Nova etapa para reforma de ponte em Biguaçu, na BR-101, inicia na quinta (23)

Trabalhos coordenados pela Arteris Litoral Sul para ampliar estrutura geram desvio de tráfego na região

0
154

A Arteris Litoral Sul inicia nesta quinta-feira (23), a nova etapa de obras para reforma e ampliação da ponte sobre o Rio Biguaçu, na pista norte da BR-101/SC (sentido Curitiba). Com isso, o trânsito no local passa a operar com desvio de tráfego, mantendo duas faixas de rolamento para cada sentido – com velocidade de 60 km/h.

A ponte da pista norte foi construída originalmente há mais de 50 anos – e deve passar por reforma neste momento para reforço da estrutura e ampliação da largura – para comportar acostamento. A obra, iniciada em março, agora entra na fase com intervenção estrutural, o que demanda desvio de tráfego.

Os trabalhos envolvem atividades para remoção do pavimento, reforço de vigas, concretagem de laje, recomposição de pavimento e sinalização – e devem prosseguir até novembro. Assim, a ponte terá 13,7 metros de largura (atualmente tem 11,3 metros) por 85,85 metros de comprimento – com duas faixas de rolamento, acostamento e passeio compartilhado para pedestres e ciclistas.

O investimento total da Arteris para realização desta obra é de R$ 10,6 milhões.

Desvio de trânsito:

Já a partir desta quinta-feira, 23, o trânsito passa operar conforme a seguinte característica:

O trânsito da pista norte (sentido Curitiba) irá operar pela faixa da direita e também por uma faixa com desvio pela pista do sentido oposto. No sentido sul, o trânsito também irá operar por duas faixas, sendo uma delas o acostamento transformado em faixa de rolamento. Ao longo do desvio sinalizado, a velocidade máxima permitida será de 60 km/h.

Orientação para pedestres e ciclistas

O caminho seguro para pedestres e ciclistas que utilizavam a ponte da pista norte para travessia é o trânsito por meio do viaduto em frente à base da Arteris (km 192,3) e passarela do km 193,3. Além disso, a concessionária mantém o serviço de transporte com van itinerante de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, para atender esse público que transita pela região.

*a programação dos trabalhos pode ser ajustada em caso de condição do tempo adversa.