Guarda Municipal de Palhoça tem 14 novos guardas formados

Solenidade de formatura aconteceu nesta quinta-feira (30), na UniPRF, em Florianópolis

0
210

A Guarda Municipal de Palhoça (GMP) conta, agora, com mais 14 agentes formados em um curso pioneiro articulado junto à Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF). A solenidade de formatura foi realizada na manhã de quinta-feira (30), na sede da UniPRF, em Florianópolis.

Com a formatura da segunda turma, Palhoça tem, atualmente, 28 guardas municipais formados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre os 34 profissionais da GMP. “Nós já comprovamos, com a primeira turma, a qualidade do curso ministrado pela PRF, e agora, com a segunda turma, nós vamos agregar valor, conhecimento e novas habilidades à rotina de trabalho da nossa Guarda Municipal, que tem a missão de auxiliar as forças de segurança e ajudar a manter a paz e a ordem dentro do município”, reflete o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

O curso iniciou em abril e, durante três meses, exigiu coragem, esforço e comprometimento dos 14 agentes que concluíram a formação. “O Curso de Formação Policial (CFP) ministrado pela PRF foi e é um curso ímpar na vida de toda pessoa que por ele passar. Além de toda a infraestrutura, as instruções buscam mostrar um cenário mais próximo possível da realidade. Com toda a qualidade no ensino, o CFP nos prepara, também, para a vida”, comenta Morgana Lenara Maciel, formada nessa segunda turma.

Durante os três meses de curso, os agentes têm aulas em várias áreas, como armamento e tiro, defesa pessoal, atendimento pré-hospitalar, fiscalização, fiscalização ambiental, abordagem e direitos humanos. “Foi um curso excelente para a Guarda Municipal, porque foram estudadas todas as técnicas que um guarda municipal pode e deve usar no seu dia a dia. Foi trabalhado muito o uso progressivo da força, o uso de armamento (foram mais de mil disparos de arma de fogo por aluno), direção ofensiva e defensiva, primeiros socorros, técnicas de abordagem, muito bem explicadas, tudo feito com calma, com profissionalismo, com os melhores profissionais do Brasil, que usam técnicas avançadas de todo o mundo”, relata o guarda municipal Ezequiel Martins, que também se formou nesta segunda turma.

Agora, Lenara espera levar o conhecimento adquirido para a rotina de trabalho na GMP. “Próximo passo, agora, é inserir todo esse conhecimento ou pelo menos grande parte dele dentro da Guarda Municipal de Palhoça, buscando servir aos cidadãos palhocenses com um trabalho de excelência, visando à segurança, como um todo, para toda nossa cidade, e buscando a evolução da GMP, juntamente com Palhoça”, projeta Lenara.

“Os guardas estão muito felizes, foi muito importante para cada um, todos tiveram aprendizado, tanto profissional quanto pessoal, mudou bastante a vida dos guardas, e eu tenho certeza de que o município de Palhoça só tem a ganhar com esse curso. A sociedade, o munícipe só tem a ganhar, porque vai ter excelentes profissionais trabalhando na cidade de Palhoça”, finaliza Ezequiel Martins.

Para o secretário municipal de Segurança Pública, Alexandre Silveira de Sousa, o município está muito bem servido de profissionais, após a formatura das duas turmas. “A Guarda Municipal de Palhoça acabou se transformando em uma referência no Brasil com relação à sua formação. A primeira Guarda Municipal de um país continental a ser formada pela PRF”, comemora o secretário. “É um legado que nós estamos deixando para a segurança pública de Palhoça. O objetivo era ter uma formação de alto nível, e foi o que a gente conseguiu, criando uma nova força de segurança no município”, acrescenta Alexandre.

Novos equipamentos

Além da formatura dos 14 agentes, a Guarda Municipal de Palhoça teve outros motivos para comemorar nesta semana final de junho.

Na segunda-feira (27), chegaram os novos uniformes, que já foram distribuídos para os agentes. Os novos uniformes apresentam um avanço em relação ao modelo anterior: o modelo novo é utilizado e aprovado por outras forças de segurança; é confeccionado em material de alta qualidade, conferindo maior durabilidade às peças; tem maior funcionalidade, pois foi desenvolvido especificamente para a função; oferece mais segurança, pois são mais resistentes, protegendo contra agentes nocivos químicos, físicos e biológicos; oferece maior visibilidade, pois identifica a instituição e seus guardas.

E nesta sexta-feira (1), deve chegar o armamento que será utilizado pelos guardas que concluíram o curso de formação. Assim como o curso, o armamento também foi doado pela PRF, sem custo algum para a Prefeitura. São 40 pistolas PT100, da marca Taurus, calibre .40.

“Nós ainda temos uma questão burocrática a cumprir, o processo de solicitação do porte de armas junto à Polícia Federal. Assim que essa etapa for cumprida, eles passarão a portar armas e vão poder atuar com efetividade no trabalho ostensivo”, comenta o secretário Alexandre, um dos grandes responsáveis pela costura do acordo com a PRF para a formação dos agentes da GMP na UniPRF.

Histórico

Sancionada em julho de 2020, por meio da Lei Municipal 098, a Guarda Municipal de Palhoça passou a operar em janeiro de 2022, com o encerramento do prazo de impedimento para a criação de novos cargos na administração pública imposto pelo Governo Federal no Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. Hoje, a GMP conta com 34 guardas municipais.

Para estarem aptos às novas funções, os agentes da GMP precisaram passar por um curso, que foi articulado pelo secretário de Segurança Pública junto ao comando da PRF, em Brasília (DF).

Palhoça é o primeiro município do país a ter os agentes da sua Guarda Municipal formados em um curso pioneiro, promovido pela UniPRF.

Os primeiros 14 guardas municipais da história de Palhoça foram formados em um curso realizado no final do ano passado – a formatura foi em dezembro de 2022. Com a formatura desta quinta-feira (30), 28 dos 34 guardas estão aptos a exercer plenamente as novas funções.

“A segurança é um dever do estado, mas nós temos feito o que está a nosso alcance para ajudar as nossas instituições a manter a nossa cidade em paz e com qualidade de vida para o cidadão”, finaliza o prefeito Eduardo.