novo presidente da Ampe Metropolitana, tenho como meta trabalhar muito forte nosso pilar da capacitação, inclusive por minha experiência na área da educação e da formação profissional. Com a colaboração de toda nossa diretoria e equipe, vamos realizar muitas ações para que os empreendedores consigam de fato ter um avanço no desempenho de suas atividades.

Voltamos a promover presencialmente, por exemplo, o Circuito Ampe – Programa de capacitação em gestão de Micro e Pequenas Empresas e Microempreendedores Individuais, de maio a novembro deste ano, nas 22 cidades da região. O tema será Inovação e Marketing para Pequenos Negócios – Ferramentas, Aplicativos, Ações para melhorar a comunicação, venda e relacionamento com o cliente – veja matéria nesta página, informe-se e participe!

Faremos também cursos livres e da certificação técnica por competência. Vamos dar oportunidade aos empreendedores que têm experiência prática comprovada, para que tenham seu diploma. Com nossa Kombi adquirida recentemente, veículo simbólico de nosso segmento, estamos retomando com intensidade o projeto Ampe nos Bairros, com orientações fundamentais para o dia a dia de quem empreende, além de ouvir as principais demandas e ver como a entidade pode ajudar em novas conquistas.

Dessa forma, aumentaremos nossa representatividade, acolhendo um número cada vez mais expressivo de novos associados. E quanto mais forte for a associação, mais fortes serão as micro e pequenas empresas e MEIs para reivindicar o que lhes é de direito, como maiores geradores de emprego, que contribuem decisivamente para o desenvolvimento do país.