Projeto “Defesa Civil Vai à Escola” forma 81 estudantes em Florianópolis

As formaturas ocorreram na E.E.B. Januária Teixeira da Rocha, no bairro Campeche, e no Colégio Dom Rafael, que fica no bairro Saco dos Limões

0
300

Alunos de duas escolas municipais de Florianópolis foram os primeiros jovens que tiveram a orientação e sensibilização da equipe da Defesa Civil no projeto “Defesa Civil Vai à Escola”. Ao todo, 81 estudantes receberam o certificado nesta terça-feira (12/7), em cerimônia que contou com a presença do Secretário Municipal de Segurança Público, coronel Araújo Gomes, e do Diretor da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, e representante da Ordem dos Advogados do Brasil. Participaram ainda pais e diretores das escolas contempladas. As formaturas ocorreram na E.E.B. Januária Teixeira da Rocha, no bairro Campeche, e no Colégio Dom Rafael, que fica no bairro Saco dos Limões.

“Eu amei, foi muito incrível. O professor foi incrível. Eu aprendi sobre os desastres naturais e eu adorei quando o professor falou sobe o cachorro que ele salvou”, destacou a aluna Yasmin da Cunha Rodrigues, 11 anos, do Colégio Dom Rafael. O projeto é focado na comunidade escolar e leva conhecimento aos alunos sobre os riscos de desastres, prevenção a acidentes domésticos, meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, como parte da Operação Fim da Picada, realizada pela Prefeitura, o curso também oferece aula de combate à dengue.

Até outubro, o programa vai atender outras 10 escolas públicas e privadas, como destaca o coordenador do programa “Defesa Civil vai à Escola”, Samuel Vidal. “Nós formamos em 2021 cerca de 100 voluntários em 10 comunidades e mais uma tropa especial. E agora fechando esse ciclo fortalecendo ainda mais a resiliência de Florianópolis, formamos, neste momento, mais alunos que buscam a autoproteção para salvar vidas”.

O programa pretende capacitar mais de duas mil crianças em toda a cidade, sempre com o acompanhamento e supervisão dos técnicos da Defesa Civil de Florianópolis.