Florianópolis participa da 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO em Santos (SP)

Programação ocorre até o dia 24 de julho e conta com a participação do prefeito Topázio Neto, do superintendente Vinicius De Luca Filho e da coordenadora Zena Becker (Projetos Especiais da PMF)

0
137

A Prefeitura de Florianópolis participa, entre os dias 18 e 24 de julho, da 14ª edição da Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Pela primeira vez na América Latina, o encontro deve reunir delegados de quase 300 cidades e 40 países em Santos, no Litoral de São Paulo. Cerca de 8 mil pessoas devem acompanhar toda a programação.

Com o tema “Criatividade, caminho para a igualdade”, o objetivo da Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco é compartilhar políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre o futuro. A participação da Capital ocorrerá em três momentos distintos. Convidado pelos organizadores, o prefeito Topázio Neto estará em Santos na terça (19) e quarta-feira (20), quando será realizada a reunião anual do Fórum de Prefeitos. No encontro, restrito às autoridades, o prefeito Topázio apresentará o case de Florianópolis, que desde 2014 tem o título de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. “Vamos mostrar como, em Florianópolis, a cultura e a criatividade caminham lado a lado na construção de uma cidade mais sustentável e inclusiva, que sabe receber muito bem o seu turista”, explica o prefeito Topázio.

Acompanham a programação o superintendente Vinicius De Luca Filho (Turismo) e a coordenadora Zena Becker (Projetos Especiais da PMF).

Florianópolis terá stand com ostras in natura e a presença do Guia Manezinho

Paralelamente à Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, ocorre também a Expo Brazilian Creative Cities, aberta ao público de 18 a 23 de julho. Lá, Florianópolis terá um stand disponibilizado pelos organizadores com produtos característicos da Ilha, como as ostras in natura. Outro destaque do espaço preparado pela Superintendência de Turismo será a participação do Guia Manezinho, Rodrigo Stüpp, que contará “causos” sobre a Ilha. A Acate, via Beupse Technology, startup de Florianópolis, disponibilizou óculos de realidade virtual para que visitantes possam conhecer mais de Florianópolis no stand.

“Esta é uma oportunidade ímpar para Floripa, que ganhará visibilidade internacional em nosso stand, onde teremos ostras in natura, o Guia Manezinho, a divulgação de vídeos e informações turísticas com o apoio do Floripa Convention (Destino Floripa). Outro destaque será a presença de uma bruxa bem característica da cidade, para que a gente encante as mais de 2 mil pessoas que devem circular pela Expo Brazilian por dia’, conta o superintendente Vinicius.

A ida dos participantes de Florianópolis para a Expo Brazilian Creative Cities, em Santos, tem o apoio do Sebrae/SC, que juntamente com a Prefeitura da Capital desenvolve o projeto Floripa Destino Turístico Inteligente 2.0.

Já entre os dias 21 e 24 de julho, no Centro de Santos, haverá uma extensa programação artístico-cultural envolvendo os sete segmentos criativos: audiovisual, música, artes midiáticas, literatura, artesanato, design e gastronomia. A Capital será representada pelo chef Narbal Correa, integrante da Confraria do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, que fará um prato com produtos da Ilha durante um Show Cooking.