Prefeitura de São José inaugura Horta Solidária Urbana no bairro Ipiranga

Projeto - que será inaugurado neste sábado (23) - dá destino saudável a espaço ocioso na rua Lauri de Souza Barbosa

0
176

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, inaugura neste sábado (25) a Horta Solidária Urbana do bairro Ipiranga, às 10h, na Rua Lauri de Souza Barbosa, s/n. O projeto tem o intuito de transformar a realidade local da comunidade, aproveitando os espaços ociosos para proporcionar qualidade de vida, estreitamento de vínculos comunitários e alimentação saudável.

O local, de 1.190m², conta com mini jardim com flores, canteiros, árvores e pomar. Destes, 15 são canteiros para diversas espécies de frutas e verduras e um canteiro para ervas e chás envolvendo. Todo o cultivo envolve o trabalho de 16 famílias já cadastradas. Mais famílias ainda estão sendo cadastradas.

A iniciativa atende pessoas residentes no bairro e que desejam contribuir para a realização do programa de forma voluntária e contributiva, bem como associações de moradores e pessoas em vulnerabilidade social que residem no bairro vinculadas ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da região.

“A implantação do projeto foi muito positiva na primeira horta, que é do Loteamento Morar Bem. Lá as famílias são unidas e cultivam a terra com muito carinho e dedicação. Esta nova horta também será um sucesso”, aponta o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

Melhoria de vida

A oportunidade de conhecer os alimentos que consomem diariamente é transformadora. Entre os dias 20 de abril e 20 de junho, 643 alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) Renascer e Eloí Niestche e também do Colégio Marista, assim como 14 idosos do grupo formado pelo CRAS Zanelato, visitaram a horta do Morar Bem, primeira unidade inaugurada em março de 2022.

Em 2019, foi instituída a Lei Ordinária n° 5739/2019 que prevê a implantação do programa de hortas solidárias com o intuito de transformar as áreas ociosas da cidade em espaços que proporcionam qualidade de vida e alimentação saudável aos participantes.

As ações vêm sendo realizadas em parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação em conjunto com a Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP) e a Secretaria de Infraestrutura.

Além disso, programa busca o incentivo de empresas privadas, por meio do “Selo Amigo da Comunidade/ Empresa Verde”, para que as empresas interessadas em apadrinhar o projeto, possam destinar doações e divulgar a atividade. Atualmente, a empresa Woa Empreendimentos Imobiliários possui parceria com a Horta Solidária.