Educação compartilha Prática de Leitura e Escrita com outros municípios

Novo material didático, trabalhado na rede municipal de ensino, contribui para construção de saberes essenciais.

0
241
Fotos: Divulgação Secom/PMSJ

A Secretaria Municipal de Educação adotou, desde o início do ano letivo 2022, a Coleção Novo Lendo Você Fica Sabendo para os 1° e 2° anos do Ensino Fundamental e o Projeto Tema -Tempo de Mais Aprender – Letramento e Alfabetização Linguística do 3° ao 5° ano, ambos da Editora Aprender.

A novidade é uma estratégia pedagógica para reforçar os aprendizados na Prática de Leitura e Escrita (PLE), seguindo o exemplo da Prefeitura de Sobral (CE), município referência no país pelo salto na qualidade da educação pública.

Uma reunião na segunda-feira (6), na Escola Básica Municipal (EBM) Professor Altino Corsino da Silva Flores, na comunidade Procasa, em Barreiros, proporcionou o compartilhamento da experiência da implantação na rede municipal de ensino de São José com os municípios de Biguaçu, Indaial, Florianópolis e Governador Celso Ramos. A equipe da Editora Aprender e a própria autora dos livros, Daniela Macambira, estiveram presentes. “Ler e escrever são habilidades prioritárias para todos os alunos nas diversas disciplinas.
Os livros trazem atividades para construção desses saberes essenciais para que todos os alunos se tornem leitores e escritores de textos”, relatou a autora.

Os professores, além de receber um guia de orientações didáticas, também participam de formações mensais, de forma presencial ou virtual, com as formadoras da Editora Aprender: Penélope Rodrigues e Cintia Fontes. “Na nossa prática, estamos percebendo que esse material didático atende muito bem nossos estudantes porque proporciona o interesse e o aprendizado a todos, independente do grau de facilidade ou dificuldade de cada um”, citou a diretora da EBM Professor Altino Corsino da Silva Flores, Sonali Thiesen Lehmkuhl.

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

A secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann, destacou a importância da escola no processo de transformação social, como acontece na EBM Altino Flores, e reforçou o compromisso com a qualidade do ensino público municipal. “Nós fomos até Sobral conhecer as estratégias exitosas que posicionaram o município como destaque
nacional e estamos implantando muitas práticas pedagógicas aqui em São José. Muito bom manter o diálogo também com os municípios catarinenses para conhecermos e multiplicarmos as experiências de sucesso”, avaliou.

Além das equipes pedagógicas das Secretarias Municipais de Educação e da Editora Aprender, estiveram presentes no encontro gestores dos municípios, como: o vice-prefeito de Biguaçu, Alexandre Martins de Souza; e os secretários Municipais de Educação de Indaial, Márcio Selhorst; e de Governador Celso Ramos, Adilson Costa.