Prefeitura de São José disponibiliza abrigo emergencial contra frio intenso

Pessoas em situação de rua serão abrigadas no Centro POP no período de 10 a 15 de junho

0
214

A Prefeitura de São José, por meio de relatório emitido pela Defesa Civil de São José, alerta que entre os dias 11 e 15 de junho, haverá frio intenso, principalmente, ao amanhecer deste período. Ao decorrer da semana, a previsão mínima será de aproximadamente de 10ºC, devido a uma massa de ar frio, no Estado de Santa Catarina. É recomendado também a atenção à população em vulnerabilidade, como enfermos, pessoas em situação de rua, idosos, crianças e animais domésticos.

Com a chegada do frio intenso para os próximos dias, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, já garantiu o abrigo emergencial no Centro POP para atender as pessoas em situação de rua. Entre os dias 10 e 15 de junho, serão ofertadas 32 vagas. A Secretaria de Assistência Social lembra que caso permaneça o frio, o abrigo estará aberto para atendimento.

O abrigo emergencial é aberto nas noites de frio intenso (abaixo de 10ºC) e nesses dias as abordagens e atendimentos são feitos das 19h às 7h. A Rede de Apoio Intersetorial de Assistência Social (RAIS) está auxiliando o município na divulgação do abrigo que está em funcionamento.

Recomendações

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda também, atitudes básicas para evitar doenças causadas pelo frio, (como gripe, resfriados, pneumonia e meningite) entre elas: manter-se agasalhado, beber bastante água, evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.

A temperatura mínima prevista durante os próximos dias é de:

Dia 11 – 8ºC

Dia 12 – 6ºC

Dia 13 – 8ºC

Dia 14 – 10ºC

Dia 15 – 10ºC

Nos próximos dias, entre o domingo (13) e a segunda-feira (14), a massa de ar frio e seco segue atuando em Santa Catarina, promovendo a formação de geadas durante o amanhecer. Durante o dia, a expectativa é de céu claro em todo o estado, com temperaturas amenas à tarde.

Em relação aos ventos, rumam a direção nordeste, com intensidade fraca na região. As ondas estarão em direção leste/sudeste e a altura será de 0,5m e 1,5m em todo o litoral catarinense.

Caso a população josefense encontre problemas referentes à frente fria, deverá entrar em contato com a coordenadoria municipal da Defesa Civil, pelo telefone 199, ou Corpo de Bombeiros 193.